XII CONCURSO INTERNO DE PIANO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ – EDIÇÃO 2017

Homenagem a  Ludwig van Beethoven (1770-1827)

1.Dos Objetivos

2.1 “O Concurso Interno de Piano tem a finalidade de incentivar e compartilhar conhecimentos dos estudantes desta Instituição abrangendo todos os níveis do Curso de Piano.

2.3 Divulgar e incentivar a interpretação do repertório pianístico e, nesta edição, com ênfase na obra de Ludwig  van Beethoven.

2.Da Realização

2.1 O Concurso será realizado de 23 a 26 de novembro de 2017 no Teatro Procópio Ferreira, sendo que os dias e horários específicos de cada nível serão divulgados após o término das inscrições.

2.2 Os participantes do Concurso que tiverem que se ausentar de Disciplinas ligadas às Áreas de Música de Câmara e Matérias Teóricas e Complementares durante suas provas receberão uma declaração para, posteriormente, poder repor essas aulas ou justificar suas faltas.

3.Das Inscrições:

3.1 Poderão inscrever-se todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Piano Clássico do Conservatório de Tatuí, bem como alunos do Curso de Piano – MPB/Jazz que realizam intercâmbio.

3.2 Os pianistas poderão participar da categoria Solo e/ou Duos (4 mãos ou 2 pianos). Para tanto, deverão preencher uma ficha de inscrição para cada categoria.

3.3 As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 1 a 30 de outubro de 2017. As fichas preenchidas devem ser entregues no Departamento de Produção do Conservatório de Tatuí.

4. Das Categorias e níveis

4.1 Categoria “Piano Solo”

1º/2º semestres

3º/4º semestres

5º/6º semestres

7º/8º semestres

9º/10º semestres

11º/12º semestres

13º/14º semestres

15º/16º semestres

17º/18º semestres

Aperfeiçoamento

4.2 Categoria “Duos Pianísticos” (quatro mãos/2 pianos)

Nível I – Básico (Duos até o 6º semestre)

Nível II – Intermediário (Duos do 7º ao 12º semestre)

Nível III – Avançado (Duos a partir do 13º semestre)

* O duo que não tiver a mesma compatibilidade de nível, prevalecerá a do maior semestre. Ex: Um aluno está no 5º semestre (nível I) e o outro está no 9º (nível II). O duo participará no nível II.

*Quaisquer outras questões não esclarecidas neste regulamento serão objetos de deliberação da coordenação do Concurso.

5.Do Repertório

5.1 Categoria “Piano Solo”: deverão ser executadas a obra de confronto relativa ao semestre e uma obra de livre escolha (de memória).

De L. V. Beethoven:

1º/2º semestre – ODE TO JOY

3º/4º semestre – DANCE PETITE RUSSIENNE

5º/6º semestre – ESCOSSAISE

7º/8º semestre – MINUET IN G

9º/10º semestre – SONHO DE GERTRUDES

11º/12º semestre – SONATA OP. 79 2º MOV.

13º/14º semestre – SONATA OP.14 Nº1 – 2º MOV.

15º/16º semestre – SONATA OP. 10 Nº 2 – 2º MOV.

17º/18º semestre – SONATA OP. 14 Nº 1- 1º MOV.

Aperfeiçoamento – SONATA OP. 10 Nº 2 – 3º MOV.

*Todas as obras mencionadas acima encontram-se à disposição na sala de instrumentos/cópias da instituição.

5.2 Categoria Duos : uma peça de livre escolha (pode ser original, transcrição ou arranjo para 2 pianos ou 4 mãos).

5.3 Os alunos que estão classificados no PIJ deverão fazer a inscrição juntamente com seus professores para poderem se inscrever no semestre adequado.

6.Das Provas

6.1 Haverá somente uma prova para cada Categoria e Nível.

6.2 De acordo com o item 2.1, os dias e horários de cada Nível e cada Categoria serão divulgados após o término das inscrições.

6.3 Os candidatos deverão estar presentes pelo menos 15 minutos antes do início de sua prova.

6.4 As cópias das partituras deverão ser entregues à banca no momento da prova (como se faz nas avaliações de instrumento). Deverão ser entregues três cópias de cada partitura (colocar o nome).

6.5 O candidato que não entregar as três cópias para a banca no momento da prova será desclassificado.

7.Da Comissão Julgadora

7.1 A Banca será formada por professores e músicos profissionais de renome no meio artístico.

7.2 As decisões da Banca Julgadora serão irrevogáveis.

8.Das premiações

8.1 Todos os participantes receberão certificados.

8.2 Os vencedores de cada nível participarão de recital de encerramento do Concurso no dia 26 de novembro de 2017 às 20h  no Teatro Procópio Ferreira.

8.3 Os primeiros colocados receberão brindes como CDs e partituras.

8.4 Serão oferecidos recitais e solos com grupos sinfônicos da Instiruição para a temporada de 2018.

Tatuí, setembro de 2017

Profª Cristiane Bloes

Coordenadora da Área de Piano

Ficha de Inscrição - Categoria Piano SoloFicha de Inscrição - Categoria Duos Pianísticos