Banda Sinfônica Juvenil I do Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica Juvenil 1 é formada por estudantes dos cursos de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí que estão no ciclo inicial e é voltado para os adolescentes e adultos. A proposta pedagógica consiste numa ação coordenada entre as disciplinas destes períodos: Teoria e Percepção, Canto Coral e aula de instrumento. Somando o aprendizado de Prática de Conjunto a essas matérias iniciais, o processo de aprendizado vivenciado pelo estudante se torna muito mais dinâmico e prazeroso, pois oportuniza vivenciar o palco desde seu primeiro semestre de curso. Desta forma, o trabalho começa por desenvolver suas habilidades perceptivas de conjunto, e não apenas individuais como ele já faz nas aulas de instrumento. As habilidades são desenvolvidas através do procedimento regular de afinação, execução de escalas em conjunto, formação de acordes em conjunto e o desenvolvimento de repertório específico de nível 1 para banda sinfônica.