Estude
Conosco

MPB/Jazz

Á Área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí foi criada em 1989, pelo professor Paulo Braga, e é uma das mais concorridas da instituição. Em seu primeiro ano letivo (1990), o curso era formado pelo seguinte corpo docente: Paulo Braga (piano e prática de conjunto), Paulo Flores (prática de conjunto, piano complementar e música eletrônica), Paulo Hildebrand (guitarra), Mário Campos (baixo elétrico), Ricardo Lobo (harmonia e arranjo), Rui Carvalho (bateria e rítmica) e Hudson Nogueira (saxofone).
Em princípio, o curso de MPB/Jazz seguiu como modelo a “Berkeley School”e, a partir de 1994, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular, o que se tornou o diferencial da área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente.
A Área tem corpo docente altamente qualificado e de renome na música instrumental brasileira. Os cursos têm como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento possibilitando-lhe tocar em grupos e fornecendo suporte necessário para que o mesmo entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho tendo como foco principal a improvisação.
Durante todo o curso são abordadas as características de diversos estilos musicais enfatizando os ritmos brasileiros. Com o intuito de auxiliar na compreensão e no desempenho do conteúdo programático a principal característica do curso é a integração dos conteúdos programáticos entre todas as matérias, ou seja, o conteúdo que o aluno estuda na aula de instrumento também é abordado nas aulas de percepção e harmonia, além das aulas de prática de conjunto nas quais o aluno executará músicas com o mesmo conteúdo.
Durante o curso o aluno tem a possibilidade de participar de grupos com os mais diversos tipos de formações, tais como duos, trios, quartetos, combos, big bands reduzidas até big bands com formação completa. Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas melhorando a parte técnica, perceptiva e até mesmo expressiva do seu instrumento.
Além dos grupos formados nas aulas de prática de conjunto o curso também agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

Cursos e disciplinas
A área de MPB/Jazz compreende os seguintes cursos: bateria, baixo acústico, baixo elétrico, canto, clarinete, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, percussão e violão.
Os cursos de instrumento e canto têm fixo na grade as disciplinas: Instrumento ou Canto; teoria e percepção, harmonia popular, história da música popular e arranjo; prática de conjunto.
São previstas ainda as seguintes disciplinas eletivas: maracatu, ritmos brasileiros, piano ou violão complementar, percussão complementar, prática de big band.

Grade Curricular
Com duração total de 14 semestres – com exceção do curso de canto, que tem 10 semestres -, o curso está divido em níveis básico, intermediário e avançado. As aulas de instrumentos têm duração de 50 minutos e as aulas de matérias teóricas e prática de conjunto têm duração de 140 minutos.

 

CONTRABAIXO ACÚSTICO/ELÉTRICO E SOPROS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINA SELETIVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Instrumento 1 a 4 Teoria 1 e 2
Instrumento 5 a 10 Harmonia 1 a 4 Prática de Conjunto 1 a 6 Instrumento Harmônico Complementar 1 a 4
Percepção 1 a 4 Percussão Complementar 1 e 2
Instrumento 11 a 14 História da Música 1 a 4 Prática de Conjunto 7 a 10 Ritmos Brasileiros1 e 2
Arranjo 1 a 4

 

 

 

PIANO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Instrumento 1 a 4 Teoria 1 e 2
Instrumento 5 a 10 Harmonia 1 a 4 Prática de Conjunto 1 a 6 Percussão Complementar 1 e 2 Técnica pianística1 a 4
Percepção 1 a 4
Instrumento 11 a 14 História da Música 1 a 4 Prática de Conjunto 7 a 10 Ritmos Brasileiros 1 e 2
Arranjo 1 a 4

 

 

 

VIOLÃO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS OPTATIVAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Instrumento 1 a 4 Teoria 1 e 2
Instrumento 5 a 10 Harmonia 1 a 4 Prática de Conjunto1 a 6 Percussão Complementar 1 e 2
Percepção 1 a 4
Instrumento 11 a 14 História da Música 1 a 4 Prática de Conjunto7  a 10 Ritmos Brasileiros1 e 2
Arranjo 1 a 4

 

 

 

GUITARRA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Instrumento 1 a 4 Teoria 1 e 2
Instrumento 5 a 10 Harmonia 1 a 4 Prática de Conjunto 1 a 6 Percussão Complementar 1 e 2
Percepção 1 a 4
Instrumento 11 a 14 História da Música 1 a 4 Prática de Conjunto 7 a 10 Ritmos Brasileiros 1 e 2
Arranjo 1 a 4

 

 

 

BATERIA E PERCUSSÃO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS OPTATIVAS
Instrumento 1 a 4 Teoria 1 e 2
Instrumento 5 a 10 Harmonia 1 e 2 Prática de Conjunto1 a 6 Instrumento Harmônico Complementar 1 a 4 Bateria Brasileira
Percepção 1 e 2
Instrumento 11 a 14 História da Música 1 a 4 Prática de Conjunto7 a 10 Ritmos Brasileiros 1 e  2 Bateria Brasileira

 

 

 

CANTO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
Instrumento 1 Teoria 1
Instrumento 2 Teoria 2 Piano Complementar 1
Instrumento 3 Harmonia 1 Percepção 1 Prática de conjunto improvisação 1 Piano Complementar 3
Instrumento 4 Harmonia 2 Percepção 2 Prática de conjunto improvisação 2 Piano Complementar 3
Instrumento 5 Harmonia 3 Percepção 3 Prática de conjunto improvisação 3Prática de conjunto 1 Piano Complementar 4
Instrumento 6 Harmonia  4 Percepção 4 Prática de conjunto improvisação 4Prática de conjunto 2 Percussão Complementar 1
Instrumento 7 História da Música 1 Prática de conjunto 3 Percussão Complementar 2
Instrumento 8 História da Música 2 Prática de conjunto 4 Ritmos Brasileiros 1 e 2
Instrumento 9 História da Música 3
Instrumento 10 História da Música 4

Professores

Alberto Bento Dias

Alberto Bento Dias

Violão

Formado em violão erudito e guitarra no curso de MPB&Jazz do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Na mesma instituição, foi integrante da orquestra Violões e Cia, e de vários grupos na área de MPB&Jazz, pela qual foi o terceiro colocado no 1º Concurso Estímulo de Violão. É graduando em educação musical pela Universidade Federal de São Carlos. Ainda como estudante, foi aluno dos mestres Mozart Mello e Ulisses Rocha, principais influências em sua metodologia de ensino. Dentre seus trabalhos instrumentais, destacam-se arranjos para musicais de dança e violão com o Balleteatro Fred Astaire, além de trabalhos com o trio Tatuvirado e o duo Com Fusão. Como solista, realizou apresentações em projetos sociais, shows, congressos, encontros e escolas, nas quais, invariavelmente, apresenta arranjos e composições próprias. Foi professor da Escola de Música Atenas, em Botucatu, e da Escola Camargo Guarnieri, em Tietê. Atualmente, trabalha como professor efetivo de música na Prefeitura de Tatuí; no Fundo Social de Solidariedade de Tatuí e no Conservatório de Tatuí. Mais informações: www.betinhodias.com

