• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Estude
Conosco

Música

Cursos Regulares

Sopros/Metais

Sede Tatuí

Cursos Regulares

Início: 19/03/24

Horários: 19h / 21h / 23h

Local: Sede Tatuí

Inscrições Abertas

A Área de Sopros/Metais engloba os cursos de trompete, trompa, trombone, trombone baixo, eufônio e tuba, todos com duração de 7 anos. Ao ingressar nos cursos de instrumento, o aluno tem acesso a um conteúdo programático fundamentado nas mais atuais metodologias de ensino instrumental e pode vivenciar a música por meio de um repertório abrangente e motivador. A Área segue a tradição do Conservatório de Tatuí de oferecer ensino de excelência àqueles que buscam as informações necessárias para tocar bem um instrumento de sopro. Muitos professores renomados no cenário musical brasileiro já integraram o corpo docente da instituição, como Gilberto Gagliardi, Reinaldo Gianelli, Edgar Batista dos Santos (Capitão), Sétimo Paioletti, Gilberto Siqueira, Enzo Pedini, Keith Havens, Dráuzio Chagas (Boi), entre outros. Presente na instituição desde sua inauguração, este departamento oferece ensino preparatório, básico, intermediário e avançado dos instrumentos que compõem as bandas e orquestras sinfônicas. O ensino preparatório é destinado àqueles que não possuem qualquer conhecimento sobre o instrumento e tem duração de dois semestres. O ensino básico, composto por quatro semestres, traz os fundamentos técnicos necessários para que o aluno possa controlar seu instrumento e atuar em qualquer estilo musical. Com a criação da Área de Música Popular do Conservatório de Tatuí, a Área de Sopros pôde direcionar a metodologia dos níveis intermediário e avançado exclusivamente à vivência da música clássica, garantindo ao estudante preparo técnico e artístico aprofundado para atuar em grupos sinfônicos, de câmara e como solistas. Muitos dos músicos formados pelo setor hoje trabalham em grupos renomados, como Osesp, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra Municipal de Campinas, enquanto outros fazem carreira na Europa e nos Estados Unidos.

Grade Curricular

Teoria e percepção infantil: até 5 anos (idade mínima 7 anos, de acordo com o instrumento pretendido). Terminada a disciplina, o aluno será submetido a um teste para verificação do nível em que deverá ser inserido em Teoria e Percepção.

 

Teoria e percepção: 3 anos (esta disciplina é pré-requisito para frequentar Harmonia, Contraponto, História da Música e Análise)

Harmonia: 2 anos (esta disciplina é pré-requisito para frequentar Contraponto e Análise)

Contraponto: 2 anos

História da Música: 3 anos

Análise: 1 ano

 

Grade geral das disciplinas complementares (adulto)

 

Teoria e Percepção I Canto Coral I
Teoria e Percepção II Canto Coral II
Teoria e Percepção III Canto Coral III
Teoria e Percepção IV Canto Coral IV
Teoria e Percepção V Canto Coral V
Teoria e Percepção VI Canto Coral VI
Harmonia I História da Música I
Harmonia II História da Música II
Harmonia III História da Música III
Harmonia IV História da Música IV
Contraponto I História da Música V
Contraponto II História da Música VI
Contraponto III Análise I
Contraponto IV Análise II

 

 

Também são complementares aos cursos de instrumento/canto as seguintes disciplinas:

Música de câmara.    Duração da disciplina: 4 anos

(exceção: são 3 anos para o curso de canto lírico).

Carga horária mínima: 1 hora/aula por semana

 

Prática de conjunto.    Duração da disciplina: 3 anos

(exceção feita aos cursos de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo nos quais são previstos 14 semestres de prática de conjunto)

Carga horária mínima: 2 horas/aula por semana

Importante: a carga horária da Prática de Conjunto do 1° ao 2° ano será sempre de 2 horas/aulas por semana. Do 3° ano em diante, a carga horária será de 4 horas/aulas por semana.

