• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Estude
Conosco

Música

Cursos Regulares

Música de Câmara

Sede Tatuí

A Área de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí se apresenta como um ponto de função exponencial para interlocução interdisciplinar de âmbito musical assim como sócio-cultural do aluno por meio da prática em conjuntos musicais.
A área tem por objetivo possibilitar, por meio da interação das diferentes sonoridades dos conjuntos camerísticos, o observar do desenvolvimento da técnica instrumental, da disciplina corporal, da dicotomia tensão/relaxamento, do direcionamento gestual e respiratório em função do discurso musical, e assim facilitar o emergir de uma consciência consistente e expressiva.
A área pretende incentivar a pesquisa objetiva e disciplinada, propor o estudo dirigido da produção musical para conjuntos camerísticos dos diversos períodos, buscando fazer com que o aluno vivencie atividades que despertem o controle musical e valores como hierarquia, ética e disciplina em função da melhor organização racional do trabalho em conjunto, ensaios e apresentações.
Também são objetivos o incentivo do controle auditivo (percepção e vivência no diálogo musical) e a dramaticidade vocal, instrumental e cênica (imaginação, comunicabilidade, rapidez de reação em palco).
Com classes de 50 minutos, os alunos dos diversos níveis participam de atividades que propiciam vivências do conteúdo musical em conjunto e visam a formação total do aluno no sentido de conduzi-lo a um trabalho final que valorize a iniciativa pessoal e independente.

 

Grade curricular
De acordo com o número de vagas disponíveis, a partir do 1° ano no instrumento/canto o aluno matricular-se-á também em Iniciação à Música de Câmara Música de Câmara.  Ao final de seu curso, o aluno  deverá ter cursado 4 anos de Música de Câmara, com exceção a flauta doce na qual a Música de Câmara deve contar com o total de 3 anos.
As aulas têm 50 minutos de duração por semana. A área oferece aulas de música de câmara, jogos teatrais e um grupo de performance de palco.

Professores

Angela Muner

Angela Muner

Professora de Violão Erudito e Música de Câmara

Intérprete de renome no cenário violonístico brasileiro, atua como solista, musicista de câmara e professora de música. Bacharela em instrumento pela Faculdade de Música Carlos Gomes -SP, obteve a Licentiate in Guitar Performance pelo Trinity College of Music of London. Em 2019, recebeu da Academia de Música do Brasil, os títulos de "Conselheira Perpétua da Academia de Música do Brasil" e de "Imortal da Música Erudita Brasileira". Da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, recebeu em 2014, o "Mérito Cultural Carlos Gomes", no grau de Comendadora. No Conservatório de Tatuí, é professora de música e ministra aulas nas áreas de Violão Erudito, Música de Câmara, também é convidada de Encontros Internacionais de Violão.

Dagma Eid

Dagma Eid

Professora de Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Baixo Contínuo e Música de Câmara. Professora responsável dos Grupos Pedagógicos LuteConsorte e Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Violonista e pesquisadora especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, com formação musical sólida no Brasil e no exterior. Doutoranda em Performance Musical pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí. Realiza intensa atividade na área de música de câmara, integrando as mais diversas formações instrumentais com cordas dedilhadas antigas e modernas. Gravou os CDs "Vê se te Agrada" e "Octopus Convida", com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, e o CD “Diversi” com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, além de seu álbum solo “Ars de Pulsatione”, com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista, mesmo nome da série que produz no YouTube com conteúdo sobre a arte de pulsar. Atua como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais nacionais e internacionais, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora de Violão, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e Prática de Conjunto.

