• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Estude
Conosco

Música

Cursos Regulares

Violão Clássico

Sede Tatuí

O curso de Violão Clássico, com duração de 7 anos, é um dos mais disputados do Conservatório de Tatuí. Foi implantado na instituição em 1969, tendo como primeiro professor o violonista Jair Teodoro de Paula. O curso é oferecido para crianças a partir dos 9 anos de idade. Além das aulas individuais, durante o programa curricular, o aluno desenvolve suas habilidades em cameratas infantis, infantojuvenis, juvenis e adultas. Alunos de nível avançado podem, inclusive, integrar a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, grupo artístico formado por professores-monitores e alunos bolsistas, que já conta com dois CDs gravados. Durante todo o curso, os estudante acompanha as lições em material didático (apostilas e CDs) produzido por professores da escola. Trata-se de um trabalho pioneiro, visto que muitas das obras são compostas especialmente para crianças – algo raro no país. A alta qualidade do Curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí é comprovada pelo expressivo número de premiações conquistadas anualmente pelos alunos da instituição em renomados concursos. Periordicamente, a escola realiza o Encontro Internacional de Violonistas, evento que já contou com a participação de expoentes munciais do instrumento, como Stefano Grondona, Eduardo Isaac, Ana Vidovic, Quarteto Brasileiro de Violões, Paul Galbraith, Paulo Porto Alegre, Eduardo Meirinhos, Angela Muner, Henrique Pinto, Edson Lopes Berta Rojas, Laura Mondiello, Cecília Siqueira e Fernando Lima, entre outros.

Grade Curricular

Teoria e percepção infantil: até 5 anos (idade mínima 7 anos, de acordo com o instrumento pretendido). Terminada a disciplina, o aluno será submetido a um teste para verificação do nível em que deverá ser inserido em Teoria e Percepção.

 

Teoria e percepção: 3 anos (esta disciplina é pré-requisito para frequentar Harmonia, Contraponto, História da Música e Análise)

Harmonia: 2 anos (esta disciplina é pré-requisito para frequentar Contraponto e Análise)

Contraponto: 2 anos

História da Música: 3 anos

Análise: 1 ano

 

Grade geral das disciplinas complementares (adulto)

 

Teoria e Percepção I Canto Coral I
Teoria e Percepção II Canto Coral II
Teoria e Percepção III Canto Coral III
Teoria e Percepção IV Canto Coral IV
Teoria e Percepção V Canto Coral V
Teoria e Percepção VI Canto Coral VI
Harmonia I História da Música I
Harmonia II História da Música II
Harmonia III História da Música III
Harmonia IV História da Música IV
Contraponto I História da Música V
Contraponto II História da Música VI
Contraponto III Análise I
Contraponto IV Análise II

 

 

Também são complementares aos cursos de instrumento/canto as seguintes disciplinas:

Música de câmara.    Duração da disciplina: 4 anos

(exceção: são 3 anos para o curso de canto lírico).

Carga horária mínima: 1 hora/aula por semana

 

Prática de conjunto.    Duração da disciplina: 3 anos

(exceção feita aos cursos de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo nos quais são previstos 14 semestres de prática de conjunto)

Carga horária mínima: 2 horas/aula por semana

Importante: a carga horária da Prática de Conjunto do 1° ao 2° ano será sempre de 2 horas/aulas por semana. Do 3° ano em diante, a carga horária será de 4 horas/aulas por semana.

 

Todo aluno de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, matriculado à partir do 6º semestre em seu instrumento é obrigado a se inscrever para a Orquestra Sinfônica Jovem. Em caso de não haver vagas neste grupo, o aluno deverá se matricular na Orquestra de Cordas Juvenil.

 

De acordo com o número de vagas disponíveis, a partir do 1° ano no instrumento/canto o aluno matricular-se-á também em Música de Câmara e/ou Prática de Conjunto. Ao final de seu curso, ele obrigatoriamente deverá ter cursado 3 anos de Prática de Conjunto (incluído os coros – atenção: não é a aula de canto coral) e 4 anos de Música de Câmara, com excessão a flauta-doce onde a Prática de Conjunto ou Música de Câmara devem contar com o total de 4 anos.

