Conservatório de Tatuí lança série de videoaulas

Sob gestão da Sustenidos, instituição lança mais de 60 vídeos que serão apresentados ao longo de 2021

Conservatório de Tatuí lança série de videoaulas

04/08/2021

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí traz um espetáculo especial para o público com o lançamento do ‘Conservatório na Rede’. Serão mais de 60 vídeos preparados por professores da instituição e convidados, com o objetivo de levar cultura e conhecimento para mais pessoas e permitir que, mesmo de casa, todos possam aprender e se sentir mais próximos dos docentes e alunos. O primeiro vídeo será divulgado na quarta-feira (04/08)nos canais oficiais do Conservatório no Instagram, YouTube e Facebook.

Além de conhecer toda a história por trás das coxias do maior ConservatórioDramático e Musical da América Latina, o público terá acesso a diversos conteúdos que variam desde a história da música e artes cênicas, repertórios, cuidados com instrumentos, a voz, a cena, até a tecnologia, que se tornou fundamental para que artistas continuem a levar música e teatro a todo Brasil, além de encantar e inspirar suas audiências em um período de pandemia e isolamento social.

O gerente artístico pedagógico de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e um dos coordenadores do projeto, Antonio Salvador, destaca que são aulas breves, em torno de quinze minutos cada uma, podendo despertar o interesse de estudantes e educadores de diversas áreas artísticas. “As séries foram pensadas a partir de três video aulas cada uma, que se articulam entre si a partir de um eixo temático. Algumas video aulas foram preparadas especialmente para as crianças. O projeto ‘Conservatório na Rede´ também é destinado a um público mais amplo, que tem curiosidade nas linguagens presentes no Conservatório, mas que nunca fez uma aula de música ou teatro” comenta Salvador.

A diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, também fala sobre a importância do Projeto. “Assumimos a gestão do Conservatório de Tatuí em um momento atípico e tivemos que adaptar as atividades regulares para continuarmos levando ensino de qualidade aos nossos alunos e alunas, artistas da música e da cena e público de modo geral. Mesmo com a retomada parcial e gradativa das aulas presencias a partir de maio, seguindo todos os critérios de segurança, sentimos que precisávamos continuar a fomentar e disseminar o conhecimento. Por isso, lançamos o ‘Conservatório na Rede’ com o objetivo de tornar público e acessível todo o material produzido por nossos professores e convidados” completa Alessandra.

TEMAS QUE SERÃO APRESENTADOS NAS SÉRIES:

1. Arte Musical e suas Técnicas
  2. Criando Vídeos Musicais
  3. Cuidados com Instrumentos Musicais
  4. Destaques do Conservatório de Tatuí
  5. Fazendo Música com Criança
  6. Gêneros Musicais na Música Popular
  7. Grupos da Música de Concerto
  8. Instrumentos na Música de Concerto
  9. Instrumentos na Performance Histórica
  10. Música e Cultura Popular
  11. Música e Educação
  12. Música e Mercado: Caminhos do som
  13. Música e Temas Contemporâneos
  14. O Interior da Cena
  15. Repertórios Musicais do Brasil
  16. Teatro na Escola
  17. Todas as Cordas
  18. Um Pouco da História da Música
  19. Vozes no Ar
  20. A Voz da Cena

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/