A Área de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí se apresenta como um ponto de função exponencial para interlocução interdisciplinar de âmbito musical assim como sócio-cultural do aluno por meio da prática em conjuntos musicais.
A área tem por objetivo possibilitar, por meio da interação das diferentes sonoridades dos conjuntos camerísticos, o observar do desenvolvimento da técnica instrumental, da disciplina corporal, da dicotomia tensão/relaxamento, do direcionamento gestual e respiratório em função do discurso musical, e assim facilitar o emergir de uma consciência consistente e expressiva.
A área pretende incentivar a pesquisa objetiva e disciplinada, propor o estudo dirigido da produção musical para conjuntos camerísticos dos diversos períodos, buscando fazer com que o aluno vivencie atividades que despertem o controle musical e valores como hierarquia, ética e disciplina em função da melhor organização racional do trabalho em conjunto, ensaios e apresentações.
Também são objetivos o incentivo do controle auditivo (percepção e vivência no diálogo musical) e a dramaticidade vocal, instrumental e cênica (imaginação, comunicabilidade, rapidez de reação em palco).
Com classes de 50 minutos, os alunos dos diversos níveis participam de atividades que propiciam vivências do conteúdo musical em conjunto e visam a formação total do aluno no sentido de conduzi-lo a um trabalho final que valorize a iniciativa pessoal e independente.
Grade curricular
De acordo com o número de vagas disponíveis, a partir do 1° ano no instrumento/canto o aluno matricular-se-á também em Iniciação à Música de Câmara Música de Câmara. Ao final de seu curso, o aluno deverá ter cursado 4 anos de Música de Câmara, com exceção a flauta doce na qual a Música de Câmara deve contar com o total de 3 anos.
As aulas têm 50 minutos de duração por semana. A área oferece aulas de música de câmara, jogos teatrais e um grupo de performance de palco.
Música de Câmara
Uma das intérpretes de maior destaque no cenário violonístico brasileiro, atuando como solista e camerista. Iniciou seus estudos de música sob a orientação de seus pais, professores Ilso e Tereza Muner. Seu primeiro recital aconteceu aos dez anos de idade, quando também gravou seu primeiro disco. Posteriormente, recebeu de Isaias Sávio, Geraldo Ribeiro e Henrique Pinto, orientações sobre técnica e interpretação violonística. Completou sua formação musical (Harmonia, Contraponto, História da Música, Estética e Composição) com os professores Ângelo Camin, Wenceslau Nasari Campos, Marília Pini, Ricardo Risek, Mário Ficarelli, Reinaldo Garrido Russo e Sérgio Vasconcellos Corrêa. Bacharel em instrumento, obteve o “Licentiate in Guitar Performance” pelo Trinity College of Music de Londres. Formou duos com Gisela Nogueira (violão), Henry Schumann (oboé), Ilka Machado (soprano) e Ilso Muner Jr. (cravo). Foi integrante do Violão Câmara Trio e Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Também formou o Duo “Violoníssimo” com o violonista popular brasileiro Paulinho Nogueira, encontro inédito do violão erudito com o popular. Com a OSESP, sob regência do Maestro Eleazar de Carvalho, Angela foi a solista na estreia mundial do “Concerto do Agreste”, obra do compositor Sérgio Vasconcellos Corrêa, dedicada a ela. O CD “Angela Muner – Interpreta Música Espanhola” lançado em 1996 é considerado referência, colocando-a numa posição de destaque entre os violonistas de sua geração. Gravou com os violonistas Henrique Pinto e Giácomo Bartoloni o primeiro CD do “Violão Câmara Trio,” sendo este considerado pelo maestro Júlio Medaglia “...um dos melhores discos de música instrumental do ano”. Lançou em 2010 com a cravista Helena Jank o "Tocandyra", primeiro CD de cravo e violão gravado no Brasil. Atualmente, faz participação como convidada especial em encontros, seminários e festivais nacionais e internacionais de violão. No Conservatório de Tatuí, é professora de violão clássico, música de câmara e forma o "Violão Artes Duo" com o violonista Edson Lopes. Também em Tatuí, ministra aulas particulares no seu Studio de Música e administra empresa especializada em realizar eventos com a missão de difundir a arte do violão. (www.angelamunerinconcert.com)
Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e Prática de Conjunto
Violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, Bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista e formada em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí. Participou como bolsista de festivais e cursos de extensão universitária no Brasil e no exterior. Premiada em concursos nacionais, realiza intensa atividade na área de música de câmara integrando duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, gravou os CDs "Vê se te Agrada" e "Octopus Convida". Com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, gravou o Cd “Diversi”. Em 2020, lançou seu álbum solo intitulado “Ars de Pulsatione” com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista e pesquisadora, mesmo nome da série de vídeos que produz para o seu canal no Youtube com conteúdo voltado para o universo das cordas dedilhadas. Atuou como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais como: 3º Festival de Música Barroca de Assunción (Paraguai), Encuentro Latinoamericano de Música Antigua, IV Série de Música Antiga de Goiás, Encontro dos alaudistas do Brasil, Encontro de Performance Histórica de Tatuí, Seminário de Violão Vital Medeiros, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora dos cursos de Violão Clássico e Cordas Dedilhadas Históricas, da disciplina de Música de Câmara e professora responsável pela Camerata Jovem de Violões no Conservatório de Tatuí.