 

Todo aluno matriculado a partir do 7º (sétimo) semestre no seu instrumento – com exceção de Canto, Choro, Cravo, Flauta Doce, Luteria, MPB/Jazz, Regência e Violão – é obrigado a se inscrever no processo de seleção para a Banda Sinfônica Jovem e/ou para a Orquestra Sinfônica Jovem. Uma vez preenchidas as vagas oferecidas por esses grupos, o aluno não classificado deverá participar de qualquer outro grupo pedagógico no qual o seu intrumento esteja inserido.

 

O aluno matriculado em violino barroco, viola barroca, viola da gamba ou violoncelo barroco é obrigado a participar do Ensemble de Performance Histórica, nos últimos 3 anos.

O aluno matriculado em cordas dedilhadas históricas é obrigado a participar do Ensemble de Performance Histórica a partir do 3º an0 até a conclusão do curso.

 

 

Professores

Adriano Paes de Camargo

Adriano Paes de Camargo

Professor de violão e integrante da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

Iniciou seus estudos de violão com o professor Marcos Delhomo e concluiu, em 1993, o curso de violão no Conservatório de Tatuí, na classe da professora Márcia Braga. Participou de diversos concursos de violão, tais como o I Concurso de Estímulo aos Alunos de Violão no Conservatório de Tatuí (1º lugar, 1988, categoria solo); V Concurso Nacional de Violão Souza Lima (1º lugar, 1994, categoria duo); e VI Concurso Nacional de Violão Souza Lima (1º lugar, 1995, categoria solo). Participou também de diversos cursos e seminários, dentre eles os realizados no Festival de Inverno de Campos do Jordão (1991 a 1995), nos quais teve aulas com renomados professores e violonistas como Paulo Bellinatti, Paulo Porto Alegre e Giácomo Bartoloni. No ano de 1993 estudou com a professora Ângela Muner e, em 1995, com o professor e violonista Edson Lopes. No ano seguinte, teve aulas com o violonista e compositor Geraldo Ribeiro. Em 1996 atuou como solista na “Mostra de Violão”, realizada no MASP. De 1991 a 1993 trabalhou como monitor e professor-assistente de violão no Conservatório de Tatuí, ocupando o cargo de professor desde 1995. A partir de 1996 passou a ser integrante da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, grupo que vem se apresentado em várias cidades do Estado de São Paulo e com o qual gravou os CDs “Vê se te agrada” e “Octopus Convida”. É também bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Itapetininga. Desde 2001 vem se dedicando à iniciação ao violão de crianças com idades de 6 a 12 anos, tendo elaborado uma coletânea de livros de iniciação ao violão dedicado ao público infantil. Atualmente, integra o Quarteto de Violões Abayomi juntamente com Josiane Gonçalves, Juliana Oliveira e Marcelly Rosa, grupo com o qual se apresentou em diversas cidades do Estado de São Paulo, no 1º Festival de Violão de São João Del Rey e no Encontro Internacional de violonistas do Conservatório de Tatuí nos anos de 2010 e 2012. Juntamente com o Quarteto Abayomi, gravou o CD de músicas brasileiras intitulado “Delicado”, trabalho que foi pré selecionado ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2013. Foi coordenador da Área de Violão Clássico e do Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório, evento este que reuniu nos anos de 2006, 2007 e 2010 e 2012, nomes como os de Eduardo Isaac, Berta Rojas, Stefano Grondona, Paul Galbraith, Jorge Caballero, Pavel Steidl, Rafael Aguirre e Ana Vidovic, evento este que consolidou o Conservatório de Tatuí como realizador de um dos mais importantes festivais do país.

Ana Maria Souza

Ana Maria Souza

Professora de Violão

Bacharel em música com habilitação em violão erudito pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Formada em violão erudito pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Teve como principais professores Márcia Braga, Paulo Porto Alegre, Luciano Moraes e Edilson de Lima. Participou na publicação do Caderno Tocando e Cantando nº 2, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, na produção de material didático que será publicado em 2009 pela editora Cultura Acadêmica da Editora da Unesp. Participou da gravação do CD “Carinhoso”, da Orquestra Violões & Cia. Regeu a orquestra juvenil “Violões do Barulho” do Conservatório de Tatuí durante oito anos. Participou de importantes cursos de música como o Curso Internacional de Verão de Brasília, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Nacional de Violões “Dilermando Reis” de Guaratinguetá, Brasil Instrumental, Encontro Internacional de Violonistas de Tatuí e Festival Léo Brouwer. Integra o grupo de pesquisa do projeto Tocando e Cantando – Fazendo Música com Crianças, parceria entre a Secretaria da Educação de Mogi das Cruzes, Instituto de Artes da Unesp e Fundunesp, orientada pela professora-mestre Iveta Maria Ávila Borges Fernandes. É professora de Violão Erudito do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos” de Tatuí desde 2000.

