Banner - Ingressos INTI
Banner Institucional 1

Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz se apresentam juntos no Conservatório de Tatuí

Colaboração entre os grupos artísticos da instituição está prevista para acontecer na quarta-feira, 11; orquestra contará com a regência do maestro Emmanuele Baldini

Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz se apresentam juntos no Conservatório de Tatuí

06/05/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – apresenta o show “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz” na próxima quarta-feira, 11, a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. O concerto, que prepara diálogo entre dois importantes grupos da instituição, tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados com antecedência na internet através da plataforma INTI e na bilheteria do próprio Teatro, de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

 

O espetáculo é uma colaboração entre dois grupos artísticos do Conservatório de Tatuí e propõe um diálogo entre ritmos, gêneros e novos arranjos. Para o concerto “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz”, a abertura fica por conta de obras do compositor Arthur Barbosa em ritmos caribenhos para violino e orquestra. O público poderá contemplar o repertório com arranjos de clássicos e novas obras do universo caipira, envolvendo músicos dos dois grupos. Com arranjos de Rinaldo Zamai e com o maestro Emmanuele Baldini na regência da orquestra, o evento promete cativar o público.

 

O Grupo de Música Raiz surgiu em 2018 sob a coordenação do compositor, instrumentista de viola caipira, e pesquisador da cultura popular brasileira, Zeca Collares. Com a missão de fazer leitura, pesquisas e performances da música raiz do Brasil, tanto instrumental quanto em canções, o grupo é formado exclusivamente por alunas e alunos de instrumentos e canto nas áreas de MPB/Jazz e Erudito do Conservatório de Tatuí. O repertório inclui a diversidade rítmica da música raiz de diversas regiões brasileiras.

 

Desde 1985, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí une professores e alunos bolsistas da área de cordas sinfônicas em uma ampla experiência de repertório, álbuns gravados e turnês. A orquestra, cuja regência foi recentemente assumida pelo maestro italiano Emmanuele Baldini, também realiza concertos didáticos com o objetivo de divulgar a música clássica entre as crianças de escolas públicas de Tatuí.

 

O concerto “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz” faz parte das novidades anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada de apresentações dos grupos artísticos em 2022. A programação prevê ainda dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Banda Sinfônica, Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo.

 

 

SERVIÇO
Concerto: Orquestra Sinfônica & Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí

 

Data:  11 de maio, quarta-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

 

REPERTÓRIO GRUPO DE MÚSICA RAIZ COM ORQUESTRA SINFÔNICA

Acontecência- (Cláudio Nucci) – Ritmo: Boi

Lamento Sertanejo (Dominguinhos) – Ritmo: Toada

Arrumação (Elomar Fogueira) – Ritmo: Toada/Baião

Dona Fia (Roque Ferreira) – Ritmo: Samba do Recôncavo.

Recordações de Ypacaraí (Zulema Mirkin e Demétrio Ortiz) – Ritmo: Chamamé.

Fazendinha (Nilson Chaves) Ritmo: Carimbó

Natural (Zeca Collares) – Ritmo: Guarânia

Cheiro de Relva (Dino Franco) – Ritmo: Toada Ligeira

No Rancho Fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo) – Ritmo: Toada Ligeira.

FICHA TÉCNICA:

Regência: Emanuel Baldini

Arranjos para Orquestra: Rinaldo Zamai

Arranjos para o Grupo: Zeca Collares

Coordenação do Grupo: Zeca Collares

GRUPO DE MÚSICA RAIZ

INTEGRANTES:

Bruna Santos: Contrabaixo Elétrico

Gilliard Machado: Percussão

Gustavo Antunes: Voz

Helen Quintanares: Violoncelo

Jéssica Diaz: Voz

Licério Generoso: Viola Caipira/Voz

Matheus Mantovani: Violão Nylon

Odair Jr: Viola Caipira/Voz

Gonzalo Bernabó: Acordeão

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.