Montagem, Oficina de Maquiagem e Grupo Jovem de Teatro
Atriz, diretora, maquiadora e professora do Departamento de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Formada em Artes Plásticas e pós-graduada em Psicopedagogia pela ASSETA – Faculdades de Tatuí/SP. Iniciou seus estudos de teatro em 1991 no Conservatório de Tatuí por meio do curso de formação de atores, ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro. Participou de cursos com vários profissionais de teatro, dentre os quais se destacam Augusto Boal, Roberto Gil Camargo, Edu Silva, Semi Lutfi, Alberto Gaus, Robert Francis Mc”Crea e Zé Renato. Dos trabalhos que realizou como atriz destacam-se “Paixão Segundo Nelson Rodrigues” (1992) “Édipo Rei” (1995/1996), “Santa Joaninha” (1998) e “O Desconhecido” (1999/2000), Rosa de Cabriúna (2011). Foi premiada como atriz coadjuvante nas peças “O Desconhecido”, “Santa Joaninha” e “Édipo Rei” e como melhor atriz “Rosa de Cabriúna”. Entre os trabalhos como diretora destacam-se: “A Gata Borralheira” (1998), “Dois Corações e Quatro Segredos” (2015), “O Menino que Virou História” (2016) Atualmente integra a equipe técnica/artística da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, é a professora responsável pela Oficina de Maquiagem do departamento de Artes Cênicas, professora de prática teatral e montagem no curso de Teatro Juvenil, professora e criadora da disciplina Jogos Teatrais para Músicos e professora do Grupo de Performance da área de Música de Câmara, sob a coordenação de Miriam Braga.
Violino com ênfase em ensino de nível avançado
É bacharel em Violino pela Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) na classe do Professor Ayrton Pinto, onde graduou-se com nota máxima. Foi aluna de Maria Lúcia Z. Krug na escola de música de Piracicaba (EMPEM), e tocou na orquestra de câmara sob a regência de Ernst Mahle ainda nos primeiros anos de estudo do violino. Participou de master classes e aulas com Paulo Bosísio (UNIRIO), Geraldo Ribeiro (Northwestern University), Malcom Lowe (New England Conservatory of Music-Boston) e Eliane Tokeshi (USP). Participou da primeira edição do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE. Teve formação camerística com Zigmunt Kubala, Emerson de Biaggi, Peter Dausberg, Quarteto Leontovich, entre outros. Foi violinista concertino da Orquestra Sinfônica Paulista durante seis anos. Foi professora convidada no Encontro de Músicos no Centro Universitário Adventista-EC, onde ministrou aulas de prática instrumental e pedagogia do violino. Mestranda em práticas interpretativas na Unicamp, sob orientação do professor-doutor Esdras Rodrigues da Silva, teve seu trabalho selecionado entre mais de 1.700 bolsistas no Programa de Estágio Docente da Unicamp. Participou do Starling Delay Symposium on Violin Studies na Juilliard School of Music em Nova York, no ano em que estrelaram os master classes de Itzak Perlman, Jorja Fleezanis (Indiana University), Ani Kavafian (Yale), William Preucil (Cleveland Institute of Music) e Sylvia Rosenber (Juilliard School). Atualmente, é professora de violino, com ênfase em Ensino Avançado, no Conservatório de Tatuí.
