Cultural

Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade

Tema: “Oganilu, o caminho do Alabê”
Convidado: Vitor da Trindade
Coordenação: Rosana Massuela
Data: 03 de junho de 2023, sábado
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo  Youtube
Entrada gratuita para estudantes e discentes da instituição
Retire seu ingresso pela INTI: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

Oganilu, o caminho do Alabê
O Encontro pretende apresentar uma pequena passagem pelos ritmos dos Orixás aplicados aos tambores, como atabaques, congas, agogôs e outros e também mostrar a influência destes ritmos na Música Popular Brasileira através de uma palestra ilustrada pelos tambores e vídeos.   Os ritmos do Candomblé influenciam o samba reggae, o pagode, o maracatu e a música pop atual, como por exemplo no funk carioca. Através destes ritmos, poderemos seguir o caminho trilhado por seus instrumentistas para discutir um pouco da história do negro no Brasil e dos problemas que cercam este evento, como as questões raciais que suscitam o apagamento e o extermínio da juventude negra e da cultura afro-brasileira.

Vitor da Trindade
Mestre em etnomusicologia pela ECA-USP, bacharel em música popular pela Fito-Osasco e doutorando em filosofia pela Universidade de Weimar na Alemanha. É herdeiro do patrimônio cultural da Família Solano Trindade, neto de Solano e filho da folclorista multimídia Raquel Trindade. Nos seus mais de 50 anos como artista, Vitor apresenta-se em várias cidades do Brasil e pela Europa, África e Ásia mostrando as várias linguagens de seu trabalho, que perpassa além dos shows, pelos palcos do teatro, cinema e circo, como compositor, músico, professor e dançarino e atualmente como escritor, palestrante e pesquisador. Vitor tem 66 anos, é casado com a bailarina Elis Trindade, tem seis filhos carnais e um adotivo. Seu trabalho é extremamente envolvido com as tradições familiares. Representante da cultura dos griots e djelis africanos como seus antepassados, traz em sua bagagem 50 anos como artista da música preta apresentada por 04 continentes; Américas, Ásia, África e Europa. Trabalha como percussionista com Mateus Aleluia, Revista do Samba e outros,  é compositor com trabalhos como Pregões do Rio, do álbum Novo, mais e Melhor de David Birne e nos seus 07 álbuns próprios que se iniciam em 2001 com o projeto Ayrá Otá com Carlos Caçapava. Segue entre projetos brasileiros e europeus, finalizando com seu álbum solo Ossé – Vitor da Trindade em 2015, quando envereda pelo mundo acadêmico pesquisando sobre os músicos do Candomblé e escrevendo o livro Oganilu, O Caminho do Alabê editado e lançado em 2019, quando inicia e titula em 2021 seu mestrado em etnomusicologia pela ECA-USP que será livro lançado em julho de 2023. Ainda em 2022 edita “A Vela Branca de Oxalá”, livro de crônicas e poesias. Em 2023 segue em projeto de doutorado em filosofia com o mesmo tema na Universidade de Weimar na Alemanha, país onde viveu de 2001 a 2006 e foi pela primeira vez convidado a oferecer workshop de música brasileira em 1998 no Festival Samba Syndrom da Landesmusikakademie (Academia Federal de Música) em Berlim. O artista também é Ogan Alabê Omoloyê do Ilê Axé Jagun, iniciado por Pai Kilombo há 35 anos. Foi iniciado artisticamente na adolescência como músico e dançarino do Teatro Popular Brasileiro fundado por seus avós e onde continua até hoje no agora re-nomeado Teatro Popular Solano Trindade (TPST) onde Vitor é herdeiro, presidente e diretor artístico desde 2018, ano de falecimento de sua mãe. O TPST é formador de profissionais que divulgam este trabalho dentro e fora do Brasil, praticando, estudando e ensinando os ritmos e danças da cultura negra apoiados no mote de Solano; “Pesquisar na fonte de Origem e Devolver ao Povo em Forma de Arte”.