Coro do Conservatório de Tatuí convida a soprano Yuka de Almeida Prado para dois concertos gratuitos

O grupo apresenta-se nesta sexta-feira, dia 19, na Igreja Matriz de Tatuí, e sábado, dia 20, na Igreja Santa Cruz, ambos às 19h30

18/11/2021

O Coro do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, convida a soprano Yuka de Almeida Prado para dois concertos presenciais gratuitos neste fim de semana. O primeiro será realizado nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). O segundo será no sábado, dia 20, às 19h30, na Igreja Santa Cruz.

O Coro foi fundado em 1988 e desenvolve repertórios variados, que passam pela música brasileira, repertório sinfônico, música sacra, entre outros. Neste concerto, o grupo recebe a soprano Yuka de Almeida Prado, professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) desde 2005, onde leciona canto e realiza pesquisas relacionadas a voz cantada por meio do Laboratório de Performance e Ciências do Canto.

Yuka de Almeida Prado é doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e bacharel em Canto pela Faculdade da Música Kunitachi (Tóquio, Japão). Além de educadora, é cantora de ópera e música de câmara, e atua principalmente na divulgação da canção de câmara brasileira. Tem trabalhos apresentados em Congressos sobre Performance em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia e Áustria. É solista membro do Ensemble Mentemanuque. Registra apresentações de primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e no exterior.

Os concertos integram a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí, evento mais longevo da instituição, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano será estendida de 7 de novembro a 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição.

60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí
Coro do Conservatório de Tatuí & YUKA DE ALMEIDA PRADO
Marcos Baldini, regente e preparador vocal
Data: 19 de novembro de 2021, sexta-feira
Local: Igreja Matriz, Centro, Tatuí/SP

Data: 20 de novembro de 2021, sábado
Local: Igreja Santa Cruz, Centro, Tatuí/SP
Eventos gratuitos

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro:
CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/