Alberto Sodré (Betinho Sodré)

Alberto Sodré (Betinho Sodré)

Percussão

Arquiteto formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou sua carreira de percussionista no começo dos anos 80. Em meados dessa mesma década já trabalhava como músico de estúdio e em shows de artistas como Moreira da Silva, Altamiro Carrilho e Eduardo Gudim, em São Paulo. Em seguida, ampliou suas atividades trabalhando em espetáculos teatrais como “Almanaque Brasil”, “Salomé”, “Mambembe”, “A Megera Domada”, “A Estrela Dalva” e, também, em espetáculos que mostram a cultura brasileira através da dança e da música (como OMSTRAB e Fábrica). Já se apresentou na China, Estados Unidos e Arábia Saudita. Estudou com Carlos Tarcha na US P (Universidade de São Paulo) e freqüentou por dois anos o Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), tendo aulas com Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Participou de eventos como Percussões do Brasil (1999), da reinauguração dos estúdios Vera Cruz (1998) e também de megaespetáculos como “A Paixão de Cristo” (Pernambuco - 1998). Gravou e apresentou-se com artistas das mais variadas tendências como Chico César, Pena Branca & Xavantinho, Elizeth Cardoso, Inezita Barroso, Ná Ozzeti, Emilinha Borba, Jamelão, Zeca Baleiro, Eliete Negreiros, Zé Ketti etc. Leciona no Conservatório de Tatuí 1996 e tem ministrado workshops e oficinas de percussão, sonoplastia e expressão corporal.

Ana Malta

Ana Malta

Professora de Canto Popular MPB/Jazz

Iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí, formando-se em canto lírico e canto popular. Em 2003, foi convidada por André Marques a integrar a Vintena Brasileira, sendo a única cantora do grupo. Com a Vintena, gravou quatro CDs e realizou diversos shows, dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira, entre eles Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda e Mônica Salmaso. Em 2009, inicia seu trabalho de docência no Conservatório de Tatuí (professora de Canto Popular). Em 2019, lança seu primeiro CD autoral ‘Outra Voz’. Neste trabalho, a cantora apresenta outras possibilidades do instrumento voz, além de assinar os arranjos e composições. Em 2021, realizou a Oficina de Voz instrumental e Improvisação Vocal pelo projeto Instrumental Brasileiras, contemplado pela Lei Aldir Blanc do estado do Rio de Janeiro. Em 2022, inicia o projeto “Ana Malta e Oscar Aldama Duo”, realizando diversos shows e master classes, entre eles o da Mostra Cariri de Culturas - Sesc Ceará, o Festival Jazz Sudaca em Assunção, Paraguai, e no Conservatório de Tatuí. Em 2023, com seu grupo, Ana Malta, realizou show e workshop sobre Improvisação Vocal pelo festival Jazz a La Calle, no Uruguai.

Beto Corrêa

Beto Corrêa

Piano e Prática de Conjunto

Mineiro natural de Poços de Caldas teve seu primeiro contato com a música por meio do violão. Aos 9 anos começou a estudar piano erudito e em 1995 ingressou no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí”. Começou sua carreira na música instrumental com o grupo Mente Clara, com o registro de dois CDs. Na música instrumental já tocou com Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo e Vera Figueiredo. Como sanfoneiro desenvolve trabalho de pesquisa da música nordestina com o Trio Macaíba. O trio tem como registro dois CDs, e em 2014 viajou à Europa em turnê de shows e oficinas sobre música brasileira. O trio já gravou e tocou com Dominguinhos, Nailor Proveta, Anastácia, Oswaldinho do Acordeon e Hermeto Pascoal. É professor de piano e prática de conjunto no curso de MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí, onde em 2014 foi também coordenador da Big Band Jovem. Instrumentista, compositor e arranjador, produziu, gravou e tocou com vários nomes da música brasileira como: Dominguinhos, Djavan, Antônio Nobrega, Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Oswaldinho do Acordeon, Monarco da Portela, Nelson Sargento, Toninho Horta, Vera Figueiredo, Natan Marques, Flavia Virgínia, João Alexandre, Pena Branca, e outros. Como músico, viajou por todo o Brasil e também Uruguai, Grécia, Alemanha, Holanda, França, Suíça, Inglaterra e Portugal.

Bia Góes

Bia Góes

Professora de Canto Popular MPB/Jazz

Cantora, compositora e professora de Canto Popular no Conservatório de Tatuí. Lançou, em 2021, seu terceiro CD intitulado “Nosso Chão”, que saúda, em oito canções, o que considera essencial, a brasilidade de diversos ritmos, as zuelas (cantigas) aprendidas no Candomblé Angola e a sua leitura do mundo. A base de sua origem e de seu caminho como cantora foi construída na música instrumental brasileira, ao lado dos mestres e pais Silvia Goes, pianista, compositora e arranjadora e do multi-instrumentista, compositor e arranjador Arismar do Espírito Santo. Com mais de 15 anos de carreira, esteve em diversos palcos ao lado de artistas como Toquinho, Omara Portuondo, Toninho Horta, Sérgio Britto, Gabriel Satter, Nelson Sargento, Tiê, Leci Brandão, Oswaldinho do Acordeom, Dominguinhos, entre outros. Na TV, foi convidada do Programa Ensaio de Fernando Faro, do SR. Brasil de Rolando Boldrin, do Programa Mosaicos – em homenagem a Johnny Alf e do Programa Talentos em homenagem a Nelson Cavaquinho. Entre 2018 e 2019, levou seu show “Brasil em Canções”, com repertório composto por sambas, samba crônica, samba canção, bossa nova e composições autorais, construindo uma narrativa da evolução do eu lírico feminino, para 17 teatros do país. Seus trabalhos anteriores, os CDs Bia Goes- Todo Mundo Quer Dançar Baião (2013) e 3 em 3x4 um retrato da Valsa Brasileira (2011) a levaram a finalista do Prêmio da Música Brasileira (2014) e do Prêmio Profissionais da Música (2016), como melhor cantora regional e melhor cantora, respectivamente. Circulou com shows de lançamento desses trabalhos no Brasil, Portugal e Itália. O show Nosso Chão, viabilizado pelo Proac Lab. nº 39/2020, foi realizado online em uma série de 6 apresentações que podem ser vistas no canal de Youtube da cantora.