Angela Muner

Angela Muner

Professora de Violão Erudito e Música de Câmara

Intérprete de renome no cenário violonístico brasileiro, atua como solista, musicista de câmara e professora de música. Bacharela em instrumento pela Faculdade de Música Carlos Gomes -SP, obteve a Licentiate in Guitar Performance pelo Trinity College of Music of London. Em 2019, recebeu da Academia de Música do Brasil, os títulos de "Conselheira Perpétua da Academia de Música do Brasil" e de "Imortal da Música Erudita Brasileira". Da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, recebeu em 2014, o "Mérito Cultural Carlos Gomes", no grau de Comendadora. No Conservatório de Tatuí, é professora de música e ministra aulas nas áreas de Violão Erudito, Música de Câmara, também é convidada de Encontros Internacionais de Violão.

Dagma Eid

Dagma Eid

Professora de Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Baixo Contínuo e Música de Câmara. Professora responsável dos Grupos Pedagógicos LuteConsorte e Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Violonista e pesquisadora especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, com formação musical sólida no Brasil e no exterior. Doutoranda em Performance Musical pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí. Realiza intensa atividade na área de música de câmara, integrando as mais diversas formações instrumentais com cordas dedilhadas antigas e modernas. Gravou os CDs "Vê se te Agrada" e "Octopus Convida", com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, e o CD “Diversi” com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, além de seu álbum solo “Ars de Pulsatione”, com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista, mesmo nome da série que produz no YouTube com conteúdo sobre a arte de pulsar. Atua como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais nacionais e internacionais, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora de Violão, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e Prática de Conjunto.

Diego Salvetti

Diego Salvetti

Professor de Violão Clássico

Nascido em Bergamo (Itália) em 1982, é de uma família de músicos. Desenvolveu o seu ouvido musical já a partir da tenra idade escutando os muitos gêneros musicais tocados pelos dois irmãos músicos e pelo pai - da música clássica ao jazz e o flamenco. Inicia o primeiro contato com estudos da teoria musical sob a guia do pai e, depois de um breve tempo, começa os estudos do violão clássico com o maestro e compositor italiano Giovanni Podera. Com apenas 11 anos, vence o 1° Prêmio Nacional do 13° Concurso de Violão em Genova “Pasquale Taraffo”. Sucessivamente, inicia os estudos com o Maestro Giorgio Oltremari no Instituto Musical de Bergamo “G. Donizetti” e, depois de 10 anos de estudo, forma-se brilhantemente em violão erudito com as máximas notas. No ano 2000, ganha bolsa de estudo do renomado 14° Concurso da Associação Bergamasca “Amici di Lino Barbisotti”. Em 2009, conclui o Mestrado em Didática da Música. Então, começa os estudos do violão flamenco, desenvolvendo a composição e a técnica no violão de 8 cordas, misturando as vertentes clássica, flamenca e popular. Pesquisador sobre música, mora no Brasil desde janeiro de 2015 e o trabalho dele já é referência no cenário violonístico, seja em qualidade de artista ou como didata que produz métodos e cursos online. É professor de violão no Conservatório de Tatuí e desenvolve trabalhos como violonista, compositor e professor, tocando e ministrando workshops e oficinas em todo o Brasil.

Edson Lopes

Edson Lopes

Professor de Violão Erudito e coordenador da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí (Grupo Artístico)

