Secretaria da Cultura
Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica
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Conservatório Dramático e Musical de Tatuí

Educação Musical

O Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades na área de educação musical na década de 1960, quando instituiu o curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos de idade. A partir de 1990 foi implantado o curso de Musicalização Infantil, voltado para a faixa etária de cinco anos e, posteriormente, de quatro anos. Em 2004 passou a oferecer o curso de Musicalização para Educadores e, em 2009, o curso de Musicografia Braille.
Atualmente, o setor é coordenado pela professora Shirlei Escobar Tudissaki e é formado por corpo docente altamente qualificado, com vasta experiência na área da Educação Musical.
Todos os cursos oferecidos pelo setor estão fundamentados nos princípios pedagógicos de importantes educadores musicais, como: Carl Orff (valorização da expressão e criação); Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical); Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (considerar a música enquanto discurso); Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros.

 

Cursos e disciplinas

O setor de Educação Musical, atualmente, oferece os seguintes cursos: Musicalização Infantil, Iniciação Musical, Musicografia Braille e Musicalização para Educadores; conforme consta na grade curricular.
O curso de Musicalização Infantil atende crianças de 4 e 5 anos e desenvolve estratégias de ensino por meio de atividades musicais para movimento e expressão corporal, apreciação musical, introdução à leitura e escrita musical, execução instrumental e repertório.
As aulas dos cursos da Iniciação Musical são desenvolvidas a partir de vivências e atividades lúdicas que estimulam os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Apresenta quatro disciplinas: Consciência Corporal, Prática de Música em Conjunto, Prática Vocal e Treinamento Auditivo:
– Disciplina Consciência Corporal – A disciplina é estruturada dentro da seguinte rotina: alongamento, aquecimento, improviso, repertório e projetos bimestrais. Essa rotina é trabalhada ao longo do curso com as crianças de seis a oito anos para que se estimule e desenvolva no aluno o cuidado com o próprio corpo e suas possibilidades.
– Disciplina Prática de Música em Conjunto – Esta disciplina pretende oferecer o conhecimento elementar da prática de música em conjunto, por meio da apresentação e exploração dos instrumentos: flauta doce soprano, percussão leve e instrumental Orff. Proporcionará a sensibilização da percepção auditiva, bem como desenvolverá a consciência corporal através do processo de controle respiratório na execução instrumental (flauta doce soprano) e manulação (percussão).
– Disciplina Prática Vocal – A disciplina está estruturada na seguinte rotina: alongamento corporal, aquecimento vocal e repertório. Essa rotina é trabalhada com as classes de crianças de seis a oito anos de idade, com o intuito de estimular e desenvolver o cuidado com a voz e compreensão das possibilidades vocais de cada aluno.
– Disciplina Treinamento Auditivo – Esta disciplina pretende oferecer o conhecimento básico dos elementos musicais (rítmicos e melódicos) e o desenvolvimento da percepção auditiva. O aluno entrará em contato com a simbologia musical por meio de materiais pedagógicos específicos para alfabetização musical infantil.
O curso de Musicografia Braille possibilita o aluno com deficiência visual desenvolver plenamente suas atividades de escrita e leitura musical no Sistema Braille, dando-lhe o suporte necessário dentro de suas especificidades na execução instrumental.
O curso Musicalização para educadores foi estruturado em 2004 atendendo à demanda de professores da rede de ensino, interessados em conhecer os procedimentos da musicalização infantil após constatarem que a música, em razão de seu poder criador e liberador, é um poderoso recurso disponível para ser usado no processo educacional. Da mesma forma, a volta do ensino de música nas escolas despertou também o interesse de músicos em conhecer práticas pedagógicas que facilitassem o exercício da profissão.

 

Grade curricular

Curso

Faixa Etária

Duração

Disciplinas

Musicalização Infantil

4 e 5 anos

4 semestres

– Musicalização Infantil

Iniciação Musical

6 a 8 anos

6 semestres

– Consciência Corporal
– Prática em Conjunto
– Prática Vocal
– Treinamento Auditivo

Musicalização para Educadores

Adultos

4 semestres

– Iniciação Musical
– Musicalização Infantil
– Música e Inclusão
– Prática de Música em Conjunto

