3ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí

Evento reúne convidados, professores e alunos em várias atividades virtuais gratuitas entre os dias 16 e 19 de novembro

3ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí

12/11/2021

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, promove, de 16 a 19 de novembro, a 3ª Semana do Violão. O evento reúne convidados, professores e alunos em diversas atividades virtuais gratuitas, que incluem master classes, palestras, recitais e mesas-redondas.

“A 3ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí já é uma tradição, tendo contado, nas edições anteriores, com a colaboração de diversas personalidades da área, artistas com reconhecimento não apenas no Brasil, mas também no exterior. Na terceira edição, o encontro une forças com o Projeto Guri, constituindo a amálgama de duas das grandes potências do ensino musical no país. Por isso, neste ano, realizado de forma totalmente on-line, serão realizadas diversas atividades – recitais, palestras, master classes e mesas-redondas. Procuramos ampliar o alcance da escuta, do ensino e da colaboração, objetivando expandir os limites da fronteira entre o erudito e o popular. Além disso, o evento abrigará a divulgação dos vencedores do 9º Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí, que neste ano traz o tema ‘Revisitando os modernistas’, voltado à rememoração e aproximação dos alunos(as) com as vertentes musicais consolidadas após a Semana de Arte Moderna de 1922’, comenta Marcus Held, coordenador da Área de Violão Clássico.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 16 de novembro, terça-feira
Abertura com Marcus Held
Recital de Diego Salvetti (Polo São José do Rio Pardo)

14h – Apresentação virtual

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

16h – LIVE

Palestra “Produção de vídeos para músicos”

Flávio Rodrigues (Movimento Violão)

19h – LIVE

9º Concurso Interno de Violões do Conservatório de Tatuí “Revisitando os modernistas” – Anúncio dos vencedores
Recital com Gustavo Costa (USP)
Dia 17 de novembro de 2021, quarta-feira

10h – LIVE

Master Class com Gustavo Costa (USP)

14h – LIVE

Master Class com Paulo Bellinati

Participação: vencedores do 9º Concurso Interno de Violões do Conservatório de Tatuí “Revisitando os modesnistas”

16h – Apresentação virtual

Recital com Maria Haro (UniRio)

Dia 18 de novembro de 2021, quinta-feira

10h – LIVE

Master Class com Maria Haro (UniRio)

18h – LIVE

Mesa-redonda: “Crowdfunding para Músicos”

Juliana Oliveira (Conservatório de Tatuí)

Duo Maia (RJ)

Carlos Chaves (Quarteto Maogani)

Ravi Sawaya (Academia Livre de Violão)

Octávio Deluchi (Stony Brook University)

20h – Apresentação virtual

Recital com Paulo Martelli (Unesp/UFRN)
Dia 19 de novembro de 2021, sexta-feira

16h – LIVE

Master Class de Guitarra Brasileira com Paulo Belinatti

19h – LIVE

Apresentação do “Processo de Criação em Prática de Conjunto”
Grupo de Referência de São Carlos – Big Band (Projeto Guri)

Paulo Bellinati, convidado
Relato de Prática Criativa
Grupo de Referência de Araçatuba (Projeto Guri)

Mesa-redonda de encerramento

Jurados do 9º Concurso Interno de Violões do Conservatório de Tatuí “Revisitando os Modernistas”

Paulo Bellinatti

Gustavo Costa (USP-Ribeirão Preto)
Paulo Martelli (Unesp/UFRN)

Maria Haro (UniRio)

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro:
CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/