Diplomado, desde 1978, no curso de Violão Clássico pelo Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí. Em 2003, recebe o título "Licentiate in Guitar Performance" pelo "Trinity College London". Participou de vários Concursos de Violão, obtendo em todos o 1º lugar, tendo como destaque: o XXII Curso de “Musica en Compostela”, na Espanha, sob a orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), onde foi considerado o “aluno mais destacado” o que lhe valeu como prêmio uma nova Bolsa de Estudo para o ano seguinte. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil como solista, em duo, trio e com orquestra. Como integrante do Brazilian Guitar Quartet, realizou concertos nas cidades de Houston, Dallas, Austin, Seattle, Pittsburgh, Albuquerque, Hollywood, Indianapolis, Washington DC, Nova Iorque entre outras. Em 2005 o Quarteto participou no “33º Arts Festival” de Hong Kong, do “VII Festival Internacional” de Guitarra em Monterrey, México e em 2006 do “V International Guitar Festival Aarhus, Dinamarca. Com o '''Quarteto Vivace Brasil''' (Flauta, 2 Violões e Percussão) realizou turnês pelos Estados Unidos, destacando as cidades de Nova Yorque, Boston, Nova Orleans e São Francisco, recebendo elogiosas críticas. Participou como jurado e solista em festivais importantes de violão tendo como destaque o Festival de Koblenz na Alemanha em 2016 e 2017.

Hiclei Bolina Gobatti

Hiclei Bolina Gobatti

Professora de Violão

É professora de violão desde 1992 no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Leciona Artes em Sorocaba, tendo cargo efetivo na escola estadual “José Odim de Arruda”, onde coordena e rege uma orquestra de violões com 30 componentes, todos alunos da escola. É graduanda em pedagogia pela Uniso (Universidade de Sorocaba). Formada em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e no Curso de Violão pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde estudou com Francisco Araújo, Edson Lopes e Márcia Patrícia Braga. Elaborou um Método de Violão para crianças, o “EnCanto das CordaS”, que visa ensinar o “bê-a-bá” do erudito e popular ao mesmo tempo. O método é usado com sucesso neste mesmo Conservatório e em outras escolas de música de outros Estados, estando registrado pela Fundação Biblioteca Nacional nº 121-588, livro 187, folha 149. Participou de vários eventos ligados ao violão como masterclasses com o violonista Jeffry Jonh Kust, em Tatuí; Encontro Internacional com “Agustin Barrios” no “Centro Paraguaio Japonês” em Assunção, Paraguai, onde participou de masterclasses sobre “Pedagogia do Ensino”, com a professora Graciela Pomponio (Argentina), “Ética e estética do violão”, com o professor Abel Carlevaro (Uruguai) e da palestra “Vida e obra de Agustin Barrios”, com o professor Richard Dwight Stover (EUA). Também participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, tendo masterclass com o violonista Angel Romero. Em 1998 recebeu Certificado de Honra ao Mérito dado pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, por divulgá-lo através dos seus alunos premiados em concursos estaduais e nacionais.

Josiane Gonçalves

Josiane Gonçalves

Professora de Violão

Formada pelo Conservatório de Tatuí sob orientação do violonista Edson Lopes, onde é professora na área de violão. Integrante do quarteto de violões Abayomi juntamente com Adriano Paes, Juliana Oliveira e Patrícia Nogueira, tendo se apresentado na 1ª Semana do Violão em São João Del Rei. Como integrante da Camerata de Violões Octopus fez trabalho de música brasileira como arranjadora, introduzindo neste o violão de sete cordas. Participou da gravação do CD “Carinhoso”, da Orquestra Violões & Cia. e elaborou a trilha sonora de violão para o vídeo Visões da Serra, com o apoio do Ministério da Cultura. Ministrou masterclass de violão no Conservatório de São João Del Rei e Vargem Grande do Sul. Em seu trabalho de prática de conjunto atuou como regente e arranjadora da orquestra de violões Som na Caixa. Como camerista, apresentou-se no Masp, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista e Projeto Virtuoses da Música em Curitiba. Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, Festival Dilermando Reis de Guaratinguetá e Encontro Internacional de Violonistas de Tatuí. Graduada em Educação Artística, em sua formação complementar possui graduação em Gestão Cultural, Extensão Universitária em Introdução a Psicomotricidade, cursos de Musicologia, Educação Musical e Musicalização Infantil para Educadores.

Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Professora de Violão Clássico

Formada em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí e pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, teve como seus principais professores: Márcia Braga, Paulo Porto Alegre, Giacomo Bartoloni e Pedro Persone (música de câmara). Gravou dois CDs com a Camerata de Violões Octopus: Vê se te agrada (2000) e Convida (2006). Foi organizadora das Mostras de Violão do Conservatório de Tatuí, um projeto voltado para jovens violonistas brasileiros, e coordenou a I e II Semana de Violão do Conservatório de Tatuí. Integrante do Quarteto Abayomi, com o qual lançou os CDs Delicado e Abre Alas, este, ainda em fase de finalização. Tem se apresentado em recitais e festivais, como: Festival Internacional de Violão de Tatuí, Violões no Masp, XIX Festival de Música de Ourinhos, Seminário de Violão de Itajaí, Instrumental Sesc Brasil, entre outros. Com o trabalho “Grandes Ícones da Música Brasileira”, realizou concertos e palestras na Argentina, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Conservatório Manuel de Falla, Templo Libertad (Série Conciertos en Libertad) e Universidade Nacional de La Plata. Com o projeto “Abre-Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, fez apresentações pela Embaixada do Brasil na Bolívia, em La Paz e no V Encuentro de Mujeres em La Guitarra Clásica no México. Participou do Projeto Movimento Violão, com gravação do DVD ao vivo, lançado pelo Selo Sesc. Integrou a equipe do projeto de extensão universitária com os projetos “Águas”, em 2017 e “Abre Alas” em 2021, como palestrante na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. É professora de violão do Conservatório de Tatuí, coordenadora do Curso de Violão da Virtuosi Produções Artisticas, em BH-MG e diretora executiva do projeto Movimento Violão, uma das maiores séries dedicadas ao instrumento, exibido diariamente no Canal SESCTV.

Márcia Patrícia Braga

Márcia Patrícia Braga

Música de Câmara e Prática de Conjunto

Professora de Violão, Música de Câmara e Prática de Conjunto É educadora, psicopedagoga, terapeuta familiar e de casais, PLP, professora de violão e de música de câmara. Maestrina carioca de orquestras de violões, é radicada desde menina em Tatuí, onde teve seu primeiro contato com o violão no Conservatório de Tatuí. Faz parte do corpo docente da mesma instituição desde 1982, e nela foi, ainda, uma das criadoras e maestrina, desde 1990, das primeiras orquestras de violões de Tatuí: Corda Toda e Violões & Cia. Estudou e se formou na classe de violão com Pedro Cameron e aperfeiçoou-se principalmente com Henrique Pinto, Carlos Alberto de Carvalho e Geraldo Ribeiro, seu mestre eterno. Seu trabalho didático sempre foi prioritário, nos últimos anos na formação de alunos solistas e na orientação de suas escolhas, muitas vezes estimulando, inspirando-os  a tornarem-se ótimos professores, a tornarem-se cameristas. Como maestrina de orquestras de violões aborda com carinho uma atenção especial aos detalhes e minúcias da interpretação e da ética musical. A Camerata Jovem de Violões está sob sua direção musical desde sua criação em 1991, tendo lançado em 2002 seu primeiro CD, “Carinhoso”. As Cameratas Juvenis existem para preparar o futuro violonista a saber se relacionar não só com partes musicais de outros instrumentos mas com outros artistas músicos (instrumentistas, cantores, coralistas), bailarinos, atores cênicos, plásticos e poetas. Enfim, a saber se relacionar com suas mais variadas famílias artísticas. Na música de câmara trabalha há quase nove anos com outras formações e pela necessidade da demanda dos alunos da área de violão ou por sua experiência em trabalhar duos acabou se fixando em grupos com menor número de participantes (duos, trios, quartetos e quintetos).

Ricardo Grion

Ricardo Grion

Professor de Violão Erudito e Música de Câmara

Formado em violão clássico no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, sob orientação do professor Geraldo Ribeiro e aperfeiçoamento com Edson Lopes e Angela Muner. Participou da Orquestra de Violões Corda Toda de 1990 a 2000 como instrumentista e, de 2001 a 2008, como regente e arranjador com destaque para os projetos Bi-tons I e II, Pop-tons, Cine-tons, Chico-Tons e Ritmos Brasileiros 2007/08. Participou da Camerata de Violões Octopus de 1996 a 2008, com a qual gravou os CDs “Vê se te Agrada” e “Octopus Convida”, e da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí de 2008 a 2022. Professor do Conservatório de Tatuí desde 1990 e da Escola Livre de Música Municipal de Itapetininga desde 1989, onde também desenvolve trabalhos na área de música de câmara. Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pela Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba) e licenciado em Educação Artística pela Asseta de Tatuí. Em 2013, iniciou o trabalho com o grupo “Ktrions”, trio instrumental com o qual lançou, em 2017, o CD “Projetum” com composições autorais.