Institucional 4
Institucional 3

Apresentação musical de Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas marca a abertura da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí

O evento será realizado no dia 7 de novembro, às 16h, na Praça da Matriz de Tatuí. O público presente poderá conferir o repertório eclético do artista, que vai do popular ao erudito

Apresentação musical de Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas marca a abertura da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí

03/11/2021

Com o retorno das atividades presenciais, a população de Tatuí e região poderá se divertir ao som das apresentações artísticas e culturais da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina. O evento começa neste domingo, dia 7 de novembro, com apresentação do artista Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas a partir das 16h, na Praça da Matriz de Tatuí. A programação segue até o dia 4 de dezembro, com várias atrações presenciais e virtuais. Esta apresentação realizada pelo Conservatório de Tatuí, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor, arranjador e educador, professor de acordeão e prática de grupo da Emesp Tom Jobim e com extensa participação em CDs e shows de artistas e grupos consagrados. Com 15 CDs gravados e várias premiações importantes, acaba de lançar o CD “De Sol a Sol”, pelo selo SESC, com obras inéditas para acordeão e quinteto de cordas. Ele se apresenta ao lado de Luiz Amato (1º violino), Liliana Chiriac (2º violino), Adriana Schincariol Vercellino (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).

A Semana da Música é o evento mais longevo do Conservatório de Tatuí, lançado em 1961 por iniciativa da então diretora Yolanda Rigonelli. Ocorre anualmente, próximo ao dia 22 de novembro, quando é comemorado do Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. A programação deste ano traz apresentações de vários Grupos Artísticos de Bolsistas do Conservatório, além de contar com a participação de vários convidados. Saiba mais: www.conservatoriodetatui.org.br.

SERVIÇO:
60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí
Concerto: Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas
Data:
7 de novembro de 2021, domingo
Horário: 16h
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP
Evento gratuito

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.