 

Todo aluno de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, matriculado à partir do 6º semestre em seu instrumento é obrigado a se inscrever para a Orquestra Sinfônica Jovem. Em caso de não haver vagas neste grupo, o aluno deverá se matricular na Orquestra de Cordas Juvenil.

 

De acordo com o número de vagas disponíveis, a partir do 1° ano no instrumento/canto o aluno matricular-se-á também em Música de Câmara e/ou Prática de Conjunto. Ao final de seu curso, ele obrigatoriamente deverá ter cursado 3 anos de Prática de Conjunto (incluído os coros – atenção: não é a aula de canto coral) e 4 anos de Música de Câmara, com excessão a flauta-doce onde a Prática de Conjunto ou Música de Câmara devem contar com o total de 4 anos.

 

Todo aluno matriculado a partir do 7º (sétimo) semestre no seu instrumento – com exceção de Canto, Choro, Cravo, Flauta Doce, Luteria, MPB/Jazz, Regência e Violão – é obrigado a se inscrever no processo de seleção para a Banda Sinfônica Jovem e/ou para a Orquestra Sinfônica Jovem. Uma vez preenchidas as vagas oferecidas por esses grupos, o aluno não classificado deverá participar de qualquer outro grupo pedagógico no qual o seu intrumento esteja inserido.

 

O aluno matriculado em violino barroco, viola barroca, viola da gamba ou violoncelo barroco é obrigado a participar do Ensemble de Performance Histórica, nos últimos 3 anos.

O aluno matriculado em cordas dedilhadas históricas é obrigado a participar do Ensemble de Performance Histórica a partir do 3º an0 até a conclusão do curso.

 

 

Professores

Edmilson Baia de Oliveira

Edmilson Baia de Oliveira

Prática de Conjunto

Iniciou seus estudos de trombone no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí no ano de 1995 com o professor Irineu D. Gregório, tendo estudando, ainda, em 1998 com o professor Gilberto Gagliardi, em 2000 com o professor Marcelo de Jesus da Silva, em 2002 com o professor Darrin C. Milling e no ano de 2003, quando concluiu o curso de trombone, com o professor Alan de Lima Palma. Participou de vários festivais e cursos de renome, tendo participado de workshops e masterclasses com Joseph Alesi, Roger Rocco, Canadian Brass, Marvim Stam, Ed Sarath, Neels Neegard, Martin Winigier, Hudson Nogueira, Nahor Gomes, Dale Underwood, Daniel Barry e Fred Mills. Realizou importantes apresentações sob a regência de conceituados nomes na área musical internacional entre eles Lazlo Marosi, Arnold Gabriel, Virgínia Allen e Richard Markson. Participou da gravação de CDs com a Big Band “Prata da Casa” e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira). Foi professor de trombone nas oficinas do Pró Bandas nos anos de 2000 a 2007 e do projeto Bandas da Funarte em 2007. Participou como primeiro trombone da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista) no período de 2000 a 2008. Atualmente trabalha como chefe de naipe e primeiro trombone na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e também atua como professor de trombone e regente titular do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí.

Gerson Brandino

Gerson Brandino

Trompete

Diplomado em trompete pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música e em Música de Câmara pela Faculdade Internacional de Curitiba. Teve como professores Jerônimo Figueiredo, João José da Silva, Edgar Batista dos Santos (Capitão) e Gilberto Siqueira. Participou de vários masterclasses com professores renomados, entre eles Charles Schlueter, Rex Richardson, Joatan Nascimento e Adam Rapa. Participou de vários encontros e festivais destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão que em 2001 recebeu o Prêmio “Luiz Arruda Paes”. Tocou sob a regência de renomados maestros como Mark Whitlock, Jan Van Der Roost, Laszlo Marosi, João Carlos Martins e acompanhou importantes solistas como Dale Underwood, Quinteto Boston Brass, Leila Pinheiro e Fred Mills. Em 2009 participou como músico e professor do projeto “Brasil Presente”, da Embaixada Brasileira na Costa Rica, em turnê com a Camerata de Sopros de Tatuí, onde realizou masterclass e concertos na Universidade de Costa Rica (San José) e na Universidade Nacional (cidade de Herédia). Participou da gravação de oito CDs e um DVD junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, grupo que integra desde 1992 e onde atualmente exerce a função de chefe de naipe. Desde 2006 é professor de trompete do Conservatório de Tatuí.

