Secretaria da Cultura
5º Seminário de Regência
Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS – 1° SEMESTRE DE 2017 – POLO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – REGULAMENTO

COMUNICADO DE ABERTURA

 

A Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí comunica a abertura do Processo Seletivo de alunos do Conservatório de Tatuí, Polo em São José do Rio Pardo, para o 1º semestre letivo de 2017, de acordo com as regras constantes de seu Regimento Interno bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:

 

  1. Vagas

1.1. Ao todo, são abertas vinte e seis (40) vagas, assim distribuídas:

 

Curso Vagas COM conhecimento musical Vagas SEM conhecimento musical
Flauta 1
Clarinete 2 1
Saxofone 3
Trompa 1
Trompete 1
Trombone 1
Eufônio 1
Tuba 3 3
Percussão 1
Piano adulto(15 anos em diante) 2 2
Piano Correpetidor15 anos em diante 1
Piano Infantil 2
Canto Lírico 3
Violino 2 2
Viola 3
Violoncelo 2
Contrabaixo 2
Violão 1

 

Os horários disponíveis para o 1º semestre de 2017 estão a definir

 

 

  1. Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 03 a 10 de março de 2017, das seguintes maneiras:

  1. a) Pela internet no siteconservatoriodetatui.org.br/vagas até às 18h;
  2. b) Pessoalmente, em terminais disponibilizados na Secretaria do Polo, localizada à Rua São Bernardo, 800, Jardim São Roque, das 8h às 18h (exceto sábado e domingo).

2.1. Procedimentos para a efetivação da inscrição:

  1. a) Leitura completa do regulamento e preenchimento correto da ficha de inscrição disponibilizados emconservatoriodetatui.org.br/vagas, incluindo endereço completo (com CEP) e dados pessoais;
  2. b) Pagamento do boleto bancário, que é obtido após o preenchimento correto da ficha de inscrição, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
  3. c) A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento de boleto bancário.

2.2. Após efetuada a inscrição online, o candidato deverá imprimir seu comprovante de inscrição e mantê-lo juntamente com o comprovante de pagamento do boleto bancário.

Observação importante: o candidato poderá se inscrever para apenas um curso.

2.3. Em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido.

 

  1. Seleção

3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 1º Semestre de 2017

– O candidato poderá apenas se inscrever para um curso.

– Para o ingresso ao CDMCC o candidato se submeterá a uma fase de prova considerada eliminatória; a prova será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical) e uma Avaliação de Performance, tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista.

– Os candidatos aos cursos de instrumento ou canto devem ser alfabetizados.

– Candidatos estrangeiros: Os candidatos estrangeiros, cuja língua não for a portuguesa, deverão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção. Além disso, os candidatos deverão apresentar à escola seu visto de estudante e comprovar que sua situação legal está em ordem.

– Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

– Os dias para a realização da prova e/ou entrevista serão divulgados no site do CDMCC.

IMPORTANTE:

– Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

– Para os Testes de Performance (com conhecimento musical), o candidato deve seguir as seguintes exigências:

 

 Informações sobre as avaliações de Performance:

Curso Idade mínima Forma de Avaliação
Flauta Transversal 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 18 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*.Para candidatos com conhecimento musical:09 a 12 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.13 a 18 anos: De Taffanel e Gaubert – exercício nº 45 e leitura à primeira vista.A partir de 19 anos: Osvaldo Lacerda – “Poemeto” e leitura à primeira vista.
Clarinete 09 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Saxofone 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 18 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:10 a 18 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.A partir de 19 anos: Stephen Foster – “Laura Lee” e leitura à primeira vista.
Trompa 09 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Trompete 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 21 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:9 a 14 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.15 a 18 anos: D. Kabalevsky – “Little Dance” e leitura à primeira vista.19 a 21 anos: W. A. Mozart – “Menuetto, Trio” e leitura à primeira vista.

A partir de 22 anos: R. Voisin – “Estudo n°7” e leitura à primeira vista.