Violoncelo
Ingressou no curso de violoncelo no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde se formou, em 1997, sob orientação do professor Luís Hernane de Carvalho. Nesse mesmo ano foi vencedora do VII Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora (MG). Em 2000, recebeu o terceiro lugar no XIII Concurso Nacional de Piano “Art Livre”, na categoria Música de Câmera, em São Paulo. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Campinas, da Orquestra de Câmara da Unesp, Camerata Fukuda e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou como recitalista em diversas cidades brasileiras e também como solista frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista), Orquestra de Câmara Tatuí, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba e Camerata Fukuda. Foi aluna do professor Wilson Sampaio e, na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), recebeu orientação do professor Zygmunt Kubala. No ano de 2005 foi convidada a cursar a classe de concerto na Musikhochschule de Lucerna (Suíça), sob orientação do professor Marek Jerie, onde se formou em 2007 com “excelência”. Durante esse período tocou em diversas orquestras como “Luzerner Sinfonieorchester” e Basel Sinfonietta, apresentando-se como recitalista em Basel e Lucerna. Atualmente é professora de violoncelo no Conservatório de Tatuí.
Performance de palco e grupos de câmara
Formada em piano e canto pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí e em licenciatura plena em música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Participou de cursos de interpretação pianística com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Cohen, Olga Kiun; de música de câmara com Maria José Carrasqueira, Lucia Barrenechea, Gerald Robins; e musicoterapia com Rolando Benenzon. Participou da gravação de dois CDs com Dorothea Kerr e atualmente está cursando especialização em música de câmara. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí nas áreas de piano, música de câmara e performance de palco.
Violino
Natural de Santo André, é graduado em Pedagogia (FAPI-PR, 2012) e atulamente está cursando pós-graduação em Música de Câmara (Uninter-SP). É formado em violino pelo Conservatório de Tatuí-SP (2001). Iniciou seus estudos de violino aos 14 anos com um dos idealizadores do Conservatório, professor João Del Fiol. Mais tarde estudou com os professores Adriano Machado, Dario Sotelo, Pedro Delarole e Paulo Bosísio (RJ). Participou de diversos festivais em Maringá, Curitiba (PR) e Juiz de Fora (MG) tendo como professores: Marco Damm (PR), Edson Queirós (MG), Ole Bohn (Noruega), Simone Savitzk (PR), Paulo Bosísio (RJ), entre outros. Participou do curso de extensão “O Ensino Coletivo de Cordas”, coordenado pelo professor-doutor Luiz Amato e ministrado pela professora Liu Man Ying no Instituto de Artes da UNESP (2011). Trabalhou como professor titular (violino) em Itapetininga na Oficina de Música (1997 a 2004). Foi chefe de naipe - 2º violino da Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), de 2001 a 2008. Esteve frente à Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (MG) em sua reativação, como spalla e professor de violino (2003-2005). Desenvolveu trabalho pedagógico e coordenou a área de cordas em São José do Rio Pardo (SP), de 2004 a 2008. Atuou na gravação de CDs/DVDs de Bruno & Marrone, Marcos e Belutti, Fabio Jr., entre outros artistas. Atualmente, é docente da área de violino coletivo, individual e música de câmara no Conservatório de Tatuí e participa da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no naipe dos 1os. violinos.
Música de Câmara
Juliano Kerber nasceu em Concórdia, Santa Catarina, onde realizou seus primeiros estudos de música. Possui Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007) e graduação em Música Habilitação em Piano pela mesma universidade (1997). Fez o curso básico de piano (1992) no Conservatório Musical Concórdia e os níveis Avançado (1997) e Aperfeiçoamento (1999) no Conservatório de Tatuí. Como solista, atuou junto a Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Grupo Experimental Villa-Lobos. Desde 1998 é professor do Conservatório de Tatuí, onde ministra as disciplinas de Piano e Metodologia do Estudo. É também professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), antiga ULM.