Dalila Ribeiro Guimarães

Dalila Ribeiro Guimarães

Professora de Montagem em Ateliê das Artes da Cena (Área de Artes Cênicas). Professora de Jogos Teatrais nos cursos de Musicalização Infantil 1 e 2 e na matéria optativa Performance de Palco (Área de Educação Musical)

Graduada em Artes Plásticas e pós-graduada em Psicopedagogia pela ASSETA – Faculdades de Tatuí/SP. Iniciou seus estudos de teatro em 1991, no Conservatório de Tatuí, por meio do curso de formação de atores, ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí desde 1993. Participou de diversas oficinas e workshops, dos quais se destacam os professores: Enny Parejo, Francesca Della Monica, Bababya Moaraes , Roberto Gill de Camargo, Calixto de Inhamus, Gracia Navarro, Quim Gama, Elena Vassina, Andreia Nhur, Edu Silva, Alberto Gaus, José Renato. Como atriz, destacam-se os trabalhos: Viagem Cultural Sesi 2022, com o espetáculo “As Três Marias”, texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Lucas Gonzaga e Kiko Marques; Quem quer, quem quer, Matinta Pereira - Lei Aldir Blanc – 2022; Companhia Mambembe de Variedades, com direção de Rogerio Vianna- 2018; O Desconhecido – 2000 e Rosa de Cabriúna - 2011 com direção de Carlos Ribeiro. Como diretora, destacam-se Dois Corações e Quatro Segredos 2015, O Menino que Virou História 2016 e Lampião e Maria Bonita no Reino Divino 2018. Atualmente é atriz-pesquisadora do Grupo Asas de Tatuí-SP, professora da disciplina Jogos Teatrais no curso de Musicalização Infantil 1 e 2, na matéria optativa de Performance de Palco e em Montagem no Ateliê de Artes da Cena da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Elaine Graziela G. Pagotto

Elaine Graziela G. Pagotto

Violino com ênfase em ensino de nível avançado

É bacharel em Violino pela Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) na classe do Professor Ayrton Pinto, onde graduou-se com nota máxima. Foi aluna de Maria Lúcia Z. Krug na escola de música de Piracicaba (EMPEM), e tocou na orquestra de câmara sob a regência de Ernst Mahle ainda nos primeiros anos de estudo do violino. Participou de master classes e aulas com Paulo Bosísio (UNIRIO), Geraldo Ribeiro (Northwestern University), Malcom Lowe (New England Conservatory of Music-Boston) e Eliane Tokeshi (USP). Participou da primeira edição do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE. Teve formação camerística com Zigmunt Kubala, Emerson de Biaggi, Peter Dausberg, Quarteto Leontovich, entre outros. Foi violinista concertino da Orquestra Sinfônica Paulista durante seis anos. Foi professora convidada no Encontro de Músicos no Centro Universitário Adventista-EC, onde ministrou aulas de prática instrumental e pedagogia do violino. Mestranda em  práticas interpretativas na Unicamp, sob orientação do professor-doutor Esdras Rodrigues da Silva, teve seu trabalho selecionado entre mais de 1.700 bolsistas no Programa de Estágio Docente da Unicamp. Participou do Starling Delay Symposium on Violin Studies na Juilliard School of Music em Nova York, no ano em que estrelaram os master classes de Itzak Perlman, Jorja Fleezanis (Indiana University), Ani Kavafian (Yale), William Preucil (Cleveland Institute of Music) e Sylvia Rosenber (Juilliard School). Atualmente, é professora de violino, com ênfase em Ensino Avançado, no Conservatório de Tatuí.

Elen Ramos Pires

Elen Ramos Pires

Violoncelo

Ingressou no curso de violoncelo no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde se formou, em 1997, sob orientação do professor Luís Hernane de Carvalho. Nesse mesmo ano foi vencedora do VII Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora (MG). Em 2000, recebeu o terceiro lugar no XIII Concurso Nacional de Piano “Art Livre”, na categoria Música de Câmera, em São Paulo. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Campinas, da Orquestra de Câmara da Unesp, Camerata Fukuda e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou como recitalista em diversas cidades brasileiras e também como solista frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista), Orquestra de Câmara Tatuí, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba e Camerata Fukuda. Foi aluna do professor Wilson Sampaio e, na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), recebeu orientação do professor Zygmunt Kubala. No ano de 2005 foi convidada a cursar a classe de concerto na Musikhochschule de Lucerna (Suíça), sob orientação do professor Marek Jerie, onde se formou em 2007 com “excelência”. Durante esse período tocou em diversas orquestras como “Luzerner Sinfonieorchester” e Basel Sinfonietta, apresentando-se como recitalista em Basel e Lucerna. Atualmente é professora de violoncelo no Conservatório de Tatuí.

