Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO – COMUNICADO DE ABERTURA

Clique aqui e faça o download do arquivo

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1.    A AACT abre a contratação e formação de cadastro reserva para os seguintes cargos:

TATUÍ-SP
Cargo Salário mensal CHS Requisitos obrigatórios
Assistente de

Comunicação

(01 vaga)

R$ 2.148,07 40 h – Ensino Superior Concluído em Jornalismo;

– Seis meses de experiência em jornalismo cultural;

– Residir ou possuir disponibilidade para residir em Tatuí/SP, às próprias expensas.

 

Observações:

(A) CHS = Carga horária semanal.

(B) As atribuições dos cargos estão especificadas no Anexo I deste Comunicado de Abertura.

2. INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 15 até 24 de Agosto 2012.

2.2. Para se inscrever, o candidato deverá obter a Ficha de Inscrição, disponível no sítio da AACT na Internet e preenchendo-a de forma digital, bem como anexando cópia simples/digital em preto e branco de:

2.2.1. – RG/RNE e CPF;  comprovante de tempo de experiência  mediante a apresentação de cópia do registro em carteira de trabalho, certidão ou declaração de tempo de serviço, certidão de contribuição ou carnê de contribuição previdenciária específica da atividade profissional autônoma, ou ainda por outros meios que demonstrem, satisfatoriamente, a experiência declarada, e comprovante de escolaridade (cópia certificado e/ou declaração);

2.2.2. – Encaminhar a ficha (somente em formato Word/PDF) e documentos do item 2.2.1 à Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí anexada via e-mail para: – rh@conservatoriodetatui.org.br ou pelo correio, somente via SEDEX, para o seguinte endereço: – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí – SP, CEP 18270-820, com a seguinte referência: “Inscrição ao Processo Seletivo para Assistente de  Comunicação/2012 “.

A postagem poderá ocorrer até o último dia do prazo para inscrições.

2.3. Não serão aceitas inscrições via fax ou quaisquer outras formas que não as estabelecidas neste comunicado. Também não serão aceitos currículos entregues em desconformidade com os parâmetros e formatações estipuladas na Ficha de Inscrição. O candidato inscrito que não atender aos requisitos obrigatórios do cargo desejado, conforme as disposições do item 1., acima, terá sua inscrição indeferida.

2.4. Os candidatos inscritos que não atenderem aos requisitos obrigatórios do cargo, conforme as disposições do item 1, acima, terão sua inscrição indeferida.

2.5. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das condições do processo seletivo, estabelecidas neste comunicado, das quais não poderá alegar desconhecimento.

2.6. Os candidatos deverão acompanhar o deferimento de suas inscrições no sítio da AACT, onde também serão divulgadas as datas, locais e horários das etapas seletivas.

2.7. Para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais – PNE é assegurada a participação no processo seletivo, em igualdade de condições com os demais, desde que as atribuições dos cargos sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, devendo apresentar no ato de sua inscrição o laudo médico emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, bem como sua provável causa. Se aprovado, o candidato PNE será submetido a exame admissional a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade com o exercício das atribuições do cargo.

3. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

3.1. O processo seletivo constará de duas etapas, a saber:

a) 1ª etapa – Verificação  dos requisitos obrigatórios;

b) 2ª etapa – Contagem e pontuação da experiência profissional e titulação acadêmica;

c) 3ª etapa –  Provas escrita e de conhecimento específico;

e) 4ª etapa – Prova oral.

3.1.1. A pontuação total variará de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, atribuída somando-se as notas de cada uma das etapas, na seguinte forma: (a) a verificação dos requisitos obrigatórios; (b) verificação da experiência profissional e titulação acadêmica que valerá 3 (três) pontos; e (b) as provas escrita e oral valerão 7 (sete) pontos.

3.2. Na 1ª etapa seletiva, a verificação dos requisitos obrigatórios terá caráter meramente eliminatório, sendo que os candidatos que não atenderem à totalidade dos requisitos serão desclassificados.

3.2.1. A pontuação na 1ª etapa seletiva será atribuída de acordo com os seguintes critérios: a) atendimento à maior quantidade de requisitos desejáveis; b) maior tempo de experiência no cargo ou atividade exigida nos requisitos obrigatórios; c) maior tempo de experiência no cargo ou atividade exigida nos requisitos desejáveis; d) maior capacitação nas formações e titulações exigidas nos requisitos desejáveis.