Professor de História da Música e Teoria e Percepção
Iniciou seus estudos musicais em Capivari/SP, sua cidade natal. É formado pelo Conservatório de Tatuí e diplomado pelo Instituto de Artes da UNESP. Dentre seus mestres estão Ely Jacob Hessel, Joel Barbosa, Sérgio Burgani, Luis Antonio Montanha e Walter Boeykens (Bélgica). Como camerista, obteve Menção Honrosa no II Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba/PR) na categoria música de câmara. Fez especialização, entre 2003 e 2006, na ECA-USP, em clarinetes históricos, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e performance em instrumentos de época, sob a orientação da Prof.ª Mônica Lucas. Desde 2004 integra o Sexteto Harmoniemusik, único grupo no Brasil especializado na harmoniemusik, denominação pela qual era conhecida a música para sopros do século XVIII. Participa frequentemente de concertos e gravações de CDs com diversos grupos especializados na performance histórica, além do Sexteto Harmoniemusik, também a Orquestra do Festival de Juiz de Fora/MG, o grupo Americantiga, a Orquestra da Companhia de Ópera Juventus Lyrica (Buenos Aires/Argentina). A convite de FUNARTE/MinC atuou como professor de clarinete nos Painéis Funarte de Bandas de Música, nas cidades de Porto Velho/RO e Goiânia/GO e Bananeiras/PB. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, sob a orientação da Prof.ª Helena Jank. Sua dissertação versa sobre a interpretação historicamente orientada da música do século XVIII, no clarinete histórico, bem como o emprego da linguagem antiga em clarinetes modernos. Por conta deste trabalho, é frequentemente convidado a dar palestras e masterclasses em diversas instituições de música no Brasil, tais como Conservatório de Tatuí, USP, UNESP, UFSM, Universidade de Passo Fundo (RS), entre outras. Como freelancer atua em orquestras como a Sinfônica de Rio Claro, Sinfônica de Ourinhos e Camerata Paulistana. Leciona História da Música, Teoria/Percepção Musical e Clarinete no Conservatório de Tatuí, onde coordena as Áreas de Prática de Conjunto e Música de Câmara. Atualmente, recebe orientações do Prof. Edmílson Nery.
Música de Câmara
Membro da diretoria da Associação Internacional de Tubistas e Eufônistas (Itea), como representante da América do Sul, e coordenador da 1ª Super Conferência Regional no Brasil em 2018. Como professor de Tuba, Música de Câmara e de Prática de Excertos Orquestrais para Low Brass no Conservatório de Tatuí, tem seu ensino focado na formação e preparação dos alunos para o mercado de trabalho, resultando em aprovações em concursos públicos e em orquestras no Brasil. Frequentemente é convidado a participar como professor em festivais e projetos, como: Projeto Brasil Presente (Costa Rica), Acampamento Internacional de Música (Peru), Festival "Música das Américas" (PA), Painel de Bandas da Funarte, Oficina de Música de Curitiba (PR), Curso de Férias de Tatuí (SP), Festival de Música de Ourinhos (SP), ADfest, Festival de Música de Sarzedo (MG), Seminário Música e Transformação (SP) Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira (PB), Pró-Bandas, Coreto Paulista, Encontro de Metais do Sul Fluminense (RJ), Encontro Internacional de Metais de Tatuí. Como solista, esteve à frente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo na Sala São Paulo e Memorial da América Latina, Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo no Teatro Municipal de São Paulo, e de vários outros grupos sinfônicos, incluindo: Banda Sinfônica de San Jose na Costa Rica, Banda Sinfônica Henrique Marques de Limeira, Banda Sinfônica de Barra Mansa, Banda Sinfônica da Fundec de Sorocaba, Banda Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Banda Sinfônica e Grupo de Metais, ambos do Conservatório de Tatuí. Atualmente é tubista da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra) e, como músico convidado, tem trabalhado ativamente nas principais orquestras sinfônicas do País, entre elas: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Durante sua carreira, foi principal tubista de vários grupos sinfônicos do País, como: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Com estes grupos gravou 11 CDs e um DVD, tendo atuado como solista neste último. Ainda como músico convidado, participou das gravações das Sinfonias nº 3 e 4 de Heitor Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Luciano Vaz é diplomado pelo Conservatório de Tatuí no curso de Tuba, onde teve como seus principais professores Gian Marco de Aquino, Marcos dos Anjos Jr. e James Gourlay. Também é pedagogo e pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, sendo ainda artista e representante no Brasil da marca Suíça de instrumentos Willson.