Trombone 9 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Eufônio 9 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Tuba 09 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Percussão Sinfônica 12 anos Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 24 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Piano adulto 15 anos Para os candidatos com conhecimento musical:15 a 16 anos: J. S. Bach (uma peça do Livro de Ana Magdalena Bach ou uma Invenção a duas vozes) e uma peça de livre escolha.17 a 19 anos: J. S. Bach (uma Invenção a duas vozes ou uma Invenção a três vozes) e uma peça de livre escolha.20 a 24 anos: J. S. Bach (uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha).25 anos em diante: J. S. Bach (um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado e uma peça de livre escolha).
Piano Correpetidor 16 anos Para os candidatos com conhecimento musical:16 a 18 anos: J. S. Bach (uma Invenção a duas vozes ou uma Invenção a três vozes) e uma peça de livre escolha.19 a 23 anos: J. S. Bach (uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha).24 anos em diante: J. S. Bach (um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado e uma peça de livre escolha).
Piano Infantil 09 a 15 anos Para candidatos com e sem conhecimento musical: Entrevista.
Canto Lírico 16 anos Para candidatos sem conhecimento musical:Entrevista, pequeno aquecimento vocal, verificação de tessitura e uma peça de livre escolha em qualquer estilo.Para candidatos com conhecimento musical:Entrevista, aquecimento vocal, uma peça de livre escolha do repertório clássico e leitura à primeira vista.
Violino 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 18 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:9 a 14 anos: Uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.19 a 21 anos: Um estudo de primeira a terceira posição e uma peça de livre escolha.

A partir de 22 anos: Escalas de três oitavas maiores, arpejos maiores e menores de três oitavas e uma peça abrangendo mudanças de posições de livre escolha.

Viola 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 18 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:9 a 14 anos: Uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.19 a 21 anos: Um estudo de primeira a terceira posição e uma peça de livre escolha.

A partir de 22 anos: Escalas de três oitavas maiores, arpejos maiores e menores de três oitavas, Concerto de Telemann – 1º e 2º movimentos.

Violoncelo 09 anosCandidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 18 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:09 a 14 anos: Uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.19 a 21 anos: Um estudo que seja abordado mudanças de posições e uma peça de livre escolha.

A partir de 22 anos: Estudo nº 10 de Bruckner, escalas maiores e menores melódicas de duas oitavas, arpejos maiores e menores de duas oitavas e um movimento da Sonata em Dó Maior, Op. 40 nº 1 de J. B. Bréval.

Contrabaixo 10 anos Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*Para candidatos com conhecimento musical:10 a 15 anos: Uma peça de livre escolha.16 a 18 anos: Uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.19 a 21 anos: Escalas maiores e menores, arpejos maiores e menores de duas oitavas e de E. Mahle das 10 melodias da Cecília, escolher uma das 7 peças fáceis com ritmos brasileiros.

A partir de 22 anos: Escalas maiores e arpejos maiores e menores de duas oitavas e a Sonatina em sol menor de L. v. Beethoven.

Violão 09 anos Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos. Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista*Para candidatos com conhecimento musical:13 a 15 anos: Estudo em lá menor – D. Aguado e leitura á primeira vista.16 a 17 anos: Estudo em Sol maior de F. Carulli e leitura à primeira vista.A partir de 18 anos: Minueto em Sol Maior de J. S. Bach e leitura à primeira vista.

*Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

 

A Banca Examinadora será composta por 02 (dois) ou mais integrantes do corpo docente da AACT.

 

 

  1. Matrículas

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a Secretaria do Polo da AACT, munidos dos seguintes documentos:

  1. a) 1 foto 3×4 (recente);
  2. b) RG
  3. c) CPF (caso possua);
  4. d) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU);
  5. e) e-mail;
  6. f) Telefones para contato.

 

  1. Informações gerais

5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.

5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o segundo bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da AACT.

5.3. Para os alunos que ingressarem neste processo seletivo, as aulas de instrumentos serão ministradas coletivamente pelos dois primeiros semestres, a fim de se ajustarem às requisições artísticas e pedagógicas da Instituição.

5.4. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: poloriopardo@conservatoriodetatui.org.br, ou por telefone: 19 3681 5692.

5.5. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no site do Conservatório.

5.6. Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matrícula, conforme os horários disponibilizados em cada curso. Não garantimos que os dias e horários de aulas sejam agendados em um único dia da semana e no mesmo período.

5.7. Conheça o regimento escolar através do link:
http://www.conservatoriodetatui.org.br/download/regimento-escolar-2014.pdf
5.8. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.

 

 

Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (AACT) – São José do Rio Pardo, 16 de fevereiro de 2017.

 

Digimeta