Bruno Pereira

Bruno Pereira

Professor de Trombone MPB/Jazz e Prática de Repertório (Área de Música Popular). Professor de Grupo Artístico na Big Band do Conservatório de Tatuí

Integrante do grupo Hermeto Pascoal Big Band. Já se apresentou ao lado de Raul de Souza, Daniel Barry EUA, Nenê trio, Humberto Araújo, Spock Frevo, Fernando Corrêa, Vinicius Dorin, Jovino Santos, Edu Ribeiro entre outros. Atualmente, é professor no Conservatório de Tatuí.

Celso Veagnoli

Celso Veagnoli

Professor de Saxofone, Flauta e Prática de Conjunto na Área de Música Popular

Docente do Instituto de Artes da Unicamp e do Conservatório de Tatuí há mais de 30 anos, atuando em diversas áreas como Harmonia, Saxofone, Prática de Conjunto, Música de Câmara e Percepção. É produtor musical e "sound designer" em seu estúdio, tendo trabalhado em vários CDs, jingles, trilhas e álbuns digitais. Recentemente, foi gravada em seu estúdio a trilha do desenho longa-metragem "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", (Marão Filmes) que recebeu o "Prêmio do Público" no 22° Festival de Animação de Lisboa. Integrou a equipe que criou e formatou os cursos de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. Atuou por 12 anos na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com o qual gravou 8 CDs. Foi coordenador e músico da Big Band do Conservatório de Tatuí por 15 anos. Atuou em concertos com a Orquestra Sinfônica de Campinas, com a qual gravou o CD "Concertos Cariocas - Radamés Gnattali", atuando como primeiro saxofone alto. Foi um dos organizadores do 1ºEncontro de MPB Instrumental de Tatuí e um dos arranjadores do projeto "Trilhas Sonoras de Novelas" apresentado pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou como arranjador e maestro assistente no "Festival de MPB – Certame da Canção" de Tatuí de 2010 a 2014. Atuou como saxofonista em shows por todo o Brasil e em outros países, como EUA, Portugal, Paraguai e Argentina.

Cláudio Sampaio “Cambé”

Cláudio Sampaio “Cambé”

Trompete

Iniciou seus estudos em 1979 com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito”, na cidade de Itu, na Corporação Musical União dos Artistas. Posteriormente, continuou estudos com o professor Edgar Baptista dos Santos, “Capitão”, no Conservatório de Tatuí. Atualmente é professor de trompete na área de MPB&Jazz e o primeiro trompete da Big Band do Conservatório de Tatuí. Em 2007, participou de uma turnê pela Escandinávia, tocando em dois festivais de Jazz, no “Copenhagen Jazz Festival” e no “Aarhus International Jazz Festival”, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, liderada pelo músico brasileiro Magno Bissoli.

Dauri Silva

Dauri Silva

Professor de Guitarra, Harmonia e Prática de Repertório na Área de Música Popular

Pós-graduado em Música Popular (FACCAMP), cuja pesquisa e artigo teve como tema o estudo da guitarra formal, informal e demais aspectos fundamentais para a profissionalização do músico. Na graduação, em Pedagogia, seu Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema a Música-Educação. Atua como instrumentista desde a adolescência, tendo como bagagem, desde o aprendizado prático em bandas de baile nos anos 1970 até cursos de formação, pesquisa e aperfeiçoamento. Estudou violão erudito, popular e guitarra, com especialização em MPB/Jazz e Fusion. Atuou como instrumentista em vários grupos com diferentes formações e Big Bands, acompanhou vários artistas relevantes do cenário nacional, participou de gravações em estúdios etc. Atuou como docente desde o início de sua trajetória profissional e, no ano 2000, integrou-se ao quadro de docentes do Conservatório de Tatuí como professor de Guitarra, Prática de Repertório e Harmonia. Está em constante processo de pesquisa e aprimoramento de estratégias e metodologias do ensino da guitarra. Elaborou materiais didáticos específicos, sendo autor dos Métodos de Guitarra Básico, Intermediário, Avançado e material de apoio.

Edmo Guimarães

Edmo Guimarães

Professor de Canto Coral (Área de Música Erudita), Canto Popular MPB/Jazz (Área de Música Popular) e Preparação Vocal (Área de Artes Cênicas)

Professor de canto, regente coral e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, Canto Coral e MPB/Jazz. É especialista em voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de fonoaudiologia. Desde 1989, dedica-se ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do canto lírico. Por meio do esporte (triathlon), realizou uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando a adequação respiratória e a manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo. foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM - Centro Experimental de Música - Sesc Consolação. Atualmente, especializa-se em Belting Contemporâneo pelo Studio Marconi Araújo (São Paulo), onde também faz parte da grade de professores.

Eduardo Maurício Gobi

Eduardo Maurício Gobi

Piano, Piano complementar e Improvisação

Licenciado em Música pela Universidade de Sorocaba (Uniso), formado nos cursos de Piano MPB&Jazz e Clássico pelo Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, e no curso de Teclado Módulo Avançado do Conservatório Municipal "Maestro Henrique Castellari" de Salto. Atualmente integra o grupo do músico "Gê Tock", com participação no seu terceiro álbum, gravado em 2013, e é aluno especial de Mestrado na Unicamp. Também Integrou o grupo do músico "Fábio Gouvea", no qual teve participação no seu primeiro trabalho autoral gravado em 2011. Com esses trabalhos, percorreu Sesc’s e Sesi’s de Sorocaba, Piracicaba, Santos, São Paulo e já participou de projetos organizados pela Gás Natural, dentre outros. No ano de 2010 participou com o "Fuzuê Trio" do Mapa Cultural Paulista ficando entre os finalistas. Em 2007 ministrou o seminário "Piano: do Jazz ao Popular" durante a semana da música pela Prefeitura de Porto Feliz. No ano de 2004 participou do XI Festival de Artes de Itu, e acompanhou a regente de coral Thelma Tchan. Em 2001 produziu e coordenou o CD da cantora Cláudia Sanches e, no mesmo ano, foi convidado para trabalhar no Transatlântico Splendor Of The Seas, onde permaneceu durante os meses de novembro de 2001 a janeiro de 2002, percorrendo a costa brasileira, Uruguai e Argentina. No período de 1999 a 2008, ministrou aulas na Escola Municipal de Música "Romário Antônio Barbosa" de Porto Feliz (SP), onde formou e coordenou o grupo "Aracaia", projeto voltado para a pesquisa e divulgação da música brasileira. Com o trio "Pra Quinteto faltam Dois" homenageou o pianista cubano Michel Camilo, repercutindo convites para se apresentar na Dinamarca e em Berlim (Alemanha). Mais: eduardogobi.wix.com/edu