3.2.1. Tempo de experiência – 1,50 (um vírgula cinco) ponto:

A pontuação deste critério será atribuída de acordo com a quantidade de tempo de experiência na área específica, na seguinte forma:

Pontuação Pontuação limite
0,15 ponto, por ano completo de experiência na área 1,50 pontos

3.3.2. Titulação acadêmica,  1,50 (um vírgula cinco) ponto:

A pontuação deste critério será calculada de acordo com a titulação acadêmica do candidato, bem como pela quantidade e o tipo de formação de acordo com os seguintes critérios:

Titulação acadêmica Pontuação Pontuação limite
Pós graduação lato sensu em andamento 0,30 ponto 1,50 ponto
Pós graduação lato sensu concluída 0,60 ponto
Mestrado em andamento 0,50 ponto
Mestrado concluído 0,80 ponto
Doutorado em andamento 0,60 ponto
Doutorado concluído 1,00 ponto
Outros cursos Pontuação por item
– Conclusão de atividade de formação extracurricular (Exemplos: seminários, workshops, simpósios, congressos, palestras, encontros, cursos extensivos,  de curta duração) 0,05 ponto
– Conclusão de Curso Técnico (longa duração – acima de 360 horas) 0,50 ponto

Importante: a pontuação da titulação acadêmica não é cumulativa. Será considerada apenas a titulação acadêmica correspondente à maior pontuação conforme a tabela acima.

3.3. Serão convocados para a realização das 3ª e 4ª etapas seletivas, os 05 (cinco) candidatos melhores classificados nas 1ª e 2ª etapas seletivas para cada cargo, respeitados os empates na última colocação, exclusivamente para este fim.

3.4. As 3ª e 4ª etapas seletivas consistirão na aplicação de provas escrita, prática e oral, de acordo com o cargo e conforme a seguinte tabela de pontuação:

Cargo Prova escrita Prova prática Prova Oral
Assistente de Comunicação Língua Portuguesa (1,00 ponto)

Redação (1,50 ponto)

Língua Inglesa (1,00 ponto)

Informática (1,00 ponto)

Conhecimento Específico (1,50 ponto) Prova Oral (1,00 ponto)

3.5. A prova escrita consistirá em redação dissertativa contendo título, introdução, desenvolvimento e conclusão, sobre tema fornecido ao candidato no momento da prova; Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Informática, onde o candidato disporá de até 2 (duas) horas para tal, devendo também neste tempo formatar a redação de acordo com as especificações fornecidas no momento da prova.

3.5.1. Na prova escrita serão avaliados os seguintes critérios: a) coerência e coesão do texto; b) relacionamento com o tema proposto; c) clareza na exposição das idéias; d) correção da linguagem gramatical e ortográfica. A pontuação da prova escrita será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.

3.6. A prova prática consistirá em demonstração dos conhecimentos específicos da área e do Conservatório, pelo candidato, em atividades de rotina  especificadas no Anexo I (Atribuição do Cargo), ligadas à vaga concorrida, dispondo o candidato de até 1 (uma) hora para concluí-la.

3.6.1. Na prova prática serão avaliados os seguintes critérios: a) alcance do resultado proposto pela atividade; b) meios aplicados pelo candidato para executar a atividade proposta; c) intimidade do candidato para com a atividade; d) rapidez na execução. A pontuação da prova prática será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.

3.7. A  prova oral consistirá em questionamento ao candidato de aspectos práticos ligados à atividade a ser desempenhada no cargo concorrido, podendo também incluir questionamentos sobre a formação e experiência informadas em sua Ficha de Inscrição, a fim de aferir a compreensão e explanação do mesmo sobre tais informações. A prova oral terá a duração aproximada de 30 (trinta) minutos.

3.7.1. Na prova oral serão avaliados os seguintes critérios: a) Coerência; b) Interesse; c) Responsabilidade; d) Comunicação verbal; e) Comunicação não-verbal; f) Confiança/Lealdade; g) Relacionamento; h) Humor; i) Visão; e j) Maturidade . A pontuação da prova oral será dividida igualmente entre esta quantidade de critérios, sendo que a banca examinadora somente concederá nota máxima em caso do atendimento integral e sem falha dos critérios, escalonando-se a pontuação entre os candidatos proporcionalmente de acordo com a quantidade de falhas encontradas em cada um dos critérios.

3.8. Os candidatos deverão comparecer na data, local e horário informado oportunamente, munidos do protocolo de inscrição, documento de identidade com foto, original e válido, com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos.

