Banner - Ingressos INTI
Edital Novos(as) Alunos(as) - #VEMPROCONSERVA
Edital - Bolsa Performance - Vagas Remanescentes

Neymar Dias e Quarteto de Cordas apresentam concerto de viola brasileira no Conservatório de Tatuí

Show que promete um diálogo da viola caipira com diferentes estilos musicais será na próxima sexta-feira, dia 24, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí

20/06/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia o concerto de Neymar Dias e Quarteto de Cordas na próxima sexta-feira, dia 24, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. O grupo, liderado pelo multi-instrumentista paulistano, promete um espetáculo com imersão musical em que a viola brasileira expande seus horizontes para além do repertório tradicional de raiz. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Para este concerto, os artistas apresentam um repertório em que as possibilidades solísticas da viola brasileira dialogam com diferentes estilos musicais, sempre com o cuidado de preservar as características, de raízes ancestrais, sobre as quais foi construída a história do instrumento. O programa abrange os temas tradicionais da música caipira regional, passando pela música erudita, com Bach, Villa-Lobos, além de composições autorais que dialogam também com a música pop.

Filho de compositor de música caipira, Neymar Dias é autodidata e aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. O músico paulistano é considerado um dos artistas mais interessantes da cena brasileira com musicalidade única que carrega nas memórias uma história afetiva com a música e inúmeros estilos. Em 2013, lançou um álbum em parceria com Toninho Ferraguti com clássicos da música brasileira raiz, por meio de uma sonoridade camerística, que rendeu nomeação do duo ao Grammy Latino de 2014 concorrendo na categoria de melhor álbum de música raiz (Festa na Roça).

Formado por Liliana Chiriac, Pedro Visockas, Juan Rossi e Samuel da Silva, o Quarteto de Cordas se juntou à Neymar Dias para o álbum “Intervalo” (2010). O disco foi marcado por obras autorais que permitiram ao músico esbanjar seu talento como compositor, baixista, violeiro e arranjador. Com formação e experiência que abarcam anos de dedicação à música erudita e popular, Neymar traz ao público a personalidade de quem conhece e sabe explorar os dois universos musicais com profundidade.

Concerto: Neymar Dias e Quarteto de Cordas
Data:  24 de junho de 2022, sexta-feira
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do Teatro, que abre de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Classificação indicativa: Livre

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.