Fabio Antonio Xavier da Silva

Fabio Antonio Xavier da Silva

Saxofone

É formado nos cursos de saxofone e clarineta do Conservatório de Tatuí, tendo estudado com os professores José Teixeira Barbosa (clarineta e saxofone), Ely Jacob Hessel (clarineta) e Luis Carlos Rodrigues (saxofone). É professor de saxofone, desenvolvendo trabalho de formação técnica e de conhecimento de linguagem da música popular. Participou de cursos de aperfeiçoamento e workshops com importantes professores de renome tais como Eduardo Pecci (Lambari), Naylor Azevedo (Proveta), Vinicius Dorin, Miles Osland, Dale Underwood, Roberto Sion, entre outros. Integra a Big Band do Conservatório de Tatuí, tendo participado da gravação do CD “Big Band SamJazz 30 Anos”. Foi durante anos clarinetista e saxofonista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual participou da gravação de vários CDs. Mantém trabalhos eventuais em shows e gravações com importantes artistas da MPB.

Felipe Brisola

Felipe Brisola

Contrabaixo

Contrabaixista e compositor, já se apresentou com alguns dos principais músicos brasileiros tais como: Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Hamilton de Holanda, Mônica Salmaso, Vinícius Dorin, entre outros. Atuou e atua em alguns dos mais inovadores projetos dentro do cenário da música brasileira contemporânea, como: Vintena Brasileira, Fábio Gouvea, Cléber Almeida Septeto, Salomão Soares Trio, com quem já gravou e se apresentou em diversas cidades brasileiras e fora do país. Em 2018, gravou seu primeiro álbum autoral - “Interiores” - no qual explora sua visão musical por meio de composições originais, contando com a colaboração de um seleto grupo de músicos do estado de São Paulo. Como docente, é professor de Contrabaixo, desde 2007, no renomado Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, uma das melhores escolas de música do Brasil. Em 2015, foi convidado a integrar o corpo docente do programa de verão da escola de música Swarnabhoomi Academy of Music, em Chennai, Índia. Em 2018, foi convidado a ser professor de Contrabaixo do Global Music Institute, escola credenciada pela Berklee College of Music, em New Delhi, Índia. Como contrabaixista, já atuou em gravações e turnês com nomes de destaque do cenário da música brasileira instrumental e canção, e também do Jazz, como: Alex Sipiagin, Donny McCasllin, John Ellis, Jean Michel Pilc, Ryan Keberlee, Nelson Faria, Wanda Sá, Danilo Caymmi, entre outros, excursionando por diversos países, como: EUA, Alemanha, Itália, Suíça, Rússia, Espanha, Portugal, Índia, Malásia, Uruguai, Peru e Angola.

Heverton Silveira

Heverton Silveira

Bateria, Percussão Complementar e Prática de Conjunto

Atua desde 2001 como professor de bateria, percussão complementar e prática de conjunto no curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí. De 2009 a 2011, foi também professor de rítmica na EMESP (SP). É formado pelo Conservatório de Tatuí, no curso de MPB&Jazz, em bateria e percussão. Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Asseta (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí). Tem participado como aluno especial das aulas de mestrado em música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é baterista do “Joseval Paes Jazz Trio”, Artuzo Musical Sexteto, Outside Grupo Musical, Outside Big Band e Banda Reveillon. Apresentou-se em julho de 2013 com Joseval Paes Jazz Trio no Conservatório de Tatuí – Festival Painel Instrumental no Projeto Vitrine do Painel. Em 2012, foi convidado a acompanhar o Tenor Paulo Szot junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual se apresentou na Sala São Paulo. No ano de 2011 participou do 3º Painel Instrumental acompanhando o contrabaixista Thiago Espírito Santo e Outside Big Band. No mesmo ano teve participação especial no Tributo a Sylvio Mazzuca e Orquestra na cidade de São Paulo. Em 2010, foi convidado para participar como professor de bateria do projeto Coreto Paulista “Oficinas Técnicas Itinerantes para Maestros e Músicos de Bandas” e baterista da Lexo Big Band, Banda Tatuí Jazz Sinfônica, Outside Big Band e Fuzuê Trio. Participou de vários grupos de música instrumental, orquestras, bandas e cantores como Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, Jazz Trio Tatuí, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, Baraká Trio, Ticutuco Jazz Trio, Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Set Instrumental, Big Band Curare, Big Band Plano de Expansão, Banda Reveillon, Afonso Nigro e Gislaine Antonelli. Tem participação como percussionista da gravação do CD do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí em comemoração aos 30 anos de existência do grupo e como baterista do 1º CD do cantor Michel Kary. Tem vários artigos publicados pela revista Playmusic, tendo como objetivo a pesquisa sobre a origem dos ritmos brasileiros para percussão e bateria. Participou de diferentes festivais de música como I Painel Instrumental (Tatuí-SP); II Curso de Férias de Tatuí; I Encontro Internacional de Percussão; Percussive Arts Society do Brasil (Campinas-SP); Conferência Regional Sul-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica; I e II Brasil Instrumental, (Tatuí-SP); I Expo Universo Brasil (Milão – Itália); I Encontro de Bateristas (Jaú-SP); III Batuca (São Paulo-SP); I Open Music Festival Berklee e Sousa Lima (São Paulo-SP), V Festival de Bateristas do Vale do Paraíba (Cachoeira Paulista – SP) e workshops com Hermeto Pascoal, Yaniel Mattos, Fernando Corrêa, Celso Pixinga, Bob Wyatt, Michel Leme, Nailor Proveta” Azevedo, Itiberê e Orquestra Família, Tutty Moreno, Rogério Bocato, Trio Curupira, Cleber Almeida, Guello, Nenê, Arrigo Barnabé, Edu Ribeiro entre outros.

Hudson Nogueira

Hudson Nogueira

Arranjo e Prática de Conjunto

Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, estudou contraponto e composição com Edmundo Villani-Côrtes. Como clarinetista integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista foi integrante da Banda Savana, com a qual participou de dois CDs (“Brazilian Moviments” e “Arranjadores”). Dentre seus arranjos destacam-se trabalhos no projeto Pró-Bandas (CD Compositores Brasileiros), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Savana, quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho (CD Die Klarinetmaschine), para o trompetista norte-americano Marvin Stamm, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood junto a Banda Sinfônica da CSN. Já escreveu para Beth Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins e o musical “A Lira da Existência”, de Moraes Moreira. Na área das composições, destacam-se trabalhos para Quinteto de Sopros da Paraíba, quarteto de saxofones Saxofonia, Quinteto D´Elas, Big Band Bissanblass (CD Abracadabra), para o trompetista Fernando Dissenha, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood (CD da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), quinteto de clarinetes Madeira de Vento (CD Cartografia Musical Brasileira São Paulo), Orquestra Sinfonia Cultura e Fred Mills. Suas obras já foram executadas na Hungria, Rússia, Argentina, Estados Unidos, França e Espanha. Atua como professor de arranjo do Conservatório de Tatuí.