Percussão Sinfônica e Música de Câmara
Formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e pós-graduado em Educação Musical pela Facon. Em 1997, conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg”, na cidade do Rio de Janeiro, com o Duo Aries. Como professor de Percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró Bandas (1997 a 2007). Ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey (México) e Budapeste (Hungria). Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky (EUA), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele. Também gravou o mesmo trabalho com a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré em 2007. Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por seis edições o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí. Recentemente, participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e abordando ritmos brasileiros. Ministrou palestra de percussão sinfônica e popular em Boa Vista-RR (2009), João Pessoa-PB (2011), Vigia-PA (2012), Guaíba-RS (2013), Cachoeiras-BA (2014), Paragominas-PA (2016) e Belo Horizonte-MG (2017) dentro do Painel Funarte de Bandas. Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista para vários artistas de renome, como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes, entre outros. De 2013 a 2016, foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga-SP.
Música de Câmara
Mais conhecido no meio musical como Marcelo “Bam Bam Trombone”, formou-se no curso de trombone e no curso de aperfeiçoamento no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, com o professor Gilberto Gagliardi. Participou de vários concursos, sendo premiado e recebendo várias homenagens destacando-se as de 1998 e 1999 pela Ordem dos Músicos do Brasil por sua dedicação e desempenho profissional. Atua como solista em recitais, com bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas desde 1996, tendo trabalhado sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais, se apresentando em importantes salas de concertos no Brasil e em outros países, como Peru, Espanha e Estados Unidos. Dentre as apresentações, destaca-se a realizada em 2009 no Avery Fisher Hall no Lincoln Center, em New York, com o pianista David Brubeck, sob regência de João Carlos Martins. Participou da gravação de 14 Cds e 2 DVDs com grupos sinfônicos. Professor do curso de trombone do Conservatório de Tatuí desde 1996. Ministrou aulas em importantes cursos como Festival de Inverno de Campos do Jordão - Núcleo Tatuí, II Encontro regional da ATBS do Brasil (realizado na Unicamp-SP); 1° e 3° Festival Internacional de Trombón (Lima/Peru); 3°, 4° e 10° Festival de Musica de Ourinhos-SP; 3° Curso de Férias de Tatuí-SP; 1° Seminário de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos do Goytacazes-RJ; Encontro de Trombones na Universidade Nacional de San Augustin em Arequipa (Peru); Painéis Funarte de Bandas de Música, realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil; Projeto Pró Bandas (realizado até 2007 pelo Governo de São Paulo); e Programa Coreto Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Nos cursos de música destacam-se as participações no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES); Festival Internacional de Verão de Brasília; Mid West Clinic (EUA), Internacional Trombone Festival – ITA (Texas/EUA); Encuentro Internacional de Trombón (Bilbao/Espanha); 1° Encontro Sul-Americano de Bandas Sinfônicas e Encontro Brasileiro e Sul Americano de Trombonistas. Coordenou o 1°, 2° e 3° Encontro Internacional de Metais, realizado no Conservatório de Tatuí (2006, 2007 e 2010). Atualmente integra o corpo docente do Conservatório de Tatuí, é 1° trombone e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, 1° trombone e solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e realiza masterclasses, palestras, concertos e recitais em importantes salas de concertos do Brasil. Marcelo “Bam Bam” é trombone clinician da Yamaha Musical do Brasil
Música de Câmara e Prática de Conjunto
Professora de Violão, Música de Câmara e Prática de Conjunto É educadora, psicopedagoga, terapeuta familiar e de casais, PLP, professora de violão e de música de câmara. Maestrina carioca de orquestras de violões, é radicada desde menina em Tatuí, onde teve seu primeiro contato com o violão no Conservatório de Tatuí. Faz parte do corpo docente da mesma instituição desde 1982, e nela foi, ainda, uma das criadoras e maestrina, desde 1990, das primeiras orquestras de violões de Tatuí: Corda Toda e Violões & Cia. Estudou e se formou na classe de violão com Pedro Cameron e aperfeiçoou-se principalmente com Henrique Pinto, Carlos Alberto de Carvalho e Geraldo Ribeiro, seu mestre eterno. Seu trabalho didático sempre foi prioritário, nos últimos anos na formação de alunos solistas e na orientação de suas escolhas, muitas vezes estimulando, inspirando-os a tornarem-se ótimos professores, a tornarem-se cameristas. Como maestrina de orquestras de violões aborda com carinho uma atenção especial aos detalhes e minúcias da interpretação e da ética musical. A Camerata Jovem de Violões está sob sua direção musical desde sua criação em 1991, tendo lançado em 2002 seu primeiro CD, “Carinhoso”. As Cameratas Juvenis existem para preparar o futuro violonista a saber se relacionar não só com partes musicais de outros instrumentos mas com outros artistas músicos (instrumentistas, cantores, coralistas), bailarinos, atores cênicos, plásticos e poetas. Enfim, a saber se relacionar com suas mais variadas famílias artísticas. Na música de câmara trabalha há quase nove anos com outras formações e pela necessidade da demanda dos alunos da área de violão ou por sua experiência em trabalhar duos acabou se fixando em grupos com menor número de participantes (duos, trios, quartetos e quintetos).