Musicografia Braille

Adultos

8 semestres

– Musicografia braille

Adriano Felício da Costa

Adriano Felício da Costa

Prática de Música em Conjunto e Treinamento Auditivo

Mestre em Educação (Uniso), tendo desenvolvido pesquisa sob o tema "Ensino da Música em Pauta - Contextos e dilemas na educação básica". É bacharel em Violão pela UFSM (RS). Foi bolsista das professoras Luciane Wilke Garbosa e Claudia Bellochio (UFSM). Realizou cursos de organização de eventos, tendo sido curador do evento "Encontro – Ensino da Música em Pauta: Contexto e Dilemas na Educação Básica" (Uniso - 2011). Atuou também como coordenador artístico da Mostra Violonística de Votorantim (2007 e 2008), e do Encontro de Orquestra de Violões (2008 e 2010). Participou da III Semana da Educação Musical UNESP (Oficina com Murray Scheifer); II Festival de Música Erudita de Piracicaba - Curso de Rítmica Dalcroz (prof. Iramar Rodrigues); Oficina de Educação Musical e Percussão Corporal com Lu Horta (Barbatuques); Oficinas Via Cultura Che Ro Momaiteí, Brasil! e Dinâmica de Ensaio para Coral Infantil com Thelma Chan; Seminário Internacional de Educação Superior UNISO; XVIII e XIX Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria / Vale Vêneto; VII Seminário de Violão Souza Lima; I FIVO Festival Internacional de Violão em Osasco; III, V e VI Festival Nacional de Violão de Guaratinguetá Dilermando Reis; I Festival Nacional de Violão de Votorantim; e II Simpósio Internacional de Guitarra Del Litoral na Argentina (Universidad Autónoma de Entre Ríos). Dentre os recitais realizados, destacam-se atuações como solista da Orquestra de Câmara de Campinas em Votorantim, sob regência Rogério Santos (2001) e estréia da obra Toada (opus 18b) para 2 violões de Dimitri Cervo (2005). Assina ainda a trilha sonora "Quando se desprendem as partes", Coletivo O12 (Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna-2008) e a do documentário "Sociedade Autônoma Fábrica Votorantim", organizado por Werinton Kermes. Atualmente é professor do Conservatório de Tatuí nas disciplinas Prática de Música em Conjunto e Treinamento Auditivo; também é professor do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari e de pós-graduação em Arte-Educação do Nobre - Instituto de Desenvolvimento Educacional.

Ana Paula Zambon Gambini

Ana Paula Zambon Gambini

Treinamento Auditivo

Formada em Canto Lírico pelo Conservatório de Tatuí integrou os corais "Da Boca Pra Fora" e o "Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí" sob a regência do maestro Cadmo Fausto (2002 a 2008). Com os corais teve a oportunidade de se apresentar em locais de grande importância no cenário musical, tais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Memorial da América Latina (SP) e no Teatro Procópio Ferreira (Tatuí), com repertório Erudito e Popular. Estudou Canto na Escola Municipal de São Paulo - Tom Jobim/SP, sob orientação do professor Marcos Thadeu. Formada em pedagogia pela UniSEB e está cursando Licenciatura em Educação Musical (UFSCAR ). Participou em janeiro de 2014 do VIII Curso Internacional-Orff Schulwerk no Brasil: Estevão Marques (Brasil), Verena Maschat (Espanha) e Pollo Vallejo (Espanha). Atua desde 1998 como Educadora Musical (Musicalização e Canto-Coral infantil) em Araras (SP) no Colégio Monteiro Lobato (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II). É Coordenadora Pedagógica/Musical da Escola de Música Carlos Viganó (Projeto pertencente à Cooperativa de Música Maestro Francisco Paulo Russo, mantida pela Prefeitura Municipal de Araras-SP). É Professora de Teoria e Percepção Infanto- Juvenil do departamento das Disciplinas Teóricas, e também de Treinamento Auditivo da Área de Iniciação Musical no Conservatório de Tatuí.

Isabel Cristina de Campos

Isabel Cristina de Campos

Musicalização Infantil, Musicalização para Educadores e Treinamento Auditivo

Pós-Graduada em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, formada em Pedagogia e Piano Erudito. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí desde 2000, no setor de Educação Musical. Na área de sua especialidade, estudou com os professores: Josette Feres, Enny Parejo, Violeta Hemsy de Gainza, Lásló Ordog, Carlos Miró, Thelma Chan e Uirá Kuhlmann. Tem participado também de diversas oficinas, encontros e congressos de Educação Musical, destacando-se dentre eles: VII Curso Internacional sobre Método Kodály de Aprendizagem Musical (2002); Jogos e Brincadeiras Musicais sobre o Método Dalcroze (2008); XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM (2008); Congresso de Educação Musical Willems (2009); IV Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes – UNICAMP (2011), entre outros. Como educadora musical, tem se dedicado a pesquisas e estudos sobre a música na educação infantil e o processo de alfabetização musical. Ministrou as oficinas: "Música e Movimento na Educação Infantil" e "Princípios da Alfabetização musical através de Jogos e Brincadeiras", dentro da 1ª Semana de Educação Musical do Conservatório de Tatuí (2013). Atualmente é professora no curso de Musicalização Infantil, na disciplina de Treinamento Auditivo no curso de Iniciação Musical e Musicalização para Educadores.