José Geraldo Finatti Parducci (Gê Tock)

José Geraldo Finatti Parducci (Gê Tock)

Guitarra

Guitarrista, paulista de Tietê, formado na Área de MPB & Jazz e Arranjo para música popular e big bands pelo Conservatório de Tatuí. Também estudou em São Paulo, tendo como professor o guitarrista Jarbas Barbosa (Banda Mantiqueira). Possui dois CDs de música instrumental brasileira com composições próprias, intitulados “Por Caminhos Diferentes” (1999) e “Lunar” (2003). Nestes CDs, explora a variedade de aspectos musicais do Brasil, focalizando principalmente elementos do interior do país, não deixando, no entanto, de citar aspectos urbanos. Há também influências do jazz em seu trabalho recebidas de Milton Nascimento, Toninho Horta e do guitarrista Pat Metheny. Seus CDs foram destaques em matérias publicadas por revistas especializadas em música como “Guitar Player” e “Guitar Class”, além de terem sido destaque nos programas “Retrato do Artista” (Rádio UNESP FM, Bauru-SP) e “Terra Brasilis” (Rádio Cultura AM, São Paulo-SP). Recebeu da Câmara Municipal de Tietê em 2001 “Votos de Congratulação” pelo trabalho realizado através do CD “Por Caminhos Diferentes”, aprovado por unanimidade. Foi também homenageado pela Prefeitura de Tietê em 2000 por ocasião das comemorações da XXVIII Semana Camargo Guarnieri. Em 2010, venceu a 28ª edição da FAMPOP – Festival de Avaré, na categoria música instrumental, com a composição “Na Canção do Vento”. Em 2012, venceu a 30ª edição do mesmo festival com a composição “Céu de BH”, recebendo o prêmio de melhor música instrumental. É professor de Guitarra e Harmonia no Curso de Música Popular (MPB&Jazz) do Conservatório de Tatuí desde 2005. Foi guitarrista das Big Bands “Prata da Casa” e “SamJazz”. Além disso, apresenta-se com seu grupo em diversas cidades pelo Brasil, em shows, festivais e outros eventos musicais, tais como “ I Encontro da MPB Instrumental” – Conservatório de Tatuí; “Projeto Sol Maior” – SESC/Santos; “Projeto Campos das Artes” – Campos do Jordão-SP; “Festival de Jazz do Jardim Suspenso da Babilônia/Spa Musical” - Santo Antonio do Pinhal-SP; “FAMPOP – Feira Avareense de Música Popular” – Avaré-SP; “Projeto Sons da Cidade” – São Bernardo do Campo-SP; “4ª Mostra SESI de Música Instrumental” – Piracicaba-SP; entre outros. Suas músicas têm sido executadas em diversas emissoras de rádio e TV do Brasil, Estados Unidos e Portugal. Participou da gravação dos CDs “Gravura” do compositor/instrumentista cearense Jr. Faheina (2001) e “Sophisticated Choro” do compositor/arranjador/instrumentista piracicabano Marco Abreu (2003). Com a Big Band Prata da Casa, gravou o CD “Raízes, Tradição e Extensões” (1997). Com a Big Band SamJazz gravou o CD “SamJazz 30 anos” (2006) e, com esta, apresentou-se em várias cidades do país e América do Sul, além da oportunidade de trabalhar com regentes internacionais como Ed Sarath (diretor do departamento de jazz da Universidade de Michigan/USA); John Rapson (Universidade de Iowa/USA); Daniel Barry (PHD em Composição, Arranjo e Regência e professor na Northwest Music Works – Seattle/USA); Miles Osland (diretor do departamento de Jazz da Universidade de Kentucky/USA); Niels Neergaard (regente da Rádio Jazz Orchestra de Copenhagen/Dinamarca); Martin Winiger (Universidade de Zurique/Suíça), e mais: maestro Branco; Leny Andrade; Oswaldinho da Cuíca com a bateria da Escola de Samba Vai-Vai; Pery Ribeiro; Os Cariocas; Célia; Zé Luiz Mazziotti; Hector Costita; Altair Martins; Vittor Santos; Jorginho do Trompete; Benito di Paula; Tânia Alves, Altemar Dutra Jr. entre outros. Contato: www.myspace.com/getock / ge.tock@uol.com.br