Música de câmara na performance histórica
Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck, com Anneke Uittenbosch (1994-95), e na Academie voor Oude Muziek, com Patrick Ayrton (1995-96). Participou de cursos ministrados pelo cravista Ilton Wjuniski no Conservatorio Superior de Salamanca (Espanha), Musica para teclas de los siglos XVI y XVII (2001), e na Académie Musicale de Villecroze (França), Stage de Clavecin (2001) e Atelier de Musicologie (2003). De 2000 a 2003 foi assistente do professor Ilton Wjuniski na Fundação e Escola Magda Tagliaferro, em São Paulo (projeto pedagógico apoiado pela Fundação Vitae), sendo por ele orientada nos estudos de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca. Foi professora de cravo e baixo contínuo na mesma instituição por quase dez anos. É professora de cravo, baixo contínuo e música de câmara no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, desde 1998, exercendo ainda o cargo de docente na disciplina prática de música em conjunto na área de educação musical. Além das atividades como docente, atua como cravista do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, o qual é coordenado pela professora e flautista Selma Marino. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos e master classes além de festivais em várias cidades do Brasil, nos quais exerceu o acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da área de música antiga. Ministrou master classes pelo Brasil e exterior: Prática de Música Barroca e Oficina de Ópera Barroca- Festival de Música de Londrina (2004), Cravo e Prática de Música Barroca - II Festival de Música Antiga de Porto Alegre (2005); Cravo - Escuela Universitaria de Música - Montevideo, Uruguai (2005); Cravo- Escola de Música de Blumenau do Teatro Carlos Gomes (2008). Foi selecionada para participar da master class de cravo realizada no PERFORMA CLAVIS (Evento organizado pelos Programas de Pós- Graduação em Música da UNICAMP- UNESP e USP) em 2010, na UNESP e, em 2012, na UNICAMP. Paralelamente à carreira pedagógica, realiza concertos com o DUO AULEUM (cravo e viola da gamba) em vários estados do Brasil.
Piano e música de câmara
Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein, Iara Bernette. Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O'Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo, Juliano de Arruda Campos, entre outros. Gravou para a RTC/SP, Rádio MEC/RJ, TVE/RJ, TV Brasil/RJ no Brasil, para BBC/Londres e TV/México. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, gravados pela Meridian Records (Inglaterra), Tons e Sons, Rádio MEC, entre outras. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. No Conservatório de Tatuí, integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas", da Yamaha Musical do Brasil.
Saxofone e Música de Câmara
Formado no curso de saxofone clássico do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, licenciado na área da educação e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música. Obteve premiações em diversos concursos, tanto nacionais quanto internacionais, dentre os quais: “Concurso de Novos Talentos do Saxofone Souza Lima & Weril", “3º Concurso Panamericano de Saxofón Clásico - México”, e no “4º SaxFest Costa Rica Internacional”. Nos últimos anos tem realizado intensa atividade como solista, inclusive com a estreia de obras dedicadas, frente a grupos como: Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea, Banda Sinfónica de la Universidad Nacional Autonoma de México, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Ensamble de Saxofones Costa Rica, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra de Sopros da Escola Municipal de Música/SP. Participou como artista convidado do “X Encuentro Universitario Internacional de Saxofón - México”, do “1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo”,, do “1º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas - Costa Rica”, do “6º Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí e 2º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas”, do “XIV Encuentro Universitario Internacional de Saxofón e 3º Congreso de la Alianza Latinoamericana de Saxofonistas - México” e do “3º Festival Internacional de Saxofón Bellas Artes - Colômbia”. Atualmente é professor do curso de saxofone clássico e de música de câmara do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da "Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí” e um dos coordenadores da “Mostra Itinerante de Saxofone”.