Karla Cremonez Gambarotto

Karla Cremonez Gambarotto

Musicografia Braille

Clarinetista, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Música, Especialista em Musicografia Braille, formada em Pedagogia. Como Educadora Musical se interessou em pesquisar e estudar: Música e Inclusão, onde se especializou em Inclusão do Aluno com Deficiência no Ensino Regular - Braille e Libras (USP); Educação Especial com habilitação nas Áreas: Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Intelectual e Deficiência Física; Psicopedagogia Educacional e Psicopedagogia Clínica (UNAR). Em suas especialidades estudou e recebeu orientações de: Dolores Tomé; Beatriz Ilari; Bernardete Zagonel; Lydio Roberto; Cassiana Zamith; entre outros. Desde 2005 é Professora de Educação Musical Infantil do Colégio Objetivo de Tatuí na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Desenvolveu trabalhos nessa mesma área de Musicalização em vários Projetos Sociais, Ongs, Bandas e Fanfarras e Associações para Portadores de Deficiências. Em seu Currículo constam participações em diversos cursos, workshops; palestras com Enny Parejo; Josette Feres; Beatriz Ilari; Thelma Chan etc. Passou a integrar em 2007, o Corpo Docente do Conservatório de Tatuí, onde implantou o Curso de Musicografia Braille e nesse ano de 2012, a convite do Coordenador Ronaldo Silva passou a ministrar as disciplinas de Prática de Música em Conjunto Infantil e Musicalização para Educadores – Música e Inclusão na Realidade Escolar. Ministra aulas em Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Especialização em Deficiência Visual (Braille) nas cidades do Estado de São Paulo à Profissionais das áreas de Educação Especial; APAES e Instituições de Reabilitação juntamente com o Centro de Educação Especial e Orientação Profissional "Lilian Carla" – Bauru/SP em parceria com diversas Faculdades e Universidades. Também é graduanda do curso de Produção Fonográfica da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, onde realiza pesquisas sob orientação da professora-doutora Élide Vivan.

Marcelo Gasparini

Marcelo Gasparini

Consciência Corporal

Também conhecido como Tchello Gasparini, é ex-aluno de teatro e de violino do Conservatório de Tatuí. É bacharel em direção teatral pela Universidade de São Paulo (USP), onde fundou e dirigiu o Coletivo de Galochas, grupo teatral que desenvolve pesquisas em espaços alternativos. Trabalhou, como professor de teatro e performance, em instituições como o SESI Vila Leopoldina, Instituto Criança Cidadã (SP) e Fundação Curro Velho (PA). Como músico, trabalha como vocalista, violonista e guitarrista em diversos projetos de diferentes estilos, como "Coletivo Sonoro Radiola" (MPB, samba, baião, pop rock), "Capitão Beronha" (blues/rockabilly), "Gigantes de Asas" (música para crianças), além dos projetos solo de MPB, rock e blues.

Maria Eugênia Sacco

Maria Eugênia Sacco

Prática de Música em Conjunto

Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck, com Anneke Uittenbosch (1994-95), e na Academie voor Oude Muziek, com Patrick Ayrton (1995-96). Participou de cursos ministrados pelo cravista Ilton Wjuniski no Conservatorio Superior de Salamanca (Espanha), Musica para teclas de los siglos XVI y XVII (2001), e na Académie Musicale de Villecroze (França), Stage de Clavecin (2001) e Atelier de Musicologie (2003). De 2000 a 2003 foi assistente do professor Ilton Wjuniski na Fundação e Escola Magda Tagliaferro, em São Paulo (projeto pedagógico apoiado pela Fundação Vitae), sendo por ele orientada nos estudos de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca. Foi professora de cravo e baixo contínuo na mesma instituição por quase dez anos. É professora de cravo, baixo contínuo e música de câmara no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, desde 1998, exercendo ainda o cargo de docente na disciplina prática de música em conjunto na área de educação musical. Além das atividades como docente, atua como cravista do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, o qual é coordenado pela professora e flautista Selma Marino. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos e master classes além de festivais em várias cidades do Brasil, nos quais exerceu o acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da área de música antiga. Ministrou master classes pelo Brasil e exterior: Prática de Música Barroca e Oficina de Ópera Barroca- Festival de Música de Londrina (2004), Cravo e Prática de Música Barroca - II Festival de Música Antiga de Porto Alegre (2005); Cravo - Escuela Universitaria de Música - Montevideo, Uruguai (2005); Cravo- Escola de Música de Blumenau do Teatro Carlos Gomes (2008). Foi selecionada para participar da master class de cravo realizada no PERFORMA CLAVIS (Evento organizado pelos Programas de Pós- Graduação em Música da UNICAMP- UNESP e USP) em 2010, na UNESP e, em 2012, na UNICAMP. Paralelamente à carreira pedagógica, realiza concertos com o DUO AULEUM (cravo e viola da gamba) em vários estados do Brasil.