João José Xavier da Silva

João José Xavier da Silva

Trompete

Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, em 1974, formando-se no curso de trompete em 1987. Concluiu o curso de aperfeiçoamento de trompete em 1991 no Conservatório de Tatuí, onde estudou com os professores Clovis Mamede, Nelson Rubens dos Santos, Nailson de Almeida Simões, Sétimo Paiolletti, Clovis Beltrami e principalmente Edgar Batista dos Santos (Capitão). Graduado em Educação Artística e pós-graduado em psico-pedagogia. Foi integrante dos seguintes grupos: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Paulista e Orquestra de Sopros Brasileira, Big Band Prata da Casa, Big Band do Conservatório de Tatuí. Integrou, também, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba e o conjunto de metais Arte Nova do Conservatório de Tatuí, do qual também foi coordenador. Atuou em São Paulo por seis anos como trompetista, trabalhando em bailes, shows e gravações. Atualmente, é professor de trompete no Conservatório de Tatuí.

Joel Pereira

Joel Pereira

Trompa

Iniciou seus estudos de trompa aos 13 anos com o professor Enzo Pedine no Conservatório de Tatuí. Estudou também com Kathy Boggs Havens e participou de inúmeros festivais, dentre eles os de Campos do Jordão nos anos de 1976 a 1982, estudando com professores tais como David Kappy, Daniel Havens e Oseas Arantes. Foi integrante da Orquestra de Sopros Brasileira e Orquestra Sinfônica Paulista, com as quais gravou inúmeros CDs tanto na área popular quanto na erudita. Desde 1984 participa como trompista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com a qual tem se apresentado nas capitais brasileiras como também no exterior. Também atua, desde 1991, como professor de trompa no Conservatório de Tatuí.

Luciano Vaz

Luciano Vaz

Professor de Tuba e Música de Câmara

Membro da Diretoria da Associação Internacional de Tubistas e Eufônistas ITEA, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de representante da América do Sul. Professor de Tuba e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí e coordenador e idealizador do Grupo “TUBASS” - Grupo de Eufônios e Tubas. Artista da marca de instrumentos Willson e dos Bocais Padovani Music. Tem como foco principal em seu ensino a formação e preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que resultou em inúmeras aprovações em concursos públicos e audições no Brasil. Seus alunos são destaque no atual cenário tubístico brasileiro, sendo também reconhecidos internacionalmente: “O trabalho de Luciano em ensinar e inspirar jovens instrumentistas é imenso” Jerry A. Young, ex-presidente da ITEA (Revista ENSAIO, Ed. 89, 2014, pg. 25). Frequentemente é convidado para ministrar aulas em diversos Festivais, Encontros e Conferências em âmbito Nacional e Internacional. Foi principal tubista em vários grupos, como: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Com estes grupos, gravou 11 CDs e um DVD, no qual atuou como solista. Teve como seus mentores James Gourlay e Fred Mills (in memoriam), é diplomado no curso de Tuba pelo Conservatório de Tatuí, pedagogo, licenciado em Música e pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, com curso de extensão em Produção e Criação Musical pela Universidade Federal de Campina Grande.

