Banner - Ingressos INTI
Edital Novos(as) Alunos(as) - #VEMPROCONSERVA
Edital - Bolsa Performance - Vagas Remanescentes

Violinista búlgara Rossitza Goza realiza workshop gratuito no Conservatório de Tatuí

Professora da ‘West Texas A&M University’ abordará a ‘Pedagogia para o ensino de cordas friccionadas’ no dia 22 de junho, às 14h, no Teatro Procópio Ferreira

Violinista búlgara Rossitza Goza realiza workshop gratuito no Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – recebe nesta semana a violinista búlgara Rossitza Goza, professora da ‘West Texas  A&M University’ (EUA). Ela ministrará, no dia 22 de junho, às 14h, o Workshop “Pedagogia para o ensino de cordas friccionadas”, aberto ao público em geral. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita.

De acordo com o gerente pedagógico musical do Conservatório de Tatuí, Pedro Persone, a vinda de Rossitza Goza tem vários objetivos. “Ela recebeu, em sua classe de violino (EUA), um aluno egresso do Conservatório de Tatuí. Este ex-aluno, que foi orientado pela Profª Graziela Pagotto, mostrou-se muito bem preparado e com uma sólida formação técnico-musical. Surpresa com o interesse, a qualidade e as aptidões do aluno, ela perguntou sobre sua formação e manifestou o desejo de conhecer a instituição, talvez até para viabilizar futuros intercâmbios entre as instituições”, comenta.

Com a visita internacional, mediada pela professora do curso de Violino da instituição, Graziela Pagotto, o Conservatório de Tatuí abre a oportunidade para que mais alunos da instituição tenham aulas com a professora Rossitza Goza. Além do workshop, ela ministrará duas Master Classes de Violino nos dias 20 e 21 de junho. Estas, proém, oferecidas apenas para alunos(as) da instituição.

Rossitza Goza

Desde 2006 Rossitza Jekova Goza é a spalla da Tulsa Symphony (Oklahoma – Estados Unidos) e já se apresentou como solista e recitalista em países como Alemanha, Suíça, Espanha, Itália e Bulgária, sua terra natal, além de passagens por diversas universidades dos Estados Unidos em sua carreira acadêmica.

A violinista já atuou como concertino da Baton Rouge Symphony Orchestra, da North Arkansas Symphony Orchestra e da Amarillo Symphony, além de desempenhar o papel de principal segunda violinista da Royal Philharmonic Orchestra em Londres. Em 2010, passou a integrar como primeiro violino o Harrington String Quartet, um quarteto residente na West Texas A&M University, e desde então tem se apresentado com o grupo com aclamação da crítica nos Estados Unidos e em outros países. A gravação colaborativa do quarteto com o Phoenix Chorale, Northern Lights, foi premiada como Melhor Álbum Vocal Clássico de 2012 do iTunes. Em 2016 o HSQ encomendou e estreou um quarteto de cordas do compositor americano Samuel Jones.

Na carreira acadêmica, Rossitza registra passagens pelo ensino universitário na Universidade do Norte do Texas, a Universidade de Oklahoma, a Universidade de Arkansas e a West Texas A&M University em Canyon, Texas, onde reside atualmente. É fundadora do FiddleFaddle, um acampamento de verão de música de câmara na WTAMU para músicos avançados de cordas e já ministrou master classes na University of San Francisco, Wichita State University, Louisiana State University, Oklahoma State University, University of Missouri em St. Louis, Catholic University of America em Washington DC, Suwon e Changwon Universities, na Coreia do Sul. No currículo, ainda há curtas residências na Sofia School of Music na Bulgária, na Indiana University e na Autonomous University of Baja California em Ensenada, México.

SERVIÇO
Workshop “Pedagogia do ensino de Cordas Friccionadas”
Professora convidada:
Rossitza Goza (West Texas A&M University – EUA)
Data: 22 de junho de 2022, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h

_

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.