• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Estude
Conosco

Música

Cursos Regulares

Matérias Teóricas

Sede Tatuí

A Área de Matérias Teóricas engloba teoria e percepção infantil, teoria e percepção adulto, harmonia, contraponto, análise e história da música.
Não se concebe que um poeta, um jornalista, ou um romancista não dominem as regras gramaticais da língua portuguesa. Da mesma forma não é aconselhável que o músico não conheça os fundamentos de sua arte. Estes fundamentos incluem o domínio de instrumento, mas também o domínio da gramática, da teoria musical, desde seus elementos mais simples, até os mais profundos. A área de matérias teóricas do Conservatório de Tatuí tem por missão fornecer aos alunos da escola as ferramentas que lhe permitirão desenvolver seus talentos de maneira completa.
Teoria e Percepção – Curso oferecido em 3 anos, cujo objetivo é a formação básica do aluno, desde a teoria elementar da música, incluindo a notação musical, a classificação de intervalos, a leitura em várias claves, até conhecimentos mais avançados, que permitam ao discente realizar o curso de harmonia e contraponto com sucesso. De grande importância durante o curso é a percepção. O conhecimento teórico abstrato não é suficiente para a formação do músico profissional. Esta disciplina é pré-requisito para frequentar Harmonia, Contraponto, História da Música e Análise.
Harmonia e Contraponto – Cursos com duração de 2 anos que pretendem que o aluno adquira conhecimento e domínio sobre os fundamentos da escrita musical tonal, assim como a compreensão e utilização didática e prática. Em qualquer área da produção humana as ferramentas certas e conhecidas facilitam o trabalho além de propiciar o conhecimento de como usá-las. E, já dizia Igor Stravinsky, “é necessário conhecer a fundo as regras para saber com autoridade onde, quando e como se pode, se deve ou se quer quebrá-las”. O curso de Harmonia é pré-requisito para frequentar Contraponto e Análise.
História da Música – Curso oferecido em 3 anos com objetivo de oferecer ao aluno informações sobre os diversos estilos musicais, e estabelecer relações entre a música e a sociedade em que ela foi produzida.
Análise Musical – Com duração de 2 anos, são oferecidos enfoques para o estudo de conteúdo técnico (material acústico), ambientação psicossociológica inserida no contexto a ser analisado, visão sobre os processos neurológicos que dão suporte à produção, interpretação e consumo do item a ser analisado.

Professores

Darli Margarete Ventura Paulillo

Darli Margarete Ventura Paulillo

Teoria e Percepção

Formada em regência pela Unicamp, e piano erudito. Estudou também flauta transversal, fagote e percussão. Foi aluna do maestro e compositor Ernst Mahle na Escola de Música de Piracicaba. Atuou como fagotista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Desde 1999 trabalha no Núcleo de Educação Musical Infantil do Conservatório de Tatuí na área de musicalização a partir dos três anos de idade, e na Prática Infantil de Música em Conjunto para crianças de seis a 12 anos de idade. Em 2002, publicou, em parceria com a professora Irene Almeida, o livro “A Arte de Musicalizar” incluindo um CD, como parte do projeto de capacitação de educadores. Também ministra, juntamente com a professora Irene Almeida, workshops e oficinas de Musicalização Infantil para Educadores. Em 2003, participou da equipe de professores do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, a convite da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Débora Ribeiro

Débora Ribeiro

Flauta doce, Teoria e Percepção

Tem formação musical em Flauta Doce pelo Conservatório de Tatuí, pós-graduação - Lato Sensu em Aperfeiçoamento sobre o “Método Kodály” pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Curso de Extensão Universitária da Universidade de Verão “Dunakanyar” (Esztergom - Hungria) sobre o “Método Kodály”, promovido pela Dunakanyar Müvèszeti Nyári Egyetem. Participou de cursos, festivais e oficinas de música, como I e V “Curso Internacional sobre o Método Kodály”, ministrado pela professora Maria Ördög (Hungria); Curso de “Comunicação, Educação e Arte na Cultura Infanto-Juvenil”, ECA-USP; “Oficina de Música II”, Curso de “Música Antiga” e “Dança Antiga”, ministrado pelo professor Helder Parente em Curitiba/PR; IV “Festival de Música de Londrina”, Curso de “Flauta Doce”, ministrado pelo professor Helder Parente, Curso de “Prática de Música Antiga”, ministrado pelos professores Roberto de Regina e Eunice Brandão. Participou também de cursos ministrados pelos professores José Eduardo Gramani, H. J. Koellreutter e Theophil Maier. Atualmente é professora da área de performance histórica no Conservatório de Tatuí, além de lecionar Flauta Doce na Escola Municipal Livre de Música de Itapetininga.