Marcelo Benedito Costa Franco

Marcelo Benedito Costa Franco

Trompete

Formado pela Escola de Música de Piracicaba, recebeu as primeiras orientações dos professores Anor Luciano e Oscarindo Roque. Logo depois, em São Paulo, na Escola Municipal de Música, passou a ser orientado pelo laureado professor Edgar Batista dos Santos “Capitão”; inclusive durante o curso superior nas faculdades Santa Marcelina e Mozarteum de São Paulo. Participou também de festivais como o de Campos do Jordão e de masterclasses com professores como Gilberto Siqueira, Nailson Simões, Fred Mills, Winton Marsalis, Phil Smith (N.Y.Philarmonic) e Charles Schlueter (Boston Simphony). Já durante o período acadêmico, também iniciou sua carreira profissional como orquestrante e camerista, sendo um dos fundadores do Quinteto Metal Nobre, grupo que integra há mais de 18 anos. Também como solista, apresentou-se em inúmeros concertos com orquestras como as da Escola de Música de Piracicaba, Orquestra de Câmara de Indaiatuba, Engenho Barroco, Sinfônica de Americana, Sorocaba, Orquestra de Câmara Orpheus (Bulgária) e Solistas do Teatro Colòn (Argentina), tendo ainda passado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista), na qual foi primeiro trompete entre 1999 e 2009. Como docente, lecionou na Escola de Música de Piracicaba, Conservatório Novo Tempo, Conservatório Brooklin Paulista, entre outros. Atualmente é trompetista da Orquestra Bachiana Filarmônica, Quinteto Metal Nobre, além de atuar como professor no Colégio Britânico Saint Paul e, desde 2008, no Conservatório de Tatuí.

Marcelo de Jesus da Silva – “BamBam Trombone”

Marcelo de Jesus da Silva – “BamBam Trombone”

Trombone

MARCELO DE JESUS DA SILVA ou “BAMBAM TROMBONE”, como é mais conhecido no meio musical, teve seus estudos do instrumento realizado no Conservatório de Tatuí com renomado nacional e internacionalmente Prof. Gilberto Gagliardi (in memoriam). Possui licenciaturas nas áreas de Pedagogia, Música e Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Pós-graduações em: Educação Musical; Docência do Ensino Superior; Ensino Especial – com Ênfase em Deficiência Intelectual (DI) pela FACON, e em Regência Orquestral pela ALPHA CURSOS- Espirito Santo-ES. Contou com uma formação erudita, ainda assim, já participou de diversas incursões pela música popular, tendo trabalhado com diversos artistas de renome de nossa MPB. Participou de vários festivais nacionais e internacionais como professor e como solista convidado. Atuou sob a regência de consagrados e renomados maestros brasileiros e internacionais, apresentando-se em importantes salas de concerto pelo País e no exterior, incluindo Peru, Espanha e Estados Unidos. Destas apresentações, destaca: Avery Fischer Hall no Lincoln Center New York com o pianista David Brubeck como solista sob a regência de João Carlos Martins; Internacional Trombone Festival-ITA(Texas/EUA); Encuentro Internacional de Trombón(Bilbao/Espanha) e como estudante de regência na Mid West Clinic- chicago(EUA). Tem participação em mais de 14 CDs , 3 Dvds de música sinfônica para Bandas, Orquestras, além de participação em gravações de música popular. Atualmente integra: Corpo docente do Conservatório de Tatuí-SP; Centro Cultural na Cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP- mantido pela empresa Special Dog; Monitor da área dos Metais graves na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Clinician da Yamaha Musical do Brasil instrumento Trombone.

Marco Almeida Jr.

Marco Almeida Jr.

Professor de Eufônio (Música Edudita), Professor responsável da Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto) e regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Grupo Artístico)

Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo. Iniciou seus estudos aos 10 anos com seu pai. Teve aula com renomados Professores, como: Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Demondrae Thurman, e Fernando Deddos. Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Como músico convidado, atuou nas principais orquestras do país, como: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – PA. Atuou também nas duas principais Bandas Sinfônicas do país: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Participou, em 2014, da Conferência “The Midwest Clinic”, em Chicago - EUA. Em 2017, atuou como solista convidado na University of Minnesota, em Duluth - EUA, a convite do maestro Mark Whitlock. Atualmente, é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além de professor de Eufônio e Prática de Conjunto. É regente da Banda Sinfônica de Nova Odessa e músico na Big Band na Gaveta. É Artista Adam’s Instruments e K&G Mouthpieces.