Joseval Paes

Joseval Paes

Guitarra e Baixo Elétrico

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade pelas mãos de seu pai, José Paes (Pernambuco), tendo o violão como seu primeiro instrumento. Junto a seu pai, habituou-se a partir de 1981 a frequentar o “ponto dos músicos”, tradicional encontro de artistas na Praça da Sé, assim como o famoso ponto da Ipiranga com a avenida São João, onde acostumou-se a ouvir histórias musicais dos assíduos frequentadores. Ainda em 1981 começava a “dar canjas” na vida noturna e a tocar instrumentos de percussão em bandinhas (grupos especializados em shows circenses e eventos comerciais). A vida de um músico “da noite” exigia um repertório bastante diversificado com aproximadamente: 200 sambas, 50 boleros, 50 standars de filmes norte-americanos, 100 bossas, 50 chá chá chás, 20 tangos, 20 mambos, 20 maxixes, choros diversos, marchas de carnaval, valsas, músicas italianas, francesas, entre músicas da “moda”. A exigência de se tocar todas as músicas em todos os tons, conferia a Joseval uma infinidade de elementos harmônicos, melódicos e rítmicos, decisivos em seu aprendizado musical. Estudou o método “Isaías Sávio” de violão erudito, um compêndio de peças para violão solo, e “Escola Moderna do Violão”, do mesmo autor. Esses métodos viriam reforçar e ampliar em Joseval sua habilidade técnica com as mãos. Em 1982, surge uma grande paixão musical que iria marcar sua vida: o jazz norte-americano. A partir daí, iniciou na busca pelos grandes mestres do estilo, passando a ouvir milhares de discos na tentativa de reproduzir aqueles sons e tendo influência de Wes Montgomery, George Benson, Joe Pass, Oscar Peterson, Chet Baker, Count Basie, Dexter Gordon, Tom Jobim, Lúcio Alves, Dick Farney, Cézar Camargo Mariano, Elis Regina, Johny Alf, Tito Madi, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Hermeto Paschoal, Chico Buarque, Noel Rosa, Ivan Lins, dentre muitos outros. Em 1993, encontra a parceria musical que seria a mais intensa e constante em sua vida e que se estende aos dias atuais: com o saxofonista argentino Hector Costita que ao longo desses anos tem como encontro marcado de apresentações a tradicional casa de Jazz “All of Jazz” em São Paulo. Além da grande paixão pelo jazz, com Hector, Joseval participa de uma infinidade de eventos musicais dos mais diversificados possíveis entre Brasil e exterior com Grupos Musicais, Clubes e Orquestras em que atuou como Clube Piratininga, Lillas Clube, Orquestra Colúmbia, Toscano e sua Orquestra, Orquestra Carinhoso, Cantina Vico do Scugnizzo. Karaokê Kyoto, Orquestra de Osmar Milani, Banda Reveillon, Orquestra Francisco Petrônio. Orquestra maestro Tíbor, Clodo e sua Orquestra, Orquestra Show Cubana, Avenida Club, Orquestra Maestro Azevedo, Shining Brass Band, Orquestra Maestro Élcio Álvares, Orquestra Maestro Zezinho, Gallery Band, Orquestra Clóvis e Ely, Grupo Roda Viva, Grupo Saint Paul, Italian Music Show, Shimon Lavi- grupo especializado em festas na colõnia judaica, Sammys Band, Osvaldo Sargenteli e suas mulatas, Osvaldo Sândoli e sua orquestra, Abelardo Figueiredo Shows, Sam Jazz, Big Band Sampa, Ed Costa orquestra, All Stars Jazz Band, Eureka Street Band, André Busik Hot Line Jazz Band, Swiss Collegie Dixie Band entre outras. Atuou tocando música instrumental com Arismar do Espírito Santo, Zé Ro Santos, Wilson Teixeira, Valmir Gil, Odésio Jericó, Bauru, Nahor Gomes, Bob Wyatt, Cuca Teixeira, Edu Ribeiro, Pepa Delia, Conrado Paulino, Pepe Baconau, Silvinho Mazuca, Thiago Costa, Fábio Torres, Celso de Almeida, Paulo Paulelle, Jorge Savedra, Sílvio Fats, Lito Robledo, Michel Leme, Jarbas Barbosa, Moacir Peixoto, Rubens Barsotti, Luís Chaves, Itamar Colaso, Célio Barros, Rodrigo Botermaio, Rogério Botermaio, Ademir Cândido, Laércio de Freitas, Lelo Izar, Vinícius Dorin, Nélson Aires, Roberto Sion, Fernando Correia, Toninho Pinheiro, Boneca, Chu Viana, Roberto Dantas, Rodrigo Ursaia, Roland Wagner, Valter Pinheiro, Arrudinha, João de Deus, Nelson Rubo, Jovito, Alonsito, Roberto Galhardi, Bira, Osmar Barutti, Conrado Paulino, Luiz Chaves, Edmundo Villani Cortês, dentre outros. Nas casas de Jazz atuou em: Ao Vivo Music, Opus 2001, Sanja Jazz Bar, Jazz and Blues, Café Piu Piu, Baiuca, Blue Night, Boubon Street, Melograno Jazz Bar, All off Jazz. Tom Tom Jazz Bar, Teta Jazz Bar, The River Café – New York, entre outros. Cantores com os quais trabalhou: Agnaldo Rayol, Ivete Matos, Ralf, Francisco Petrônio, Cristina Campos, Roberto Leal, Mário Armstrong Jr., David Gordon, Ísis Gordon, Tony Gordon, Celso Miguel, Geana Viscardi, Babi Reis, Vera Lúcia, Mara Melgis, entre outros Escolas de Música de sua atuação: Cosvervatório do Morumbi- 1985, Conservatório da Mooca- 1985, Clam- escola de Música dirigida pelo grupo Zimbo Trio- 1991 a 1993, Conservatório de Tatuí 2002 até os dias atuais. Festivais de Música em que atuou tocando e ministrando aulas: Festival de Inverno de Campos do Jordão- 2002 e 2003, Festival de Inverno de Presidente Epitácio-2003, Festival de Inverno e Curso de Férias de Tatuí - de 2004 a 2006. Desde 1992 desenvolve um método próprio de ensino musical, ministrando aulas em domicílio de violão, guitarra, contrabaixo e piano. Em 2014 completa 20 anos de parceria com o saxofonista Hector Costita, tendo realizado mais de 2 mil apresentações em todo o Brasil. Mantém o “Joseval Paes Trio” (com Heverton Silveira, bateria, e Felipe Brisola, contrabaixo), é professor de guitarra e contrabaixo elétrico de MPB&JAZZ no Conservatório de Tatuí onde também é guitarrista do Jazz Combo da mesma instituição.

Marcelo Silva

Marcelo Silva

Harmonia e Percepção em Música Popular

Violonista, formado em violão popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí, graduado no bacharelado em violão na faculdade Mozarteum em São Paulo e pós-graduado em Música Popular na FACCAMP em Campo Limpo Paulista. Em seu trabalho de conclusão de curso na pós-graduação escreveu o artigo "Sistemas de notações harmônicas: música popular brasileira e jazz". Em curso por estas instituições, teve aulas de instrumento com os professores Alexandre Bauab Júnior, Geraldo Ribeiro, Ângela Muner, Paulo Hildebrand, Fernando Corrêa e Luiz Carlos Tessarim. Atua desde 1996 como professor na área de MPB&Jazz no Conservatório de Tatuí, tendo ministrado aulas de violão, harmonia e percepção. Em sua trajetória artística participou de gravações de CDs com os músicos Teco Sead, Anerlindo Mendes e Maurício Moreira atuando como músico e arranjador. Acompanha a cantora Aureluce Santos no gênero Samba de raiz e trabalha eventualmente com outros grupos de samba e choro em eventos em prefeituras, Sesc, Empresas entre outros. Atualmente desenvolve projeto de trilha sonora para o Documentário "Hestória da Psicanálise" com arranjos em composições próprias. Atua também como músico e arranjador no CD de Aureluce Santos, em projeto aprovado pela Prefeitura de Campinas.