Edmo Guimarães

Edmo Guimarães

Professor de Canto Coral (Área de Música Erudita), Canto Popular MPB/Jazz (Área de Música Popular) e Preparação Vocal (Área de Artes Cênicas)

Professor de canto, regente coral e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, Canto Coral e MPB/Jazz. É especialista em voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de fonoaudiologia. Desde 1989, dedica-se ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do canto lírico. Por meio do esporte (triathlon), realizou uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando a adequação respiratória e a manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo. foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM - Centro Experimental de Música - Sesc Consolação. Atualmente, especializa-se em Belting Contemporâneo pelo Studio Marconi Araújo (São Paulo), onde também faz parte da grade de professores.

Fúlvio Ferrari

Fúlvio Ferrari

Harmonia e Contraponto

Pianista, compositor e professor. Natural de São Paulo, formou-se no Conservatório Musical Mário de Andrade e na FMU-FAAM, tornando-se bacharel em música com habilitação em piano. Seguiu seus estudos aperfeiçoando-se em várias áreas do conhecimento musical, tendo como seu principal orientador o pianista e compositor Amaral Vieira. Como instrumentista, ao piano e teclados históricos, apresenta-se regularmente como camerista e recitalista com um variado repertório. Suas composições para várias formações têm sido realizadas por renomados artistas. Atualmente faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí, como professor das áreas de Matérias Teóricas e Performance Histórica.

Guilherme Sparrapan

Guilherme Sparrapan

Professor de Percepção e Teoria, Canto Coral e Iniciação Musical (Área de Música Erudita)

Formado em Regência pela Universidade de São Paulo e pelo Conservatório de Tatuí em Violão Erudito. Começou sua carreira musical estudando violão popular de choro. De seus trabalhos artísticos, pode-se destacar: duo com o flautista Toninho Carrasqueira; trio Trinca Brasil, com Toninho Carrasqueira e Edmilson Capelupi (com o CD "Concerto de Choro" pela gravadora Paulinas); Brasilis Guitar Duo, com o violonista Edson Lopes (contemplado no ProAc de gravação e circulação de 2018); Duo Opus Brasileiro com a pianista Milena Lopes e o Quarteto Abayomi. A eclética formação e grande dedicação à música fazem de Guilherme Sparrapan um músico muito versátil, produzindo arranjos, trabalhando como instrumentista, compositor, pesquisador, educador, regente e orquestrador.

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Professor de Clarinete, Música de Câmara e História da Música (Área de Música Erudita)

Mestre em Música na área de Práticas Interpretativas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Clarineta pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Teve sua formação inicial na Escola de Música de Capivari (SP) e, posteriormente, pelo Conservatório de Tatuí (SP). Fez especialização em clarinetas históricas, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e performance em instrumentos de época. Tem sido convidado para ministrar cursos e palestras em diversas universidades brasileiras, com foco no ensino da clarineta e na linguagem musical do classicismo para instrumentos de sopros. Como freelancer, atua em orquestras e grupos de câmara, entre eles: Orquestra Sinfônica de Ourinhos, Ensemble Harmoniemusik e EOS - Música Antiga USP. Atualmente, é professor de História da Música, Música de Câmara e Clarinete no Conservatório de Tatuí e, desenvolve sua pesquisa de Doutorado em Música na área de Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Luiz Rafael Moretto Giorgetti

Luiz Rafael Moretto Giorgetti

Teoria e Percepção (Matérias Teóricas) e Prática Vocal (Educação Musical)

Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IA-Unesp/ SP) na área de Musicologia, Etnomusicologia e Educação Musical, com tema que versa sobre as práticas pedagógicas de auxílio ao desenvolvimento da escuta musical no âmbito da disciplina de percepção e teoria musical. Durante o mestrado, teve o prazer de ser contemplado com uma bolsa Capes. Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior/ Especialização Lato Sensu (2013) pela UNINTER (Curitiba/ PR); Bacharelado em Instrumento - Violão (2004) sob orientação dos violonistas Cláudio Corradi e José Marcelo Martins; e Licenciatura em Educação Musical (2009), ambos pela Universidade do Sagrado Coração (USC/ Bauru - SP), onde também cursou piano complementar. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Música, atuando principalmente no campo da Teoria/Percepção Musical, Harmonia (funcional e tradicional), violão, guitarra e educação musical. Participou da VI e VII semana de educação musical (IA-Unesp-SP), onde apresentou trabalhos, artigos acadêmicos e a comunicação oral intitulada "Desafinação vocal no contexto da disciplina de percepção musical", sob coordenação dos professores Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Dr. Fábio Miguel e Dra. Maria Consiglia Raphaela Carrozo Latorre. Em 2015, também apresentou trabalho oral no 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas da USC, abordando a seguinte proposta: "Apontamentos Sobre a Disciplina de Percepção Musical no Ensino Superior de Música". Desde 2013 é integrante como guitarrista da Pederneira's Jazz Band e vem se apresentando em vários espaços da região. Atualmente leciona Teoria e Percepção Musical e atua na Área de Educação Musical do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, onde também estudou no curso de guitarra MPB/Jazz. Foi professor de Violão e Teoria/Percepção pela Prefeitura Municipal de São Manuel (1999-2008). Nos anos de 2010 e 2011, foi contratado pela Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo para ministrar dois cursos voltados ao ensino coletivo de violão. Lecionou na Associação dos Amigos do Projeto Guri (AAPG) de agosto de 2009 a março de 2013, as disciplinas Fundamentos da Música e Violão. Classificado em primeiro lugar como professor de ensino básico da disciplina "Arte" no município de Areiópolis-SP, onde foi funcionário público entre os anos de 2009 e 2015. Concluiu como aluno especial da Pós-Graduação (Mestrado) da Unicamp as disciplinas Tópicos Especiais em Composição/Arranjo (2006) e Música e Tecnologia (2014), com os professores Dr. Rafael dos Santos e Dr. José Eduardo R. de Paiva respectivamente. Já atuou como solista e também acompanhando cantores. Participou de vários festivais e workshops, entre eles Festivais de Ourinhos e do Conservatório de Tatuí. Desde 2019 vem se aprofundando no estudo da polirritmia por meio do curso online do Prof Dr. Marcelo Coelho. Como premiação, conquistou em 2001 o 3º lugar no XX Concurso Latino Rosa Mística de Música Curitiba/PR de Violão Erudito (Grupo 3 – Adulto).

Marcos Nascimento

Marcos Nascimento

Professor de Canto Lírico e Teoria e Percepção (Área de Música Erudita)

Especialista em pedagogia vocal, pós-graduado pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), Educador musical graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formado em Regência Coral e Canto Lírico com aperfeiçoamento em Canção brasileira pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí (CDMCC). Em 2022, escreveu o artigo científico “Passagem de registros: história e contribuições da pedagogia vocal acústica”. Este trabalho é resultado de pesquisa sobre a Acústica aplicada à voz cantada sob o prisma da pedagogia acústica de Kenneth Bozeman (uma abordagem que leva em consideração os princípios da Física acústica e Psicoacústica). Em 2021, participou do curso “Acústica aplicada à pedagogia vocal”, ministrado pelo Professor Emérito da Lawrence University, Kenneth Bozeman. Em 2015, como aluno especial de mestrado, cursou no Instituto de Artes da UNICAMP a disciplina de Práticas Interpretativas “Canto: técnica, interpretação e pedagogia”, ministrada pelo professor Dr. Angelo José Fernandes. Em 2014, concluiu os três módulos do curso “Performer da Ópera”, na Universidade Cruzeiro do Sul, ministrado pelas professoras Dra. Cristine Bello Guse e Marilane Bousquet. Em sua extensa formação musical, foi aluno de Cida Lopes (in memorian), Mariana Cioromilla (in memorian), Sueli Freitas e Benito Maresca (in memorian). Também tem participado ativamente de cursos de aperfeiçoamento, seminários, mesas-redondas e master classes de Pedagogia vocal, Educação musical, Regência e Composição, com professores renomados do Brasil e exterior, tais como: Gláucia Salomão (BR/SE), Ana Flávia Zuim (BR/US), Regina Machado, Filipa Lã (PT), Letícia Bertelli, Mauro Fiuza (BR/ES), Walter Chamun, Giorgette Jounelle (CA), Ângela Barra, Laura de Souza (in memorian), Lício Bruno, Celine Imbert, Martha Herr (in memorian), Francisco Campos Neto, Alzeny Nelo, Rosemeire Moreira, Marco Lucado (IT), Bohumil Med (CZE), Ronaldo Silva, Enny Parejo, Cadmo Fausto, Abel Rocha, Edmundo Villani-Côrtes, Rui Paulo Teixeira (PT), Oscar Escalada (AR), Sergio Vasconcellos Correa, dentre outros. No Conservatório de Tatuí, atua como professor de Canto Lírico e Matérias Teóricas. Na área de Percepção Musical, desenvolve atividades de pesquisa tendo como base a audiação e o desenvolvimento vocal. Atua também como Regente do Coral Municipal de Alumínio, equipamento cultural fundado em 23 de julho de 1999, ligado ao departamento de cultura da cidade de Alumínio/SP, em parceria com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Foi integrante do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí por treze anos, atuando como coralista e solista em apresentações de obras de grande repercussão de público e crítica, tais como: “Carmina Burana”, de Carl Orff; “Sinfonia nº 9 em ré menor – op 125”, de L. V. Beethoven; “A Criação”, de J. Haydn; “Vesperae Solemnes de Confessore – KV 339”, de W. A. Mozart; “Missa de Requiem em D menor – opus 48”, de Gabriel Fauré – todas apresentadas em importantes salas de concerto do país, incluindo Sala São Paulo, Auditório Cláudio Santoro (Festival de Campos do Jordão), Teatro da UNIMEP em Piracicaba, Teatro Politheama em Jundiaí, Teatro Theotônio Villela em Sorocaba, Teatro Procópio Ferreira em Tatuí. Integra o Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí, com o qual em 2013 realizou montagem da ópera “Bastião e Bastiana”, de W. A. Mozart, e em 2014 a ópera “Elisir D’amore”, de G. Donizetti, tendo atuado ativamente na produção dos espetáculos. Atuou como coralista das óperas “Dido e Eneas”, de Henry Purcell, “Orfeo ed Euridice”, de Christoph Willibald Gluck, e “Orfeo no Inferno” (Orphée aux enfers), de Jacques Offenbach. Participou como solista junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí nos concertos “Messe – opus 147”, de R. Schumann, “Messiah – HWV 56”, de G. F. Händel, “Missa Brevis in G Major – KV 140” e “Requiem KV 626”, de W. A. Mozart. Em 2010, apresentou o recital “Serenata” com canções do compositor Fúlvio Ferrari, e em 2013 apresentou o recital para piano e voz “Dichterliebe – opus 48”, de Robert Schumann, na programação do V Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí.

