Banner - Ingressos INTI

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta concerto especial na próxima quarta-feira

Evento homenageará o ex-professor da instituição, Gilberto Galliard, no dia 18 de maio, às 20h, com entrada gratuita

13/05/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia para a próxima quarta-feira, 18, o concerto da Banda Sinfônica da instituição em homenagem ao Professor Gilberto Galliard, considerado o compositor com mais obras dedicadas para o trombone no Brasil. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, às 20h e tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados com antecedência na internet pela plataforma INTI e na bilheteria do próprio Teatro, de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos de existência e é formada por cerca de 55 integrantes entre estudantes, professores da instituição e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de propiciar o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos já profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado “Compositores Brasileiros”, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já conta com 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

Para o maestro Marco Almeida Jr., que está na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2006, como músico e agora regente, o concerto será ainda mais especial por homenagear um dos maiores trombonistas, compositores e arranjadores brasileiros. “O professor Gilberto Gagliard (in memoriam) foi o responsável pela Escola Brasileira de Trombones e já foi até homenageado pela Associação Internacional de Trombones. Por esse grande artista ter forte ligação com o Conservatório de Tatuí, já que ele deu aulas na escola e foi um dos primeiros trombonistas da Banda Sinfônica, o concerto promete muitas emoções”, destaca o maestro.

Neste programa, o compositor Hudson Nogueira, também docente da instituição, dedicará uma obra ao professor Gagliardi, chamada “Rapsódia nº 1” para trombone solo e banda. A execução terá como solista o professor Marcelo de Jesus da Silva – Marcelo “Bambam”, que foi aluno de Gagliardi.  O público ainda poderá contemplar a apresentação de um coral com mais de 20 trombonistas entre professores e alunos do Conservatório, interpretando uma das composições mais famosas do homenageado: “Cantiga Brasileira”.

O evento é uma das atrações anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada de apresentações dos Grupos Artísticos em 2022. A programação inclui ainda dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo.

Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Data:  18 de maio, quarta-feira

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Classificação indicativa: Livre

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.