Paulo César Signori

Paulo César Signori

Professor de Percepção, História da Música Popular Brasileira e História de Jazz (Área de Música Popular)

Contrabaixista, com formação acadêmica em Música Popular pela UNICAMP, tendo concluído a graduação em 1995 e obtido o título de Mestre em Música Popular pela mesma instituição, em 2009. Sua experiência no ensino inclui aulas nos cursos de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí, Música Popular no Conservatório de Tatuí e Música no UNASP-HT, bem como na pós-graduação em Música da UNIFACCAMP em Campo Limpo Paulista. Participou de congressos e cursos, tais como: “Five-day Intensive” - Bass Collective - New York _EUA (2000); VIII Congresso IASPM-LA - Lima-PERU (2008); II Colóquio Internacional de História e Música: “Música popular: história, memória e identidades.” UNESP - Franca – BRASIL (2013); 8º IBMF - International Body Music Festival - Paris – FRANCE (2016); Música Corporal Módulos I a VI com Fernando Barba (Barbatuques) SP - BRASIL (2016-2017); FIMUCA – Festival Internacional de Música em Casa – Música Popular – BRASIL (2020); “World Music: Global Rhythms” Massachusetts Institute of Technology – MIT (2023). Ao longo de sua carreira, participou como um instrumentista em grupos de música instrumental desde a década de 1990. Possui dois álbuns lançados com o Janice Pezoa Trio e outros trabalhos lançados com diferentes grupos com os quais atuou. Além de sua atuação como músico, tem se dedicado a estudar e ensinar nas áreas que envolvem Rítmica, Música Corporal, Desenvolvimento Humano, História da Música Popular e Indústria Fonográfica. Na FATEC-Tatuí, coordena o Núcleo de pesquisa e práticas em Música Corporal, contribuindo para a formação de uma nova geração de músicos(as) e produtores(as) fonográficos.

Rodrigo Braz (“Digão”)

Rodrigo Braz (“Digão”)

Bateria e Percussão Complementar

Formado na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Conservatório de Tatuí, tendo como orientadores Sérgio Gomes, Alexandre Damasceno e José Carlos da Silva. Ainda em sua formação, cursou oficinas em São Bernardo do Campo, com André Freitas (bateria) e com Edilson de Souza Rodrigues (percussão). Participou de vários festivais/encontros, dentre os quais se destacam: I Encontro Instrumental de Tatuí (com os palestrantes Cleber Almeida, Eduardo Contrera, Arrigo Barnabé, Carlos Tarcha e Guello), II Encontro de MPB Brasil Instrumental (com os palestrantes Itiberê & Orquestra Família, Eduardo Contrera, Mario Campos, Claudio Leal Ferreira, Nenê, Hamilton de Holanda, Guello, Guinga, Cleber Almeida), IV Brasil Instrumental e I Mostra Brasil Instrumental – Tatuí. Também participou de workshops com João Donato, Arismar do Espírito Santo, Paulo Russo, Gilson Peranzzetta, Silvia Góes, Teco Cardoso, Cláudio Dauelsberg, Maurício Einhorn, Maestro Neves, Monica Salmaso, Thiago do Espírito Santo e Fernando Correa. Foi professor do Festival de Inverno em Ourinhos (2001, 2002, 2004) ministrando aulas de bateria e prática de conjunto. Atua desde 2001 no Conservatório de Tatuí como professor de bateria, percussão complementar e regente da escola de samba, esta última iniciada em 2013. Sobre sua carreira acadêmica, concedeu entrevistas para revistas e/ou blogs como “Música Contemporânea” e “Informação Musical” falando sobre carreira, concepção e direcionamentos da música mundial e brasileira, enfatizando seu foco de trabalho, a música instrumental improvisada. Fez parte do corpo de Jurados do Carnaval das Escolas de Samba de São Paulo (2013 e 2014), no quesito bateria, avaliando os grupos de Acesso e Grupo Especial. Como representante brasileiro, venceu o XX Festival Jazz Plaza (Havana-Cuba) que contou com a participação de Gonzalo Rubalcaba, Egberto Gismonti, Danilo Perez, Horacio Hernandez, Chucho Valdez, entre outros. Como líder de Banda, apresentou-se com o “Rodrigo Digão Convida” tendo como integrantes Fabio Leal, André Marques, Cesar Roversi e João Paulo Barbosa. Atuou no Projeto “sem pensar, nem pensar” com letras de Itamar Assumpção musicadas pelo compositor e educador Sergio Molina. Já dividiu palco ou gravações com Hélio Delmiro, Fernando Corrêa, Vinícius Dorin, Amilton Godoy, Luiz Chaves, Toninho Ferraguti, Toninho Horta, Monica Salmaso, Arismar do Espírito Santo, Thiago do Espírito Santo, Rodrigo Ursaia, Alessandro Penezzi, Laércio de Freitas, Claudio Cruz, Filó Machado, Caíto Marcondes, André Juarez. Teve destaque como músico na revista Batera&Percussão (festival IP&T) realizado em São Paulo e na revista Modern Drummer em duas edições. Como percussionista gravou DVDs das cantoras Wanderléia no Auditório Ibirapuera (DVD “Trinta”), comemorando seus 30 anos de carreira; Patrícia Marx e acompanhando o CoralUSP (Universidade de São Paulo) com o regente André Juarez. Atualmente, toca com Michel Leme, Renato Consorte, Ai Yazaki Quinteto, Conrado Paulino e com os cantores Fabio Cadore, Patrícia Marx e Tetê Espíndola. Desenvolve trabalho em grupo (“Mente Clara”) com dois CDs gravados – “Mente Clara” e “São Benedito” - tendo como foco a música brasileira contemporânea, intitulada “música universal”. Para alicerçar sua música nesse segmento, em 2014, ministrará workshops e fará shows em trio, juntamente com Salomão Soares e Itiberê Zwarg, complementando com a oficina “Feito na Hora”, de Itiberê. Como líder de grupo e pesquisador, está em atividade com três novos trabalhos: Rodrigo Digão Braz Trio, “Juninos do Brasil” e “Carnavais do Brasil”, esses dois últimos trazendo o folclore das respectivas festas para o contexto da música instrumental improvisada. Pensando na melhoria do seu trabalho como educador voltando ao ensino de música, cursa Licenciatura em Pedagogia, pela UNICID.

Rodrigo Marinônio

Rodrigo Marinônio

Bateria e Percussão Complementar

Formou-se pelo curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, em 1998. Logo após mudou-se para Copenhague, Dinamarca, tendo trabalhado como músico em diversos festivais de jazz, entre eles o Copenhague Jazz Festival. Retornando ao Brasil, após esta experiência de cerca de dois anos no exterior, voltou às atividades no Conservatório de Tatuí, tendo o privilégio de acompanhar os seguintes artistas: Hector Costita, Francis Hime, Leny Andrade, Altamiro Carrilho, Leila Pinheiro e Dori Caymmi. Com a Big Band do Conservatório de Tatuí (Big Band SamJazz) tocou com Jorginho do Trompete, Vittor Santos e Altair Martins. Gravou dois CDs com "Horn Brasil" e com Hudson Nogueira, este lançado no Japão. Foi professor do "Festival de Inverno de Londrina". Atualmente é professor do Conservatório de Tatuí, baterista da Big Band do Conservatório de Tatuí, integrante da Banda do Maestro Azevedo e do grupo Cincado, que realiza pesquisa sobre a música brasileira.