Moacir José Dondelli Paulillo

Moacir José Dondelli Paulillo

História da Música

Graduado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de Tatuí e de matérias teóricas no Conservatório de Tatuí. Tem experiência na área de artes, com ênfase em música. Em 2008, frequentou dezenas de cursos, entre eles o de pedagogia e audição musical ativa (Colégio Vértice); Abordagem Pontes na Formação de Professores de Música pela Associação Brasileira de Educação Musical; além de Método de Ensino Coletivo para Sopros (Conservatório de Tatuí); Introdução à Psicomotricidade (Conservatório de Tatuí), entre outros. Participou de dezenas de eventos, tais como Coreto Paulista - Oficinas Técnicas Itinerantes para Maestros e Músicos de Banda (professor de Método de Ensino Coletivo para Sopros e Percussão e Introdução à Regência – 2010); III Encontro de Educação Musical – UNICAMP (2010); Congresso de Educação Musical Willems (2009); XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (2008); Pró Bandas - Programa de Apoio às Bandas (2007); Curso de Musicalização Infantil para Educadores (2005), entre vários outros.

Sueli Poppi

Sueli Poppi

Canto Coral

Licenciada em arte com habilitação em música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), completou sua formação com pós-graduação lato sensu em metodologia de ensino. Iniciou sua carreira como professora no Conservatório de Tatuí em 1978. Atuou como professora de canto coral e, atualmente, trabalha com harmonia e contraponto. Além de sua atuação no Conservatório de Tatuí, também é professora de arte na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Tânia Tonus

Tânia Tonus

Teoria e Percepção

Natural de São Paulo, é pós-graduada em Música de Câmara pela Uninter e pós-graduada em Música Popular pela Faccamp. Realizou trabalho de coordenação da área de disciplinas teóricas na EMESP Tom Jobim a convite de Arcádio Minczuk e Aida Machado, e no Conservatório de Tatuí a convite de Antônio Ribeiro. Graduou-se pela FMCG (Bacharelado- Piano) onde obteve, mediante concurso, bolsa de estudo integral. Teve como professores de piano erudito Beatriz Balzi e Marisa Lacorte. Em sua formação nas áreas erudita e popular, estão: Escola Municipal de Música de São Paulo, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Escola Magda Tagliaferro, Escola Livre de Música Novo Tempo (curso História do Jazz com Carlos Calado), Conservatório de Tatuí (formada em piano MPB/Jazz sob a orientação do pianista Paulo Braga e dos professores Paulo Flores e Mário Campos), USP e Unesp (onde cursou disciplinas complementares como curso livre de composição com Dante Grela e disciplina de mestrado com Marisa Fonterrada). Atualmente, é pianista dos Coros Municipais de São Bernardo do Campo e do Duo Ressignificações – Música e Literatura ao lado do professor e coordenador do departamento de estudos lusófonos da Universidade Paris Sorbonne. Atuou como pianista no musical “Candide” e integrou diversas outras formações como duos, trios, combos, grupos de música instrumental e big band. Atua no ensino da música há mais de 20 anos em São Paulo e interior. Participou do XXII WEA- Workshop Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem, cujo artigo selecionado em concurso foi publicado em revista acadêmica, fruto do trabalho que vem desenvolvendo desde o ano 2000 como professora das disciplinas de percepção musical e estruturação (erudita e popular) na EMESP Tom Jobim (até 2008) e no Conservatório de Tatuí desde 2009.