Institucional 4
Institucional 3

Conservatório de Tatuí realiza 60ª Semana da Música com concertos presenciais e atrações virtuais

Evento mais longevo da instituição, a Semana da Música celebra o Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos – 22 de novembro – com apresentações de Grupos Artísticos e convidados

Conservatório de Tatuí realiza 60ª Semana da Música com concertos presenciais e atrações virtuais

29/10/2021

Com uma programação recheada de concertos presenciais e atrações virtuais, vem aí a 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina. Evento mais longevo da instituição, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano será estendida de 7 de novembro a 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição.

“O evento mais tradicional do Conservatório de Tatuí – a Semana da Música – trará em sua programação diversos gêneros e estilos musicais, ocupando espaços públicos da cidade. A grande novidade deste ano é a transmissão de alguns eventos na internet, o que permite a democratização do acesso aos concertos e projeta o nome do Conservatório e de Tatuí para o mundo”, afirma Renato Bandel, gerente artístico do Conservatório de Tatuí.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Data: 7/11, às 16h

Concerto: Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP

Descrição: Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor, arranjador e educador, professor de acordeão e prática de grupo da Emesp Tom Jobim e com extensa participação em CDs e shows de artistas e grupos consagrados. Com 15 CDs gravados e várias premiações importantes, acaba de lançar o CD “De Sol a Sol”, pelo selo SESC, com obras inéditas para acordão e quinteto de cordas. Ele se apresenta ao lado de Luiz Amato (1º violino), Liliana Chiriac (2º violino), Adriana Schincariol Vercellino (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).

 

Data: 13/11, às 20h30
Concerto: Big Band do Conservatório de Tatuí & NAILOR PROVETA
Local: Praça da Matriz deTatuí/SP
Descrição: Criada em 1975, a Big Band do Conservatório de Tatuí recebe, para este concerto, NAILOR PROVETA, saxofonista e clarinetista líder da Banda Mantiqueira. Transita por vários estilos, como choro, música erudita, sambas contemporâneos e a música instrumental em geral. Coordenação: Diego Garbin

 

Data: 19 e 20/11, às 20h
Concerto: Coro do Conservatório de Tatuí & YUKA DE ALMEIDA PRADO (USP)
Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Santa Cruz), Tatuí/SP
Descrição: O Coro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e desenvolve repertórios variados, que passam pela música brasileira, repertório sinfônico, música sacra, entre outros. Neste concerto, o grupo recebe a solista YUKA DE ALMEIDA PRADO, professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) desde 2005, onde leciona canto e realiza pesquisas relacionadas a voz cantada por meio do Laboratório de Performance e Ciências do Canto. É doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e bacharel em Canto pela Faculdade da Música Kunitachi (Tóquio, Japão). Além de educadora, é cantora de ópera e música de câmara, atuando principalmente na divulgação da canção de câmara brasileira. Regente e preparador vocal: Marcos Baldini.

 

Data: 20/11, às 19h
Apresentação virtual: Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: Em atividade desde 1975, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país e foi criado para oferecer aos estudantes de nível básico, intermediário e avançado da escola a oportunidade de executar peças deste segmento, algo raro no país. Para isso, o grupo utiliza os mais variados instrumentos e acessórios de percussão. Coordenação: Luis Marcos Caldana

 

Data: 21/11, às 19h
Apresentação virtual: Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: Formado em 1996, o grupo busca oferecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes do curso de Violão Clássico da instituição. Desenvolve, regularmente, projetos de pesquisa e divulgação, buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. Coordenação: Edson Lopes

 

Data: 22/11, 19h
Apresentação virtual: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí & EMMANUELE BALDINI
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. Para esta apresentação, o grupo convida violinista e maestro EMMANUELE BALDINI. Nascido na Itália e filho de músicos, iniciou estudos de violino em sua cidade natal com Bruno Polli, posteriormente em Genebra com Corrado Romano, em Salzburgo e Berlim com Ruggiero Ricci, e recentemente estudou a condução com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Músico premiado e atualmente residindo no Brasil, atua como solista ou recitalista em todo o mundo. Também embarcou em empreendimentos musicais como maestro, fundou o Quarteto OSESP (com líderes de seção da orquestra da qual ele é mestre de concertos), intensificou suas atividades de ensino, e com o violino, começou a explorar os vastos tesouros musicais do repertório brasileiro, muitos dos quais, infelizmente, permanecem desconhecidos.

