• Flickr Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Conservatório de Tatuí disponibiliza 2ª temporada de videoaulas gratuitas

Instituição lançou no seu canal do Youtube novo conteúdo do projeto Conservatório na Rede; aulas gravadas abordam temas nas áreas de música e artes da cena

Conservatório de Tatuí disponibiliza 2ª temporada de videoaulas gratuitas

13/07/2022

O Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina ­­– lançou a segunda temporada do projeto Conservatório na Rede. A iniciativa disponibilizará gratuitamente ao público mais de 40 videoaulas ministradas por professores e professoras da instituição, além de artistas convidados, que abordam diferentes temas relacionados às áreas de ensino da instituição: música erudita, música popular, educação musical e artes da cena. Os interessados podem acessar o conteúdo gravado no canal oficial do Conservatório de Tatuí no Youtube.

O público terá acesso a aulas sobre Arte Musical e suas Técnicas, Criando Vídeos Musicais, Cuidados com Instrumentos Musicais e Voz, Gêneros Musicais na Música Popular, Teatro na Escola, A Voz da Cena, Música e Educação e muito mais. A vinheta de abertura do projeto também é exclusiva. A trilha foi composta e executada pelos próprios alunos e alunas do Conservatório de Tatuí, como parte de uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de Arranjo (curso de MPB/Jazz), sob orientação do Professor Hudson Nogueira.

Nesta 2ª temporada, o Conservatório já disponibilizou oito videoaulas e a previsão é que outros 36 conteúdos sejam liberados até o fim deste ano. Mais de 35 professores e professoras do Conservatório de Tatuí, além de 8 artistas convidados participam da produção das aulas, com temas variados e de interesse tanto para estudantes e professores, quanto para profissionais e o público leigo em geral.

Para o Gerente Pedagógico de Música do Conservatório de Tatuí, Professor Pedro Persone, a variedade dos temas abordados nas videoaulas é o seu grande diferencial. “Por ser aberto ao público, o Conservatório na Rede é uma oportunidade para todos os interessados e interessadas em música e artes da cena expandirem seu conhecimento”, destaca.

O público pode acompanhar o lançamento das aulas semanalmente nos canais oficiais do Conservatório de Tatuí no YouTube, Instagram e Facebook.

Conservatório na Rede – Videoaulas gratuitas
Link 2ª Temporada (2022): https://bit.ly/3bZJgaL
Link 1ª Temporada (2021): https://bit.ly/3ICCGTT

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.