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Assessoria

Pedro Persone
Assessoria Pedagógica

Pedro

​Dr. Pedro Persone nasceu em Tietê, São Paulo, em uma família de origem italiana. Persone iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí, com a professora Maria José Carrasqueira. Foi aluno particular de Roberto de Regina, no Rio de Janeiro. Graduou-se em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, na classe da Professora Helena Jank.
​Participou de vários cursos com Felipe Nabuco-Silvestre (Brasil/Portugal), Christophe Rousset (França), Emilia Fadini e Rinaldo Alessandrini (Itália).
​Continuando seus estudos na Europa, em 1977 estudou com Huguette Dreyfus na École Nationale de Musique de Bobigny, França. Estudou Cravo e Fortepiano, em 1988, com Jacques Ogg, na Academie voor Oude Muziek, Amsterdam. Seu mais importante estudo foi sob a orientação de Mark Kroll, de quem recebeu a maior influência acadêmica e artística.
​Com bolsa da Fundação Vitae, participou do “Primer Curso de Música Barroca Ciudad de Segovia”, na classe de fortepiano de professor Patrick Cohen (França).
​Persone foi o primeiro a reintroduzir o piano histórico ou fortepiano no circuito musical brasileiro da atualidade durante o ano Mozart 1991. Gravou o primeiro CD com fortepiano no Brasil. Sua discografia conta hoje com sete CDs, quatro editados no Brasil, um nos Estados Unidos e dois em Portugal.
​Para o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, Tatuí foi o criador dos Cursos de Cravo (1985) e de Fortepiano (2008) – sendo este último o primeiro curso de fortepiano da América Latina; nesta instituição foi professor de cravo, fortepiano, práticas interpretativas, música de câmara e baixo continuo de 1985 a 2010. Na mesma escola fundou e dirigiu o Collegium Musicum, orquestra voltada a performance de obras dos períodos barroco e clássico.
​Em 1996, com bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP –, recebeu seu diploma de Mestre em Artes pela UNICAMP, com sua pesquisa sobre obras “non mesures” para cravo.
​Como cravista e fortepianista, Persone se apresentou em recitais (solo, música de câmara – continuo e obligato – e como solista) em Amsterdam (Países Baixos), Boston (MA), Cambridge (MA), Edinburgh (Escócia), Framingham (MA), Haarlem (Países Baixos), Los Angeles (CA), Miami (FL), Milano (Itália), New York (NY), Paris (França).
​No período de Setembro de 2001 a Maio de 2004 foi professor de group piano (MU 151, MU 152 e MU 153) na Boston University.
​Graças ao suporte oferecido pela Fundação Coordenação de Pessoal de Nível Superior – CAPES –, Persone cursou o doutorado – Doctor of Musical Arts – em Historical Performance na Boston University sob orientação do Professor Mark Kroll. O tópico de sua dissertação é “The Earliest Piano Music: Lodovico Giustini’s (1685-1743) Sonate da cimbalo di piano e forte detto volgarmente di martelletti, Firenze, 1732.” Em 2008 este estudo foi lançado em forma de livro pela editora alemã VDM-Verlag de Saabrücken.
​Entre 2007 e 2010, no Instituto de Artes da Unesp, Persone desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – sobre o tema “A música pianística e camerística composta entre 1790 e 1826 presente na ‘Coleção Thereza Christina Maria’: uma abordagem segundo as práticas interpretativas relacionadas ao período”. A Editora Prismas de Curitiba lançou o livro com os resultados desta pesquisa com o título “O Piano era, então, ainda uma novidade”: A Coleção Thereza Christina e sua performance.
Em 2016 trabalhou seu segundo Pós-Doutorado envolvendo o cravo e o fortepiano nos tempos coloniais junto ao NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP de Ribeirão Preto sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Desta pesquisa resultou o capítulo 11, The Harpsichord in Colonial Spanish and Portuguese Americas do The Cambridge Companion to the Harpsichord a ser publicado este ano pela Cambridge University Press.
Persone foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM de 2010 a 2018. Atualmente é Assessor Pedagógico do Conservatório de Tatuí.

 

 

Maestro Edson Beltrami
Assessoria Artística

Edson Beltrami

 

Formado em Flauta Transversal no Conservatório de Tatuí, é vencedor de mais de uma dezena de concursos, incluindo o Prêmio Eldorado de Música. Atuou por mais de dez anos como 1ª Flauta Solo convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Como flautista e maestro, atuou nos mais importantes palcos do Brasil e do mundo, como Carnegie Hall (NY/EUA), Avery Fisher Hall – Lincoln Center (NY/EUA), MET – Metropolitan (NY/EUA), Bunka Hall (Kobe/Japão), Kobe Shinbun Matsukata Hall (Kobe/Japão), Harris Theater (Chicago/EUA), Broward Center (Florida/EUA), Sala São Paulo (São Paulo/Brasil), Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ/Brasil) e outros. 

Desenvolve, também, intensa carreira como compositor, sendo suas obras editadas e publicadas nos EUA. Foi um dos criadores e regente por 20 anos da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Dirigiu inúmeros grupos, incluindo Orquestra da Academia de Lyon (FR), Orquestra Sinfônica Nacional de Paraguai, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Orquestra de Cordas do Ateneo Paraguayo, Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Banda Sinfônica do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Foi também Regente Associado da Orquestra Filarmônica Bachiana do SESI-SP.

Ao longo da carreira, trabalhou com solistas de renome, como Pinchas Zukerman (Israel), Amanda Forsyth  (Canadá), William Bennett (Inglaterra), Angela Jones-Reus (Alemanha/EUA), além dos brasileiros Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Marcelo Bratke, Elisa Fukuda, Antonio Lauro Del Claro e muitos outros. 

Como parte do Projeto Orquestrando São Paulo, foi o responsável pela criação em 2017, do curso “Técnicas e Boas Práticas para Regentes de Orquestras e Grupos Musicais do Sesi-SP”, visando a capacitação e aperfeiçoamento de Regentes, curso de Educação a Distância, realizado através do Portal de Educação do SESI-SP.

Em 2018, assume o comando da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde também atua como assessor artístico.