 

Data: 23/11, às 19h
Apresentação virtual: Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí & IZAÍAS BUENO DE ALMEIDA
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil e destaca-se pela grande versatilidade, vasto repertório e notável capacidade de improvisação. Fundado em 1993, o grupo convida para esta apresentação IZAÍAS BUENO DE ALMEIDA, líder do conjunto ‘Izaias e seus chorões’, fundado no início da década de 1970. Nascido em 1937, destacou-se desde criança como solista de bandolim. Por 20 anos, integrou o Conjunto Atlântico comandado por Antônio D’Auria, além de várias atuações nas extintas TV Tupi e TV Excelsior. Considerado um dos maiores representantes do choro na atualidade e o mais respeitado bandolinista de São Paulo, já compartilhou solos com grandes nomes da música brasileira, é parte viva da história do Choro instrumentista, compositor e grande pesquisador do gênero contando com um acervo pessoal de mais de 1500 partituras musicais.

 

Data: 24/11, às 19h
LIVE – Concerto: PianOrquestra  e 16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí “Revisitando o Modernismo”
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: Premiado grupo carioca, PianOrquestra apresenta o espetáculo “COLETIVO”, dirigido pelo músico Cláudio Dauelsberg. Dez mãos e um piano. Essa é a proposta pioneira do PianOrquestra, que há mais de 15 anos encanta plateias pelo Brasil e o mundo. O grupo é formado por quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão e outros acessórios, os músicos exploram infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzida pelo piano, transformando o instrumento em orquestra. A formação reúne o diretor artístico e músico Claudio Dauelsberg, o diretor de produção Carlos Fausto e os músicos Verónica Fernandes, Nathália Martins, Matheus Kern e Mako. Segundo o diretor, o trabalho inaugura uma experiência no conceito de Coletivo de Piano Brasileiro, com compartilhamento do teclado, soma de individualidades e virtuosismo, explorando as sonoridades do piano em todos os seus limites e extensões, contribuindo com inovações para a literatura do Piano. O repertório traz obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Claudio Santoro e Villa-Lobos, chegando à cena pop contemporânea mundial com Beatles, Queen e Michael Jackson, entre outros. O evento também terá o anúncio dos vencedores do 16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí “Revisitando o Modernismo”, que integra a programação da Agenda Tarsila e as comemorações do Centenário da Semana de 1922.

 

Data: 25/11, às 19h
Apresentação virtual: Música de Câmara do Conservatório de Tatuí
Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: O Conservatório de Tatuí apresenta sua Mostra de Música de Câmara, com trabalhos produzidos por alguns dos diversos grupos de música de Câmara formados ao longo do ano por alunos e alunas da instituição. Com formações que incluem duos, trios, quartetos a octetos e que combinam voz e instrumentos de diferentes áreas, a mostra garante uma variedade sonora incrível, além de proporcionar aos estudantes variadas ideias para futuros empreendimentos.
 

Data: 26/11, às 19h
Apresentação virtual: Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí & ZÉ MULATO E CASSIANO

Acesse: youtube.com/VideosConservatorio
Descrição: Criado em 2018, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí visa a pesquisa e difusão do que há de mais valioso na música brasileira de raiz. Nesta apresentação, o grupo convida ZÉ MULATO E CASSIANO, dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Zé Mulato (José das Dores Fernandes) e Cassiano (João Monteiro da Costa Neto). Nascidos em Passabém, Minas Gerais, mudaram-se para Brasília em 1969 e gravaram o primeiro álbum em 1978, intitulado ‘Zé Mulato e Cassiano interpretam Zé Carreiro e Carreirinho’, pela gravadora Chororó. Ganhadores do Prêmio Sharp na categoria Melhor Dupla Regional pelo álbum ‘Meu céu’ (1998) e do 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Dupla Regional (2015). Seu repertório apresenta diversidade rítmica e poética, numa viagem pelos seus 40 anos de carreira.

 

Data: 27/11, às 14h
Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí & MATIAS NIEVA
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP
Descrição: A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1992, no intuito de garantir novas possibilidades de vivência artística para alunos da instituição em seu processo de formação e profissionalização. Para este concerto, o grupo convida MATIAS NIEVA, um dos músicos mais versáteis e ativos do cenário musical ibero-americano, improvisador, solista internacional, fundador  e criador do Trumpet Fest Argentina, empreendedor digital pioneiro no ensino de trompete on-line. Participou de diversos grupos, em diferentes países. Também atua como professor em vários festivais e áreas de ensino. Este concerto marca o início do projeto ‘A Banda do Villa’, que integra a Agenda Tarsila e as comemorações do Centenário da Semana de 1922.

 

Data: 04/12, às 11h
Concerto: Jazz Combo do Conservatório de Tatuí & WANESSA DOURADO
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP
Descrição: Nascida em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem formação não convencional e a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. O grupo convida WANESSA DOURADO, paulistana que se dedica ao violino popular e erudito. É uma das fundadoras do Quarteto Fios de Choro, grupo de São Paulo de música instrumental brasileira, com gravou suas primeiras composições e, desde então, desenvolve arranjos autorais. Conquistou 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo, de Indaiatuba (2018) e participa de apresentações e gravações ao lado de vários artistas consagrados.

 

 

Patrocinador Ouro Conservatório de Tatuí: CSN

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/