Secretaria da Cultura
Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí
Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Certificação Técnica

Desde 2012, a Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí firmou convênio de cooperação técnico-educacional com o Centro Paula Souza, que permite que estudantes do conservatório obtenham o diploma de técnico em Instrumento Musical/Canto ou em Fabricação de Instrumentos Musicais (luteria). A parceria é inédita.
No processo de certificação técnica, o Conservatório de Tatuí seleciona 30 alunos do último ano de curso de instrumento/canto/luteria. Os selecionados pelo Conservatório são matriculados como alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes. Após a matrícula, o Centro Paula Souza oferece, nas dependências do Conservatório de Tatuí, disciplinas em complemento à formação musical no Conservatório: no primeiro semestre, Linguagem, Trabalho e Tecnologia e Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso; no segundo semestre, Ética e Cidadania e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso. Ao concluírem as disciplinas, os alunos apresentam um Trabalho de Conclusão de Curso para uma banca mista, formada por professores da Etec de Artes e do Conservatório. Com a aprovação, a banca recomenda a certificação por competências e o aluno recebe o diploma de técnico emitido pelo Centro Paula Souza.
Além das facilidades relacionadas ao mercado de trabalho, os técnicos em Instrumento Musical podem pleitear bolsas de estudo em instituições internacionais de renome, com auxílio da certificação. Os técnicos em Fabricação de Instrumentos Musicais recebem um benefício extra que é o reconhecimento da profissão, pois hoje são considerados artesãos, mesmo com uma sólida formação técnica oferecida pelo Conservatório.

Para pleitear vaga no curso técnico é necessário:

  1. Ter cursado pelo menos o primeiro ano do ensino médio.
  2. Estar cursando as disciplinas obrigatórias previstas para os dois últimos semestres de seu curso no Conservatório de Tatuí. O aluno não pode dever disciplinas de semestres anteriores.
  3. Para a inscrição, o candidato trará: histórico escolar dos anos que já tiver cumprido no ensino médio e preencher um formulário na secretaria escolar do Conservatório.
  4. Candidatos que porventura estejam frequentando o terceiro ano ou mesmo ter concluído o ensino médio deverão trazer o histórico correspondente ao tempo já cursado.

A seleção para o Curso Técnico é baseada no histórico escolar do ensino médio, no histórico escolar do Conservatório e em avaliação de performance frente a uma banca (para músicos). Para lutiers, em vez da apresentação, há uma entrevista.
Os alunos selecionados para o Curso Técnico, além de suas aulas regulares no Conservatório, também devem cumprir quatro disciplinas ministradas pela ETEC nas dependências do Conservatório de Tatuí, assim distribuídas:
– no 1° semestre: LTT – Linguagem, Trabalho e Tecnologia (equivalente a português instrumental) e PTCC – Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso.
– no 2° semestre: ECO – Ética e Cidadania Organizacional e DTCC – Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso.
O aluno deverá, duas vezes a cada semana, assistir as aulas, sempre no período noturno.
A certificação de Curso Técnico só é concedida depois de o aluno cumprir todas as obrigações pedagógicas previstas pela Etec, pelo seu curso no Conservatório e também após apresentar documento que comprove a conclusão de seus estudos do ensino médio.

Agência Digimeta