Eliana Wagner

Eliana Wagner

Performance de palco e grupos de câmara

Formada em piano e canto pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí e em licenciatura plena em música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Participou de cursos de interpretação pianística com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Cohen, Olga Kiun; de música de câmara com Maria José Carrasqueira, Lucia Barrenechea, Gerald Robins; e musicoterapia com Rolando Benenzon. Participou da gravação de dois CDs com Dorothea Kerr e atualmente está cursando especialização em música de câmara. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí nas áreas de piano, música de câmara e performance de palco.

Juan Marino Carneiro A. Elias

Juan Marino Carneiro A. Elias

Violino

Natural de Santo André, é graduado em Pedagogia (FAPI-PR, 2012) e atulamente está cursando pós-graduação em Música de Câmara (Uninter-SP). É formado em violino pelo Conservatório de Tatuí-SP (2001). Iniciou seus estudos de violino aos 14 anos com um dos idealizadores do Conservatório, professor João Del Fiol. Mais tarde estudou com os professores Adriano Machado, Dario Sotelo, Pedro Delarole e Paulo Bosísio (RJ). Participou de diversos festivais em Maringá, Curitiba (PR) e Juiz de Fora (MG) tendo como professores: Marco Damm (PR), Edson Queirós (MG), Ole Bohn (Noruega), Simone Savitzk (PR), Paulo Bosísio (RJ), entre outros. Participou do curso de extensão “O Ensino Coletivo de Cordas”, coordenado pelo professor-doutor Luiz Amato e ministrado pela professora Liu Man Ying no Instituto de Artes da UNESP (2011). Trabalhou como professor titular (violino) em Itapetininga na Oficina de Música (1997 a 2004). Foi chefe de naipe - 2º violino da Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), de 2001 a 2008. Esteve frente à Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (MG) em sua reativação, como spalla e professor de violino (2003-2005). Desenvolveu trabalho pedagógico e coordenou a área de cordas em São José do Rio Pardo (SP), de 2004 a 2008. Atuou na gravação de CDs/DVDs de Bruno & Marrone, Marcos e Belutti, Fabio Jr., entre outros artistas. Atualmente, é docente da área de violino coletivo, individual e música de câmara no Conservatório de Tatuí e participa da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no naipe dos 1os. violinos.

Juliano Brito Kerber

Juliano Brito Kerber

Piano, Metodologia do Estudo do Piano e Seminários de Colaboração Pianística

Juliano Kerber nasceu em Concórdia, Santa Catarina, onde realizou seus primeiros estudos de música. Possui Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007) e graduação em Música Habilitação em Piano pela mesma universidade (1997). Fez o curso básico de piano (1992) no Conservatório Musical Concórdia e os níveis Avançado (1997) e Aperfeiçoamento (1999) no Conservatório de Tatuí. Como solista, atuou junto à Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Grupo Experimental Villa-Lobos. Desde 1998 é professor do Conservatório de Tatuí, onde ministra as disciplinas de Piano e Metodologia do Estudo. É também professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), antiga ULM.