Rodrigo Moura

Rodrigo Moura

Percussão Choro e Percussão MPB&Jazz

Iniciou os estudos de música em 1994 no Conservatório de Tatuí, formando-se em percussão erudita e popular. Como instrumentista atuou em vários grupos musicais, tendo sido percussionista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira), acompanhando nomes como Elba Ramalho, Luiz Melodia, Alceu Valença, MPB 4 e outros. Tem participação nos CDs da Big Band Prata da Casa, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Atualmente é professor de percussão popular dentro do curso de MPB & Jazz do Conservatório de Tatuí.

Tânia Tonus

Tânia Tonus

Teoria e Percepção

Natural de São Paulo, é pós-graduada em Música de Câmara pela Uninter e pós-graduada em Música Popular pela Faccamp. Realizou trabalho de coordenação da área de disciplinas teóricas na EMESP Tom Jobim a convite de Arcádio Minczuk e Aida Machado, e no Conservatório de Tatuí a convite de Antônio Ribeiro. Graduou-se pela FMCG (Bacharelado- Piano) onde obteve, mediante concurso, bolsa de estudo integral. Teve como professores de piano erudito Beatriz Balzi e Marisa Lacorte. Em sua formação nas áreas erudita e popular, estão: Escola Municipal de Música de São Paulo, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Escola Magda Tagliaferro, Escola Livre de Música Novo Tempo (curso História do Jazz com Carlos Calado), Conservatório de Tatuí (formada em piano MPB/Jazz sob a orientação do pianista Paulo Braga e dos professores Paulo Flores e Mário Campos), USP e Unesp (onde cursou disciplinas complementares como curso livre de composição com Dante Grela e disciplina de mestrado com Marisa Fonterrada). Atualmente, é pianista dos Coros Municipais de São Bernardo do Campo e do Duo Ressignificações – Música e Literatura ao lado do professor e coordenador do departamento de estudos lusófonos da Universidade Paris Sorbonne. Atuou como pianista no musical “Candide” e integrou diversas outras formações como duos, trios, combos, grupos de música instrumental e big band. Atua no ensino da música há mais de 20 anos em São Paulo e interior. Participou do XXII WEA- Workshop Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem, cujo artigo selecionado em concurso foi publicado em revista acadêmica, fruto do trabalho que vem desenvolvendo desde o ano 2000 como professora das disciplinas de percepção musical e estruturação (erudita e popular) na EMESP Tom Jobim (até 2008) e no Conservatório de Tatuí desde 2009.  

Thadeu Romano

Thadeu Romano

Professor de Acordeão Erudito e Acordeão Popular

Acordeonista, Bandoneonista e compositor, formado em licenciatura musical pela faculdade Unimes de Santos/SP. Também atua como diretor musical e regente, atua no meio musical há 25 anos com nomes como de Yamandú Costa, Bibi Ferreira, Antônio Nóbrega, Danilo Caymmi, Marina de La Riva, Zizi Possi, Geraldo Azevedo, Cristóvão Bastos, Proveta, Toninho Ferragutti, Oswaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Renato Teixeira, Jorginho do Pandeiro, Luciana Rabelo, Fátima Guedes, Xangai, Sérgio Reis, Agnaldo Timóteo, Agnaldo Rayol, Moacir Franco, Irmãs Galvão, Alaide Costa, Zeca Baleiro, Claudete Soares, Maria Alcina e Fernanda Porto. Em 2016, lança seu disco solo “Da Reza à Festa” com coprodução musical de Swami Jr. e participação dos músicos Toninho Ferragutti, François de Lima, Luiz Guello, Laércio de Freitas, Carlos Malta, Rodrigo Sater e Paulo Ribeiro. Além de shows de lançamento no Brasil “Da Reza à Festa” foi lançado na Europa numa turnê de 30 dias pela Espanha, Holanda e França, em 2016. Depois, passou pela Argentina e, após esse giro, esteve em festivais internacionais, como Brazialian`s Day em Amsterdã-Holanda e no Perth International Jazz Festival Austrália. Também realiza concertos no continente africano em Angola, Moçambique e nas ilhas de São Tomé e Principe. Concertos nas cidades da Ilha da Córsega como Ajáccio, Bastia, Porto-Vecchio, Propriano, Patrimônio. Em 2021, realiza concertos em Portugal nas cidades de Lisboa, Porto, Cascais e Albufêra. É diretor e idealizador dos projetos “Interior Arraigado”, que usa a música regional brasileira em formato de música da câmara, e também do projeto “Dos Primórdios ao Nuevo Tango”, que conta em forma musical e cronológica, com fatos históricos, a origem e evolução do tango, patrimônio da humanidade, das primeiras eras até a era Piazzoleana.

Zeca Collares

Zeca Collares

Professor de Viola Caipira e Prática de Repertório. Professor responsável do Grupo Jovem de Música Raiz (Grupo Pedagógico) e coordenador do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí (Grupo Artístic)

Músico, compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical, bacharel em cinema pelo CEUNSP (Centro Universitário N.S. do Patrocínio/SP), professor de Viola Caipira há 30 anos, sendo 5 anos no Conservatório de Tatuí, onde também é coordenador do Grupo de Música Raiz e professor de Prática de Repertório. Atualmente, mestrando (aluno especial) em História Oral–DIVERSITAS–USP-SP. Juntamente com o músico/compositor Valter Silva, fundou o Grupo Mucunã. Em 2002, lançou carreira solo na música instrumental e vocal. Com 9 CDs gravados, mostra em suas composições uma fusão entre a música de raiz brasileira, caipira, barroco e elementos contemporâneos do Jazz/Blues. Premiado em 2004 como melhor CD Instrumental do ano no Brasil, dentro do universo popular de raiz. Indicado, em 2008, para o Prêmio Dynamite de Música Instrumental juntamente com o bandolinista Hamilton de Holanda e Yamandú Costa. Diversas trilhas sonoras para programas de TV: Nosso Campo/TV Tem Sorocaba, Mais Você/TV Globo, Terra Viva/TV Band SP. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como: Renato Teixeira, Xangai, Hermeto Pascoal, MPB4, Duofel, Pena Branca (Pena Branca/Xavantinho), entre outros. Realizou shows também na Itália e Holanda.