3.9. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6 (seis) no processo seletivo ou faltarem em alguma das provas, serão desclassificados.

3.10. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a maior pontuação final, somando-se as notas obtidas nas duas etapas seletivas. Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios sucessivos de desempate:

a) melhor pontuação na prova de maior relevância na 3ª etapa seletiva;

b) melhor pontuação no critério da alínea ‘a’ da respectiva prova de maior relevância, e assim sucessivamente;

c) maior tempo de experiência no requisito obrigatório ao cargo concorrido;

d) maior idade.

3.11. O resultado do processo seletivo contendo a ordem de classificação dos candidatos será divulgado no sítio da AACT (www.conservatoriodetatui.org.br) e no mural do RH da AACT.

4 . CONTEÚDOS DAS PROVAS

4.1 – LÍNGUA PORTUGUESA – Interpretação de texto. Significação das Palavras; Sinônimos, Antônimos; Sentido Próprio e Figurado das Palavras. Pontuação, Ortografia e Acentuação. Classificação e Emprego das Classes de Palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase.

4.2 – INFORMÁTICAMS-Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2007. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

4.3 – LÍNGUA INGLESA – Compreensão de textos escritos em Língua Inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. A aprovação neste processo seletivo não representará ao candidato qualquer garantia de sua imediata contratação. A AACT efetuará as convocações de acordo com suas necessidades, respeitada rigorosamente a ordem de classificação. Os candidatos aprovados serão convocados para comparecerem à AACT e entregarem os documentos pré-admissionais, além dos comprovantes das informações prestadas na Ficha de Inscrição.

5.2. A não apresentação de qualquer comprovante de informação prestada na Ficha de Inscrição poderá ensejar a desclassificação do candidato. As informações prestadas e documentos entregues pelo candidato são de sua inteira responsabilidade, sendo que a inexatidão ou irregularidade de qualquer destes, mesmo que verificada a qualquer tempo, em especial após a assinatura do contrato de trabalho, implicará na desclassificação do candidato e respectiva rescisão contratual, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo publicados no sítio da AACT (www.conservatoriodetatui.org.br), sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: rh@conservatoriodetatui.org.br. A participação do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das condições do processo seletivo, estabelecidas neste comunicado, das quais não poderá alegar desconhecimento.

5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no sítio da AACT. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.

PREVISÃO DE CRONOGRAMA

Evento Data
Inscrições de 15 até 24 de Agosto 2012
Divulgação no site da AACT dos convocados para a 3ª etapa seletiva de 29 até 31 de Agosto 2012
Realização das Provas de 01 até 16 de Setembro 2012
Divulgação no site da AACT do resultado final de 24 até 28 de Setembro 2012

 

Observação: as datas aqui previstas poderão sofrer alterações a critério da AACT.

Tatuí-SP,  05 de Agosto de 2012.

Joaquim Luiz Barbosa Junior

Gerente de RH/Adm da AACT

ANEXO I

 

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

 

Cargo Principais atribuições
Assistente de

Comunicação

Reportando-se diretamente à Gerência de Comunicação, o profissional deverá desempenhar as funções inerentes a sua formação, incluindo mas não se limitando ao recolhimento, redação, registro de imagens e de sons, interpretação e organização de  informações e notícias a serem difundidas, expor, analisar e comentar os acontecimentos. Elaboração de notícias para divulgação; Processar a informação; Priorizar a atualidade da notícia; Divulgar notícias com objetividade; Honrar o compromisso ético com o interesse público; Respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; Adequar a linguagem ao veículo; Elaborar pauta; Distribuir pauta; Recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional; Executar pauta; Buscar fontes de informação; Entrevistar fontes de informações; Selecionar dados; Confrontar dados, fatos e versões; Apurar informação; Pesquisar informações; Redigir textos jornalísticos; Fotografar imagens jornalísticas; Gravar imagens jornalísticas; Gravar entrevistas jornalísticas; Ilustrar matérias jornalísticas; Revisar os registros da informação; Editar informação; Questionar informações; Interpretar a informação; Hierarquizar a informação; Contextualizar fatos; Organizar matérias jornalísticas; Formatar a matéria jornalística; Abastecer banco de dados, imagens e sons; Acessar banco de dados, imagens e sons;

Formação e experiência: Ensino superior completo.

Jornada de trabalho: 40 horas semanais.