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Professor de Clarinete, Música de Câmara e História da Música (Área de Música Erudita)

Mestre em Música na área de Práticas Interpretativas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Clarineta pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Teve sua formação inicial na Escola de Música de Capivari (SP) e, posteriormente, pelo Conservatório de Tatuí (SP). Fez especialização em clarinetas históricas, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e performance em instrumentos de época. Tem sido convidado para ministrar cursos e palestras em diversas universidades brasileiras, com foco no ensino da clarineta e na linguagem musical do classicismo para instrumentos de sopros. Como freelancer, atua em orquestras e grupos de câmara, entre eles: Orquestra Sinfônica de Ourinhos, Ensemble Harmoniemusik e EOS - Música Antiga USP. Atualmente, é professor de História da Música, Música de Câmara e Clarinete no Conservatório de Tatuí e, desenvolve sua pesquisa de Doutorado em Música na área de Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Luciano Vaz

Luciano Vaz

Professor de Tuba e Música de Câmara

Membro da Diretoria da Associação Internacional de Tubistas e Eufônistas ITEA, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de representante da América do Sul. Professor de Tuba e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí e coordenador e idealizador do Grupo “TUBASS” - Grupo de Eufônios e Tubas. Artista da marca de instrumentos Willson e dos Bocais Padovani Music. Tem como foco principal em seu ensino a formação e preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que resultou em inúmeras aprovações em concursos públicos e audições no Brasil. Seus alunos são destaque no atual cenário tubístico brasileiro, sendo também reconhecidos internacionalmente: “O trabalho de Luciano em ensinar e inspirar jovens instrumentistas é imenso” Jerry A. Young, ex-presidente da ITEA (Revista ENSAIO, Ed. 89, 2014, pg. 25). Frequentemente é convidado para ministrar aulas em diversos Festivais, Encontros e Conferências em âmbito Nacional e Internacional. Foi principal tubista em vários grupos, como: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Com estes grupos, gravou 11 CDs e um DVD, no qual atuou como solista. Teve como seus mentores James Gourlay e Fred Mills (in memoriam), é diplomado no curso de Tuba pelo Conservatório de Tatuí, pedagogo, licenciado em Música e pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, com curso de extensão em Produção e Criação Musical pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luis Marcos Caldana

Luis Marcos Caldana

Percussão Sinfônica e Música de Câmara

Formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e pós-graduado em Educação Musical pela Facon. Em 1997, conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg”, na cidade do Rio de Janeiro, com o Duo Aries.  Como professor de Percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró Bandas (1997 a 2007). Ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey (México) e Budapeste (Hungria). Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky (EUA), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele. Também gravou o mesmo trabalho com a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré em 2007. Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por seis edições o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí. Recentemente, participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e abordando ritmos brasileiros. Ministrou palestra de percussão sinfônica e popular em Boa Vista-RR (2009), João Pessoa-PB (2011), Vigia-PA (2012), Guaíba-RS (2013), Cachoeiras-BA (2014), Paragominas-PA (2016) e Belo Horizonte-MG (2017) dentro do Painel Funarte de Bandas. Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista para vários artistas de renome, como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes, entre outros. De 2013 a 2016, foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga-SP.

Marcelo de Jesus da Silva – “BamBam Trombone”

Marcelo de Jesus da Silva – “BamBam Trombone”

