Coro do Conservatório de Tatuí apresenta Melodias Marianas na Basílica Nossa Senhora da Conceição

Evento gratuito acontece neste sábado, 17, às 20h, na primeira igreja católica da cidade de Tatuí

15/09/2022

O Coro do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realizará um concerto gratuito de composições sacras na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), neste sábado, 17, às 20h, em Tatuí, sob regência de Marcos Baldini.

O concerto apresentará o programa “Melodias Marianas” com um repertório que inclui obras que vão do compositor renascentista belga Jacob Arcadelt ao compositor e pianista norueguês Ola Gleijo. A apresentação traça 600 anos de trajetória da música ocidental. Em cada período histórico, o fazer musical e artístico acompanhou intrinsicamente as repercussões socioculturais de seu tempo.

Com foco na música como prática ritualística, e como base fundamental os textos bíblicos, o Coro do Conservatório de Tatuí, que reúne cerca de 25 vozes, apresentará versões para “Ave Maria” e “Alma Redemptoris Mater”. Cada uma destas obras convida o público a um mergulho estético, emocional e histórico, tendo como pano de fundo o idioma universal – o Latim.

O concerto, ambientado na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição, considerada a primeira igreja católica de Tatuí, promete emocionar a todos. A Igreja Matriz da Capital da Música ganhou recentemente o título de “Basílica Menor” pelo Vaticano, concedido pelo Papa para os templos com importância histórica e arquitetônica.

Fundado em 1988, o Coro do Conservatório de Tatuí oferece aos estudantes ampla experiência do ambiente profissional para a atividade prática de coral. Regido pelo sopranista Marcos Baldini, o grupo destaca-se por trabalhar um repertório variado, que inclui peças a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Marcos Baldini iniciou seus estudos de Canto Erudito no Conservatório de Tatuí, sob a orientação da professora Angelina Colombo Ragazzi, sendo o primeiro sopranista a ingressar no curso de canto desta instituição. Baldini é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, com pós-graduação em Docência no Ensino Superior.

JACOB ARCADELT (1507-1568)
Ave Maria

GIOVANNI PIERLUIGI DA PALESTRINA (1525-1594)
Alma Redemptoris Mater

TOMÁS LUIS DA VICTORIA (1548-1611)

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Stabat Mater

CÉSAR FRANCK (1822-1890)
Ave Maria (FWV 62)

JEAN BAPTISTE FAURÈ (1830-1914)
Ave Maria Luciane Moura Barros, solista

ANTON BRUCKNER (1824-1896)
Virga Jesse

ANTON BRUCKNER (1824-1896)

GYÖRGY ORBÁN (1947)
Ave Maria (in D)

TANGUY DIONIS DU SÉJOUR (1981)

OLA GJEILO (1978)
Ave Generosa

Concerto: Coro do Conservatório de Tatuí
Regência
: Marcos Baldini
Data: 17 de setembro de 2022, sábado
Local: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)
Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.