Nota de Falecimento: Henrique Autran Dourado, Ex-diretor do Conservatório de Tatuí

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Ex-diretor do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, ocorrido nesta última segunda-feira, dia 3.

Henrique Autran Dourado, nascido em Belo Horizonte, filho do escritor Autran Dourado, estudou contrabaixo no Brasil e, em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde completou seus estudos em performance na Berklee College of Music, em 1978, e mais tarde no New England Conservatory, onde se formou em 1982. No período em que viveu nos Estados Unidos, atuou como primeiro contrabaixo da Brookline Symphony Orchestra, no estado de Massachussets. Ao retornar ao Brasil, passou a atuar na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também seguiu carreira acadêmica ligada ao departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu um método para ensino de contrabaixo. Ao mesmo tempo, começou a atuar também como gestor, sempre ligado à atividade pedagógica. Nos anos 1990, esteve à frente da Escola Municipal de Música. E, no início dos anos 2000, dirigiu durante uma década o Conservatório de Tatuí. Autran Dourado também desenvolveu trabalhos de difusão do universo da música clássica, assinando a curadoria de séries de concertos e de exposições sobre a orquestra sinfônica e sobre o universo da ópera. Pela Editora 34, lançou um importante Dicionário de termos e expressões da música. Escreveu também o livro Uma pequena estória da música (Editora Irmãos Vitale), em que compartilhava com os leitores episódios de sua carreira e de importantes músicos brasileiros e estrangeiros com que trabalhou*.

Fonte: Revista CONCERTO*

À família e a todos os amigos(as), nossos sentimentos.