Trombone

MARCELO DE JESUS DA SILVA ou “BAMBAM TROMBONE”, como é mais conhecido no meio musical, teve seus estudos do instrumento realizado no Conservatório de Tatuí com renomado nacional e internacionalmente Prof. Gilberto Gagliardi (in memoriam). Possui licenciaturas nas áreas de Pedagogia, Música e Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Pós-graduações em: Educação Musical; Docência do Ensino Superior; Ensino Especial – com Ênfase em Deficiência Intelectual (DI) pela FACON, e em Regência Orquestral pela ALPHA CURSOS- Espirito Santo-ES. Contou com uma formação erudita, ainda assim, já participou de diversas incursões pela música popular, tendo trabalhado com diversos artistas de renome de nossa MPB. Participou de vários festivais nacionais e internacionais como professor e como solista convidado. Atuou sob a regência de consagrados e renomados maestros brasileiros e internacionais, apresentando-se em importantes salas de concerto pelo País e no exterior, incluindo Peru, Espanha e Estados Unidos. Destas apresentações, destaca: Avery Fischer Hall no Lincoln Center New York com o pianista David Brubeck como solista sob a regência de João Carlos Martins; Internacional Trombone Festival-ITA(Texas/EUA); Encuentro Internacional de Trombón(Bilbao/Espanha) e como estudante de regência na Mid West Clinic- chicago(EUA). Tem participação em mais de 14 CDs , 3 Dvds de música sinfônica para Bandas, Orquestras, além de participação em gravações de música popular. Atualmente integra: Corpo docente do Conservatório de Tatuí-SP; Centro Cultural na Cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP- mantido pela empresa Special Dog; Monitor da área dos Metais graves na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Clinician da Yamaha Musical do Brasil instrumento Trombone.

Márcia Patrícia Braga

Márcia Patrícia Braga

Música de Câmara e Prática de Conjunto

Professora de Violão, Música de Câmara e Prática de Conjunto É educadora, psicopedagoga, terapeuta familiar e de casais, PLP, professora de violão e de música de câmara. Maestrina carioca de orquestras de violões, é radicada desde menina em Tatuí, onde teve seu primeiro contato com o violão no Conservatório de Tatuí. Faz parte do corpo docente da mesma instituição desde 1982, e nela foi, ainda, uma das criadoras e maestrina, desde 1990, das primeiras orquestras de violões de Tatuí: Corda Toda e Violões & Cia. Estudou e se formou na classe de violão com Pedro Cameron e aperfeiçoou-se principalmente com Henrique Pinto, Carlos Alberto de Carvalho e Geraldo Ribeiro, seu mestre eterno. Seu trabalho didático sempre foi prioritário, nos últimos anos na formação de alunos solistas e na orientação de suas escolhas, muitas vezes estimulando, inspirando-os  a tornarem-se ótimos professores, a tornarem-se cameristas. Como maestrina de orquestras de violões aborda com carinho uma atenção especial aos detalhes e minúcias da interpretação e da ética musical. A Camerata Jovem de Violões está sob sua direção musical desde sua criação em 1991, tendo lançado em 2002 seu primeiro CD, “Carinhoso”. As Cameratas Juvenis existem para preparar o futuro violonista a saber se relacionar não só com partes musicais de outros instrumentos mas com outros artistas músicos (instrumentistas, cantores, coralistas), bailarinos, atores cênicos, plásticos e poetas. Enfim, a saber se relacionar com suas mais variadas famílias artísticas. Na música de câmara trabalha há quase nove anos com outras formações e pela necessidade da demanda dos alunos da área de violão ou por sua experiência em trabalhar duos acabou se fixando em grupos com menor número de participantes (duos, trios, quartetos e quintetos).