Miriam Gonçalves Diniz Ferreira

Miriam Gonçalves Diniz Ferreira

Prática vocal

Formada em educação artística com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Musical. Regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil. Foi semifinalista do Concurso Funarte na cidade do Rio de Janeiro, com o coro infantil “Moléculas”. Com o mesmo coro ganhou em primeiro lugar, com o tema “Amor e Infância”, o concurso do 1º Encontro Latino-Americano de Jacareí, além de ter sido semifinalista do Mapa Cultural Paulista (fase municipal). Fez curso com Dulce Leandro, Gisele Cruz, Violeta Gainza, Henry Leck, Marisa Fonterrada, Erik Westemberg e Angelo Fernandes. Atualmente, realiza trabalho vocal na área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí e é regente do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, além de atuar na área de Canto Coral da Emesp-SP.

Patrícia Vieira de Moraes

Patrícia Vieira de Moraes

Prática de Música em Conjunto e Treinamento Auditivo

Iniciou seus estudos de música – piano - no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí tendo como professores Hélia Jordão, Irene Almeida, Catarina Domenici e Leila Mutanen Tai. Em 1993 ingressou na Unicamp, graduando-se em piano na classe de Mauricy Martin. Manteve paralelamente ao estudo de piano esteve o canto erudito e popular, participando ativamente de corais e aulas de canto tendo como professores Adriana Giarola Koyama, Cíntia Borgani, Mirtes Lomba e Cláudio Casarini. Participou de workshop de Musicalização Infantil realizado pelas professoras Darli Paulillo e Irene Almeida; de Curso de Interpretação e Leitura Pianística realizado por Míriam Braga; do Concurso de Incentivo para Piano; do 2º Concurso Interno de Estímulo de Piano; do Curso de Performance e Voz na área cênica; do Seminário de Atualização Didática na área de Teclado; e de diversos congressos na área da educação sempre focando a educação musical, além do curso “Psicomotricidade como Auxiliar na Educação Musical” tendo como facilitadores Maria Zei Biagioni, Márcia Visconti, Monique Mayumi e Públio Gimenes. Fez parte do grupo teatral Falsa Modéstia atuando como cantora e sonoplasta realizando espetáculos de diversos gêneros. Em 2008, finalizou a pós-graduação em Educação Especial – Especialização em Deficiência Intelectual no Centro Universitário Claretiano, cujo tema da monografia foi: "Educação Musical e Inclusão", atuando amplamente na área da Educação Musical com pessoas especiais desde 2002. Em 2008 ingressou na UAB – UFSCar no curso de Licenciatura em Educação Musical. Em 2010 participou do VII Simpósio de Educação Musical Especial com Viviane Louro. Em 2013 graduou-se em Licenciatura em Educação Musical pela UAB – UFSCar.

Selma Marino

Selma Marino

Prática de Música em Conjunto

Iniciou seus estudos musicais em São Paulo, estudou flauta doce com as professoras Cléa Galhano na Pró-Música – Escola de Arte, e com Terezinha Saghaard na Escola Municipal de Música. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar. Participou do curso de cravo, baixo contínuo e música de câmara ministrado por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do workshop de Dança Barroca ministrado por Ricardo Barros (BR/UK) no Conservatório de Tatuí; e do XXIV Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce e Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes, Oficina de Ópera Barroca ministrada por Marília Vargas (BR/CH). Participou do XLVI Corso di Musica Antica di Urbino (Itália) na classe de flauta doce e música de câmara do professor Stefano Braguetti. Estudou cravo e baixo contínuo no Conservatório de Tatuí com a professora Maria Eugênia Sacco. Participa anualmente de encontros, mostras e eventos de flauta doce. Na área de educação musical participou dos seguintes cursos: 2º curso AM² de Aplicação da Flauta Doce na Musicalização Infantil; VII curso Internacional sobre o método Kodály, ministrado por Lázlo Ördog e Carlos Miró; A Flauta Doce na Educação Musical; ministrado por Renate Weiland; Curso de Musicalização para Educadores do Conservatório de Tatuí; Curso de Filosofia sobre o Método Suzuki para flauta doce; ministrado por Renata Pereira; e Curso de Rítimica e pedagogia Dalcroze ministrada pelo Prof. Iramar Rodrigues do Instituto Dalcroze de Genebra (Suíça). Foi tutora presencial do curso de Licenciatura em Ed. Musical da UFSCar-EAD. É Licenciada em Educação Artística e pós-graduada em nível de especialização em Metodologia do Ensino da Música e em Música de Câmara. Atualmente é flautista e coordenadora do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, professora de flauta doce do setor de Performance Histórica, Música de Câmara e de prática de música em conjunto para Iniciação Musical no Conservatório de Tatuí.

