• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Como ingressar

Para saber todos os detalhes sobre o funcionamento, duração e idade mínima para cada curso, você pode fazer o download do Regimento Escolar, no link logo abaixo.
Clique aqui para o download do Regimento Escolar

 

A seleção de novos alunos aos cursos de música ocorre no início de cada semestre, de acordo com a demanda dos cursos, ou a qualquer tempo em caso de existência de vagas remanescentes. Para os cursos de artes cênicas e luteria as seleções são anuais, acontecendo no início de cada ano letivo.

Podem se inscrever aos cursos qualquer interessado – com ou sem conhecimento musical – respeitando a idade mínima indicada a cada curso.

O candidato pode apenas se inscrever para um curso, exceção feita aos candidatos que pretendem fazer Educação Musical para Educadores, Regência, além de um curso de instrumento/voz. As inscrições devem ser feitas exclusivamente online no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Para ingressar no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí  o candidato sem conhecimento musical (e que deve atentar para a idade mínima prevista no regulamento de inscrições) se submeterá a uma única fase considerada eliminatória e que consistirá em uma entrevista presencial frente a uma banca. Esta banca poderá pedir ao candidato para realizar algumas atividades e exercícios musicais simples com a finalidade de auferir sua percepção auditiva, memória musical e coordenação motora básica.

IMPORTANTE: Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

Para os candidatos com conhecimento musical, a 1ª fase será através da gravação de um vídeo, que deverá ser disponibilizado no youtube com a finalidade de ser posteriormente analisado. No regulamento de inscrições constarão todas as informações necessárias sobre a gravação do vídeo. Os candidatos selecionados na 1ª fase, serão convocados para a 2ª fase, que será presencial e consistirá de uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta fase o candidato também será submetido a uma entrevista.

Para ingressar no curso de Musicalização Infantil, os interessados deverão ter no mínimo 4 anos de idade e, no máximo 6 anos, completados até o dia 30 de abril do ano em referência, além de seguir as demais regras determinadas pelo respectivo comunicado de abertura. O ingresso nesses cursos se dá por sorteio público, tanto para a lista de aprovados quanto para a lista de suplência.

Para ingressar no curso de artes cênicas os candidatos fazem um teste envolvendo leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. A idade mínima para ingresso no curso de artes cênicas é de 13 anos.

Os candidatos aos cursos de instrumento, canto, regência e teatro têm de ser alfabetizados.

Os cursos são gratuitos.

Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, deverão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso a situação legal deve estar em ordem e também devem apresentar para a escola o seu visto de estudante.

Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica.

Alunos do Conservatório de Tatuí têm aulas práticas, aulas teóricas e prática de conjunto (ensaio junto aos diversos grupos do Conservatório de Tatuí – tendo grupos, inclusive, para alunos iniciantes).

O candidato aprovado no processo seletivo efetuará a sua matrícula e no ato será encaminhado aos professores de instrumentos/voz e matérias teóricas para agendar seus horários de aulas de acordo com a grade curricular e a disponibilidade de cada professor.

IMPORTANTE: A escola não garante ao aluno a frequência às aulas uma única vez por semana, pois o agendamento de aulas dependerá das disciplinas que ele(a) deverá cumprir na grade curricular de cada série e da disponibilidade de turmas no período. Em geral, alunos iniciantes devem frequentar a escola por uma a duas vezes na semana e quanto mais eles avançam em seu curso, mais dias da semana terãode estar presentes para cumprir as diversas disciplinas do curso.

Para saber mais, entre em contato com a Secretaria Escolar:
Telefones (15) 3205-8443/8447 ou 8448
E-mail: secretaria@conservatorio.vseis.com.br

 

CURSOS OFERECIDOS

ÁREA CURSOS
Artes Cênicas Teatro Juvenil
Teatro Adulto
Cenografia
Canto Lírico Canto Lírico
Cordas Sinfônicas

Luteria

Contrabaixo
Viola
Violino
ViolonceloLuteria
Choro Bandolim
Cavaquinho
Clarinete
Flauta transversal
Percussão
Violão
Educação Musical Musicalização para Educadores
Musicalização Infantil
Musicografia Braille
Área de MPB/Jazz Bateria
Canto Popular
Clarinete
Contrabaixo Acústico
Contrabaixo Elétrico
Flauta Transversal
Guitarra
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone
Trompete
Violão
Percussão Sinfônica Percussão Sinfônica
Performance Histórica Cordas Dedilhadas Históricas (alaúde, guitarra barroca e teorba)
Cravo
Flauta Doce
Fortepiano
Violino barroco
Viola barroca
Viola da gamba
Violoncelo barroco
Piano Clássico Piano
Harpa
Regência Regência
Sopros – Madeiras Clarinete
Fagote
Flauta Transversal
Oboé
Saxofone
Sopros – Metais Eufônio (Bombardino)
Trombone
Trombone Baixo
Trompa
Trompete
Tuba
Violão Clássico Violão Clássico