Maria Eugênia Sacco

Maria Eugênia Sacco

Música de câmara na performance histórica

Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck, com Anneke Uittenbosch (1994-95), e na Academie voor Oude Muziek, com Patrick Ayrton (1995-96). Participou de cursos ministrados pelo cravista Ilton Wjuniski no Conservatorio Superior de Salamanca (Espanha), Musica para teclas de los siglos XVI y XVII (2001), e na Académie Musicale de Villecroze (França), Stage de Clavecin (2001) e Atelier de Musicologie (2003). De 2000 a 2003 foi assistente do professor Ilton Wjuniski na Fundação e Escola Magda Tagliaferro, em São Paulo (projeto pedagógico apoiado pela Fundação Vitae), sendo por ele orientada nos estudos de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca. Foi professora de cravo e baixo contínuo na mesma instituição por quase dez anos. É professora de cravo, baixo contínuo e música de câmara no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, desde 1998, exercendo ainda o cargo de docente na disciplina prática de música em conjunto na área de educação musical. Além das atividades como docente, atua como cravista do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, o qual é coordenado pela professora e flautista Selma Marino. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos e master classes além de festivais em várias cidades do Brasil, nos quais exerceu o acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da área de música antiga. Ministrou master classes pelo Brasil e exterior: Prática de Música Barroca e Oficina de Ópera Barroca- Festival de Música de Londrina (2004), Cravo e Prática de Música Barroca - II Festival de Música Antiga de Porto Alegre (2005); Cravo - Escuela Universitaria de Música - Montevideo, Uruguai (2005); Cravo- Escola de Música de Blumenau do Teatro Carlos Gomes (2008). Foi selecionada para participar da master class de cravo realizada no PERFORMA CLAVIS (Evento organizado pelos Programas de Pós- Graduação em Música da UNICAMP- UNESP e USP) em 2010, na UNESP e, em 2012, na UNICAMP. Paralelamente à carreira pedagógica, realiza concertos com o DUO AULEUM (cravo e viola da gamba) em vários estados do Brasil.

Míriam Braga

Míriam Braga

Piano e música de câmara

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein, Iara Bernette. Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O'Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo, Juliano de Arruda Campos, entre outros. Gravou para a RTC/SP, Rádio MEC/RJ, TVE/RJ, TV Brasil/RJ no Brasil, para BBC/Londres e TV/México. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, gravados pela Meridian Records (Inglaterra), Tons e Sons, Rádio MEC, entre outras. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. No Conservatório de Tatuí, integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas", da Yamaha Musical do Brasil.

Rafael Migliani

Rafael Migliani

Saxofone e Música de Câmara

Formado no curso de saxofone clássico do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, licenciado na área da educação e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música. Obteve premiações em diversos concursos, tanto nacionais quanto internacionais, dentre os quais: “Concurso de Novos Talentos do Saxofone Souza Lima & Weril", “3º Concurso Panamericano de Saxofón Clásico - México”, e no “4º SaxFest Costa Rica Internacional”. Nos últimos anos tem realizado intensa atividade como solista, inclusive com a estreia de obras dedicadas, frente a grupos como: Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea, Banda Sinfónica de la Universidad Nacional Autonoma de México, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Ensamble de Saxofones Costa Rica, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra de Sopros da Escola Municipal de Música/SP. Participou como artista convidado do “X Encuentro Universitario Internacional de Saxofón - México”, do “1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo”,, do “1º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas - Costa Rica”, do “6º Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí e 2º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas”, do “XIV Encuentro Universitario Internacional de Saxofón e 3º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas - México” e do “3º Festival Internacional de Saxofón Bellas Artes - Colômbia”. Atualmente é professor do curso de saxofone clássico e de música de câmara do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da "Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí” e um dos coordenadores da “Mostra Itinerante de Saxofone”.

Ricardo Grion

Ricardo Grion

Professor de Violão Erudito e Música de Câmara

Formado em violão clássico no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, sob orientação do professor Geraldo Ribeiro e aperfeiçoamento com Edson Lopes e Angela Muner. Participou da Orquestra de Violões Corda Toda de 1990 a 2000 como instrumentista e, de 2001 a 2008, como regente e arranjador com destaque para os projetos Bi-tons I e II, Pop-tons, Cine-tons, Chico-Tons e Ritmos Brasileiros 2007/08. Participou da Camerata de Violões Octopus de 1996 a 2008, com a qual gravou os CDs “Vê se te Agrada” e “Octopus Convida”, e da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí de 2008 a 2022. Professor do Conservatório de Tatuí desde 1990 e da Escola Livre de Música Municipal de Itapetininga desde 1989, onde também desenvolve trabalhos na área de música de câmara. Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pela Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba) e licenciado em Educação Artística pela Asseta de Tatuí. Em 2013, iniciou o trabalho com o grupo “Ktrions”, trio instrumental com o qual lançou, em 2017, o CD “Projetum” com composições autorais.