Shirlei Escobar Tudissaki

Shirlei Escobar Tudissaki

Coordenadora do Setor de Educação Musical e professora nas disciplinas: Musicalização para Educadores e Prática vocal

Doutoranda e Mestra em Música – Educação Musical – pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IA-Unesp). Possui pós-graduação lato sensu em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Bacharelado em Instrumento – Piano pela Universidade do Sagrado Coração (USC), onde teve orientação da Profa. Dra. Rosa Maria Tolón Marín (Cuba). Também foi aluna de Regência Instrumental e Piano do Conservatório de Tatuí e finalizou o Curso Técnico em Instrumento – Piano. Atua há 17 anos com o ensino de música e atualmente é coordenadora e professora do Setor de Educação Musical do Conservatório de Tatuí e professora na Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como docente do programa de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Música do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão/UNINTER (IBPEX/UNINTER) e por cerca de dez anos no Projeto Guri (AAPG), como regente de coro e orquestra, supervisora/coordenadora técnico-musical, e assistente em Educação Musical da Diretoria Educacional, atividade na qual foi responsável pela Coordenação Pedagógica dos 29 livros didáticos do Projeto Guri (2011; 2013). Especializou-se em coro infantil e pedagogia musical com diversos profissionais no Brasil e no exterior. Participa ativamente de cursos na área de Educação Musical, tendo realizado cursos com os professores: Andrea Ostertag (Salzburg – Áustria), Ana Yara Campos, Barbara Haselbach (Salzburg – Áustria), Beatriz Ilari, Cecília Cavalieri França, Christa Coogan (München – Alemanha), Doug Goodkin (San Francisco – EUA), Ermelinda Paz, Eudóxia de Barros, Fernando Corvisier, Harold Brown (EUA), Henry Leck (EUA), James Harding (San Francisco – EUA), Keith Swanwick (London – Inglaterra), Keith Terry (EUA), Marco Antônio da Silva Ramos, Murray Schafer (Canadá), Polo Vallejo (EUA/Espanha), Sofía López-Ibor (San Francisco – EUA), Soili Perkiö (Helsinki – Finlândia), Verena Maschat (Madrid – Espanha), e Wolfgang Hartmann (Salzburg – Áustria). Foi vencedora de concursos de piano durante a infância e adolescência. Publicou diversos artigos científicos na área de educação musical e é autora do livro “Ensino de música para pessoas com deficiência visual”, lançado em 2015 pelo selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp.

Sílvia Salles Leite Lombardi

Sílvia Salles Leite Lombardi

Musicalização Infantil

Mestre em Música pela UNESP. Possui larga experiência no ensino musical, tendo se dedicado principalmente a crianças de 4 a 8 anos. Graduada em Educação Artística, tem formação musical em flauta-doce e violão. Pós graduou-se no curso Capacitação Docente em Música Brasileira pela Universidade Anhembi-Morumbi. Participou de diversos cursos na área de musicalização e flauta-doce, incluindo as metodologias e ideias dos pedagogos musicais como Dalcroze, Kodaly, Willems, Suzuki e principalmente Orff. Dedica-se ao estudo da música da cultura infantil, tendo a pesquisadora e etnomusicóloga Lydia Hortélio como referência. Foi sócio-fundadora da Abraorff, Associação Orff Brasil, onde atuou até 2009. Ao longo de sua trajetória, lecionou em escolas de ensino regular, escolas de música, instituições e OnGs, dedicando-se também à formação docente, na capital e interior paulista. Atualmente, além do Conservatório, leciona na Escola Municipal de Musica, Colégio Alpis Veredas e Lar das Meninas Célia Teresa, em Itapetininga.

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