• Flickr Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Sustenidos abre inscrições para o programa de intercâmbio MOVE

Realizado no Brasil desde 2015, alunos(as) e ex-alunos(as) do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, podem se inscrever para participar do programa de intercâmbio

Sustenidos abre inscrições para o programa de intercâmbio MOVE

01/02/2023

A Sustenidos Organização Social de Cultura anuncia a abertura de inscrições para o MOVE 2023. O projeto de intercâmbio selecionará até 06 (seis) jovens brasileiros(as) para atuar voluntariamente, no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa), no período de setembro de 2023 a junho de 2024. Esta data pode ser antecipada ou postergada em função das estratégias mundiais de combate à pandemia de Covid-19 ou por quaisquer outros motivos de força maior.

Os(as) intercambistas selecionados(as) participarão do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados em Nairóbi – Quênia, no mês de agosto (20 a 25/8). Após esta capacitação, seguirão para os países/locais do intercâmbio.

“O MOVE é um projeto muito rico para a organização. Todos os participantes que a gente acompanhou ao longo dos anos voltaram totalmente transformados dessa experiência. Em cada um dos países, se convive com essas quatro culturas e, durante esses dez meses, a gente detecta um crescimento pessoal e profissional muito grande de quem participa,” Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Alguns/algumas candidatos(as) selecionados(as) participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI – Jeunesses Musicales Internacional, desde 2010. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.

Outros candidatos(as) selecionados(as) atuarão como voluntários(as) na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015. Esta instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.

“Eu não fazia ideia do quanto esse lugar é rico em cultura, em música. Eu estou admirada com a riqueza cultural que Moçambique tem e estou muito feliz de ter pessoas muito generosas ao meu redor. É isso que a África tem me ensinado, é isso que Moçambique tem me ensinado, a ser muito generosa”, comenta Helen Quintanares, participante do MOVE 2022.

No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos(as) intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.

regulamento do MOVE 2023 está disponível aqui e o formulário de inscrição está neste link.

Programa de intercâmbio MOVE
Inscrições:
01/02/2023 a 02/03/2023
Podem participar: alunos(as) e ex-alunos(as) do Conservatório de Tatuí, com 18 a 25 anos de idade
Regulamento: https://bit.ly/RegulamentoMOVE2023
Formulário de inscrição: https://forms.office.com/r/616vkKYYbs

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.