• Flickr Governo de São Paulo

HOMENAGEM A EDMUNDO VILLANI-CÔRTES

1.
Dos Objetivos
1.2 O Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí tem a finalidade de incentivar e compartilhar conhecimentos dos estudantes desta instituição abrangendo todos os níveis do curso de Piano Clássico.
1.3 O presente concurso visa também a divulgar e a incentivar a interpretação da música brasileira para piano, abordando desta forma obras de Villani-Côrtes como peças de confronto e obras de compositores brasileiros ou estrangeiros como obra de livre escolha.

2. Da Realização
2.1 O concurso será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015, com provas abertas no Salão Villa-Lobos, sendo que os dias e horários de cada nível serão divulgados após o término das inscrições.
2.2 Os participantes do concurso que tiverem que se ausentar de disciplinas ligadas às áreas de Música de Câmara e Matérias Teóricas e Complementares durante suas provas receberão uma declaração para, posteriormente, poder repor as mesmas ou justificar suas faltas.

3. Das Inscrições
3.1 Poderão inscrever-se todos os alunos regularmente matriculados no curso de Piano Clássico do Conservatório de Tatuí.
3.2 Os pianistas poderão participar da categoria Solo e Duos (4 mãos). Para tanto, deverão preencher uma ficha de inscrição para cada categoria.
3.3 As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até as 18 horas do dia 9 de outubro de 2015, devendo ser entregues no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí.

4. Das Categorias e níveis
4.1
Categoria “Piano Solo”
– 1º/2º semestres
– 3º/4º semestres
– 5º/6º semestres
– 7º/8º semestres
– 9º/10º semestres
– 11º/12º semestres
– 13º/14º semestres
– 15º/16º semestres
– 17º/18º semestres
– Aperfeiçoamento
4.2 Categoria “Duos Pianísticos” (quatro mãos)
Nível I – Básico (Duos até o 6º semestre)
Nível II – Intermediário (Duos do 7º ao 12º semestre)
Nível III – Avançado (Duos a partir do 13º semestre)
* Em caso de duos que não tiverem a mesma compatibilidade de nível, prevalecerá a do maior semestre. Exemplo: se um aluno que está no 5ª semestre (nível I) formar duo com outro está no 9º (nível II), o duo participará no nível II.
* Quaisquer outras questões não esclarecidas neste regulamento serão objetos de deliberação da coordenação do concurso.

5. Do Repertório
5.1 Categoria “Piano Solo”: deverão ser executadas duas obras sendo uma de confronto e uma de livre escolha.
5.1.2 As obras deverão ser executadas de memória.
5.1.3 Das Peças de Confronto – Piano Solo
1º/2º semestre – Amaral Vieira – Dança do Galo
3º/4º semestre – Widmer – Bambalalão
5º/6º semestre – Villani-Côrtes – Tristonho (2º movimento da Sonatina)
7º/8º semestre – Villani-Côrtes – Prelúdio op. 2 nº 9
9º/10º semestre – Villani-Côrtes – Interlúdio nº 1
11º/12º semestre – Villani –Côrtes – Prelúdio nº 1
13º/14º semestre – Villani-Côrtes – Prelúdio nº 10
15º/16º semestre – Villani-Côrtes – Cantilena (2º movimento da Sonata)
17º/18º semestre – Villani-Côrtes – Lenda (1º movimento da Sonata)
Aperfeiçoamento – Villani-Côrtes – Corrupio (3º movimento da Sonata)
5.2 Categoria 4 mãos: uma peça de livre escolha (pode ser original, transcrição ou arranjo para 4 mãos).
5.3 Os alunos que estão classificados no PIJ deverão fazer a inscrição juntamente com seus professores para poderem se inscrever no semestre adequado.

6. Das Provas
6.1 Haverá somente uma prova para cada Categoria e Nível.
6.2 De acordo com o item 2.1, os dias e horários de cada Nível e cada Categoria serão divulgados após o término das inscrições.
6.3 Os candidatos deverão estar presentes pelo menos 15 minutos antes do início de sua prova.
6.4 As cópias das partituras de livre escolha deverão ser entregues à banca no momento da prova (como se faz nas avaliações de instrumento).  Deverão ser entregues três cópias de cada partitura (constando o nome). Não será necessário entregar cópias das partituras de confronto.
6.5 O candidato que não entregar as três cópias de livre escolha para a banca no momento da prova será desclassificado.

7. Da Comissão Julgadora
7.1 A Banca será formada por professores e músicos profissionais de renome no meio artístico.
7.2 As decisões da Banca Julgadora serão irrevogáveis.

8. Das premiações
8.1 Todos os participantes receberão certificados.
8.2 Os vencedores de cada nível participarão de recital de encerramento do Concurso no dia 23 de outubro de 2015, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.
8.3 O 1º colocado do 17º/18º semestre atuará como solista junto à Orquestra Sinfônica Jovem na temporada de 2016.
8.4 O 1º colocado do Aperfeiçoamento atuará como solista junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí executando o Concerto “A 3ª Visão”, de Edmundo Villani-Côrtes, na temporada de 2016.

Tatuí, setembro de 2015

Profª Cristiane Bloes
Coordenadora da Área de Piano

Clique e faça o download da ficha de inscrição categoria DUOS PIANÍSTICOS.Clique e faça o download da ficha de inscrição categoria SOLO.