• Flickr Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Regulamento – 1º Simulado de Prova Prática para Músicos de Grupos Sinfônicos Profissionais da Área de Sopros/Metais

REGULAMENTO

O 1º Simulado de Prova Prática para Músicos de Grupos Sinfônicos Profissionais da Área de Sopros/Metais é uma atividade pedagógica que engloba os instrumentos: trompete, trompa, trombone, trombone baixo, eufônio e tuba. A atividade visa a oferecer aos alunos maior aptidão e experiência pela simulação de uma prova prática para a ocupação de possíveis cargos em grupos sinfônicos profissionais.

REGULAMENTO

1. Dos Objetivos

1.1 Incentivar os alunos dos cursos da Área de Sopros/Metais a realizarem futuras provas práticas para grupos sinfônicos.

1.2 Capacitá-los tecnicamente, musicalmente e psicologicamente, criando subsídios para a realização de provas práticas, no intuito de facilitar sua inserção no mercado de trabalho profissional.

1. Da Realização

2.1 O “1º Simulado de Provas para Grupos Sinfônicos da Área de Sopros/Metais” será realizado nos dias 16 de agosto às 14h00 e 17 de agosto às 09h00 de 2018, na sede do Conservatório de Tatuí, situado na Rua São Bento, 415, Centro.

1. Das Inscrições

3.1 As inscrições poderão ser realizadas até o dia 28 de junho de 2018, pessoalmente na sede do Conservatório de Tatuí, situado na Rua São Bento, 415, no Setor de Sopros/Metais.

3.2 A Ficha de Inscrição está disponível com as Inspetoras de Alunos do Setor de Sopros/Metais.

1. Das Provas

4.1 Os candidatos inscritos deverão estar presentes no local das provas nos dias 16 de agosto (quinta-feira) às 13h30 e 17 de agosto (sexta-feira) às 08h30, para a realização de sorteio que determinará a ordem das apresentações.

4.2 As provas serão realizadas em duas fases, sendo a primeira no período da tarde (dia 16/08 das 14h00 às 17h00) e a segunda de manhã (dia 17/08 das 09h00 às 12h00).

4.3 A primeira fase consistirá na realização de prova velada, ou seja, com a utilização do “BIOMBO”, onde os candidatos não visualizarão a Banca Examinadora e vice-versa.

4.4 A segunda fase consistirá na realização de prova aberta, sem o “BIOMBO”.

4.5 As provas não têm caráter eliminatório: todos os alunos inscritos participarão das duas fases descritas neste Edital.

4.6 A Banca Examinadora escolherá um candidato de cada curso que terá a oportunidade de participar como solista com o grupo de metais do Conservatório de Tatuí.

1. Do Programa

5.1 Todos os candidatos deverão executar na primeira fase (com BIOMBO) uma “Obra de Livre Escolha” com duração de, no máximo, dez minutos, e a peça de confronto.

5.2 Todos os candidatos deverão executar na segunda fase (sem BIOMBO) os excertos sinfônicos relacionados no item 6 deste Edital.

5.3 Caberá à Banca Examinadora decidir por ouvir as obras e excertos na íntegra ou de forma reduzida.

1. Dos Excertos Sinfônicos e Peça de Confronto

6.1 Os excertos e a peça de confronto estarão disponíveis na Sala de Instrumentos do Conservatório de Tatuí somente aos alunos que efetuarem as inscrições dentro do prazo estipulado neste Edital, mediante entrega de comprovante disponibilizado no ato da inscrição.

6.2 Excertos Sinfônicos e Peça de Confronto:

*Trompete

1. Stravinsky, I.- Petrouchka (Solo – 1º trompete)
  2. Gershwin, G. – American in Paris (Solo)
  3. Tschaikowsky, P. – Schwanensee

Peça de confronto:

Stravinsky, I.- Petrouchka (Solo – 1º trompete)

*Trompa

1. Tchaikovsky – 2 mov. Symphony Nº5 (solo)
  2. Rossini, G. – The Barber of Sevville (Solo – 1ª trompa)
  3. Strauss, R. – Till Eulenspiegels (Solo – 1ª trompa)

Haydn, J. – Koncert nº 2

*Trombone

1. Mozart, W. A. – Requiem – Tuba Mirum (solo)
  2. Rossini, G. – Wilhelm Tell – Overture
  3. Ravel, M. – Bolero

David, F. – Concertino 1º Movimento

*Trombone Baixo

1. Rimsky-Korsakov, N. – Scheherazade (Letra I à letra L)
  2. Mozart, W. A. – Requiem – Kirie
  3. Respighi, O. – Fontane de Roma (Nº 11 até Nº 16)

Peça de confronto:

Fetter, D. – Spain (Inicio até compasso 66)

*Eufônio

1. Holst, G. – The Planets (Solos da cifra 4 e cifra 5)
  2. Tchaikowsky/Safranek – Finale (From Symphony in F Minor)
  3. Holst, G. – Second Suite in F Major

Peça de confronto:

Bellstedt, H. – Napoli –Variations on a Neopolitan Song (Cadência)

*Tuba

1. Berlioz,H.- Marcha Húngara, a partir do 20
  2. Prokofief, S.- Sinfonia N°5, primeiro movimento a partir 3* até 6*
  3. Stravinsky, I.- Petrouchka (versão 1947) a partir de *189 até *191

Peça de confronto:

Vaughan Williams, R.- Cadência do Primeiro movimento.

1. Da Banca Examinadora

7.1 A Banca Examinadora será formada por professores do Conservatório de Tatuí.

1. Dos Certificados de Participação

8.1 Todos os alunos que realizarem o Simulado receberão Certificado de Participação.

8.2 Todos os alunos que realizarem o Simulado receberão suas fichas de avaliação com notas e observações feitas pela Banca Examinadora.

1. Disposições Finais

9.1 Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação da Área de Sopros/Metais.

Tatuí, 11 de junho de 2018.
Prof. João Xavier, coordenação
Prof. Dr. Pedro Persone, Assessoria Pedagógica e Supervisão Geral