Selma Marino

Selma Marino

Professora de Flauta Doce (Performance Histórica), Iniciação Artística (Musicalização Infantil 3 e 4, Prática Instrumental Orff, Ateliê Canções e Brincadeiras e Jogos Teatrais), Prática de Música Contemporânea (Educação Musical). Professora responsável do Consort de Flautas e Orquestra Juvenil de Flauta Doce e Cia do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Iniciou estudo de flauta doce com as professoras Cléa Galhano e Terezinha Saghaard em São Paulo. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar. Participou dos cursos ministrados por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do 24º Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce, Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes. Na Itália, participou do 46º Corso di Musica Antica di Urbino na classe de flauta doce e música de câmara do professor Stefano Braguetti. Na área da educação musical, fez cursos com Prof. Iramar Rodrigues, Lázlo Ördog, Claudia Freixedas e Enny Parejo. Formada no Curso de Musicalização para Educadores do Conservatório de Tatuí. Anualmente faz cursos de capacitação em flauta doce e educação musical. É Licenciada em Educação Artística e especialista em Metodologia do Ensino da Música e em Música de Câmara pela Uninter de Curitiba. Atualmente, é professora de Flauta Doce, Prática de Conjunto e Musicalização infantil no Conservatório de Tatuí.

Tiago José Machado de Almeida

Tiago José Machado de Almeida

Violoncelo

Natural de Tatuí, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, na classe dos professores João Del Fiol, Eduardo Bello, Marialbi Trisólio e Tânia Lisboa. Formou-se em 2000, ano em que ingressou na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde seguiu as orientações do professor Zigmunt Kubala. Nesse período trabalhou em diversas orquestras como músico fixo, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra de Cordas de Tatuí. Atuou também como músico convidado na Orquestra Sinfônica de Campinas e na Orquestra Sinfônica Estadual do Paraná. Participou dos mais importantes festivais de música do país como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Rio Cello Encounter. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa por participar do concurso da YOA (Youth Orchestra of the Americas), viajando entre 2003 e 2005 por mais de dez países das Américas do Norte, Central e do Sul. Atualmente é aluno do professor Alceu Reis e docente do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e do Conservatório Antônio Ferruci Viviani, da cidade de Poços de Caldas. É integrante da Orquestra Sinfônica Paulista, do quarteto de violoncelos Tatuí Cello Ensemble e do Duo Almeria.

Túlio Padilha Pires

Túlio Padilha Pires

Violoncelo e Ensino Coletivo

Nascido em São Paulo (SP), iniciou seus estudos de violoncelo na Associação Jahn Sorhein com Gilberto Massambani. Ingressou no Conservatório de Tatuí e, como bolsista, foi selecionado para o "Jungerorchester Festival SG 2003", realizado no Cantão Saint Gallen - Suíça. É bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, na classe de Zygmunt Kubala. Entre 2005 e 2007 estudou na Musikhochschule Luzern (Suíça), na classe de Marek Jerie. É pós-graduado em música de câmara sob orientação de David Chew na Uninter-IBPEX. Atualmente cursa mestrado em música nas práticas interpretativas como linha de pesquisa na Unicamp. Como violoncelista convidado participou de várias orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Sinfônica de São Caetano, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara da Unesp, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual em Londrina (UEL), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Orquestra Metropolitana de São Paulo, Orquestra Filarmônica de São Carlos, Cappella dei Giovani, Aarau (Suíça), Orchester Musica Sine Fine, Lenzburg (Suíça), Jungsinfonie Orchesterwoche (Ligerz – Suíça). Foi professor do projeto Guri e do Guri Santa Marcelina. Foi professor de violoncelo no Festival de Música em Itu (2010 e 2011). Atualmente é professor de violoncelo e música de câmara no Conservatório de Tatuí. Integra também a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e o Quarteto de Cordas de Tatuí. É parceiro e consultor do Pró Corda e idealizador da AMLAT.