Música de Câmara
Formado em violão clássico no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, sob orientação do professor Geraldo Ribeiro e aperfeiçoamento com Edson Lopes e Angela Muner. Participou da Orquestra de Violões Corda Toda de 1990 a 2000 como instrumentista e de 2001 a 2008 como regente e arranjador com destaques para os projetos Bi-tons I e II, Pop-tons, Cine-tons, Chico-Tons e Ritmos Brasileiros 2007/08. Participou da Camerata de Violões Octopus de 1996 a 2008 com a qual gravou os Cds “Vê se te Agrada” e “Octopus Convida”. Atualmente integra a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí de Tatuí. Professor do Conservatório de Tatuí desde 1990 e da Escola Livre de Música Municipal de Itapetininga desde 1989, onde também desenvolve trabalhos na área de música de câmara. Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pela Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba)e licenciado em Educação Artística pela Asseta de Tatuí.
Prática de Música em Conjunto
Iniciou seus estudos musicais em São Paulo, estudou flauta doce com as professoras Cléa Galhano na Pró-Música – Escola de Arte, e com Terezinha Saghaard na Escola Municipal de Música de São Paulo. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, onde estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar. Participou do curso de cravo, baixo contínuo e música de câmara ministrado por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do workshop de Dança Barroca ministrado por Ricardo Barros (BR/UK) no Conservatório de Tatuí; e do 24º Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce e Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes, Oficina de Ópera Barroca ministrada por Marília Vargas (BR/CH). Na Itália, participou do 46º Corso di Musica Antica di Urbino na classe de flauta doce e música de câmara do professor Stefano Braguetti. Estudou cravo e baixo contínuo no Conservatório de Tatuí com a professora Maria Eugênia Sacco. Atuou como tutora presencial do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-EAD). É Licenciada em Educação Artística, com especialização em Metodologia do Ensino da Música e em Música de Câmara. Atualmente, é professora de Flauta Doce dos setores de Performance Histórica, Música de Câmara e Prática de Conjunto para Iniciação Musical no Conservatório de Tatuí.
Violoncelo
Natural de Tatuí, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, na classe dos professores João Del Fiol, Eduardo Bello, Marialbi Trisólio e Tânia Lisboa. Formou-se em 2000, ano em que ingressou na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde seguiu as orientações do professor Zigmunt Kubala. Nesse período trabalhou em diversas orquestras como músico fixo, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra de Cordas de Tatuí. Atuou também como músico convidado na Orquestra Sinfônica de Campinas e na Orquestra Sinfônica Estadual do Paraná. Participou dos mais importantes festivais de música do país como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Rio Cello Encounter. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa por participar do concurso da YOA (Youth Orchestra of the Americas), viajando entre 2003 e 2005 por mais de dez países das Américas do Norte, Central e do Sul. Atualmente é aluno do professor Alceu Reis e docente do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e do Conservatório Antônio Ferruci Viviani, da cidade de Poços de Caldas. É integrante da Orquestra Sinfônica Paulista, do quarteto de violoncelos Tatuí Cello Ensemble e do Duo Almeria.
Violoncelo e Ensino Coletivo
Nascido em São Paulo (SP), iniciou seus estudos de violoncelo na Associação Jahn Sorhein com Gilberto Massambani. Ingressou no Conservatório de Tatuí e, como bolsista, foi selecionado para o "Jungerorchester Festival SG 2003", realizado no Cantão Saint Gallen - Suíça. É bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, na classe de Zygmunt Kubala. Entre 2005 e 2007 estudou na Musikhochschule Luzern (Suíça), na classe de Marek Jerie. É pós-graduado em música de câmara sob orientação de David Chew na Uninter-IBPEX. Atualmente cursa mestrado em música nas práticas interpretativas como linha de pesquisa na Unicamp. Como violoncelista convidado participou de várias orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Sinfônica de São Caetano, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara da Unesp, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual em Londrina (UEL), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Orquestra Metropolitana de São Paulo, Orquestra Filarmônica de São Carlos, Cappella dei Giovani, Aarau (Suíça), Orchester Musica Sine Fine, Lenzburg (Suíça), Jungsinfonie Orchesterwoche (Ligerz – Suíça). Foi professor do projeto Guri e do Guri Santa Marcelina. Foi professor de violoncelo no Festival de Música em Itu (2010 e 2011). Atualmente é professor de violoncelo e música de câmara no Conservatório de Tatuí. Integra também a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e o Quarteto de Cordas de Tatuí. É parceiro e consultor do Pró Corda e idealizador da AMLAT.