Comunicados

Novas vagas 2º Semestre 2018 – Área de MPB/Jazz e Choro – REGULAMENTO

COMUNICADO DE ABERTURA

 

A Abaçaí Cultura e Arte e o Conservatório de Tatuí comunicam a abertura do Processo Seletivo de alunos do 2° semestre letivo de 2018 para os cursos de MPB/JAZZ e Choro, de acordo com as regras constantes de seu Regimento Interno da Instituição bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:

 

1. Vagas

1.1. Ao todo, são oferecidas 44 (quarenta e quatro) vagas, assim distribuídas:

 

Área Curso Vagas COM conhecimento musical Vagas SEM conhecimento musical
MPB/Jazz Bateria 2
Contrabaixo Elétrico 2
Contrabaixo Acústico 2
Guitarra 4
Piano 4
Percussão 4
Flauta Transversal 2
Saxofone 4
Clarinete 2
Trompete 2
Trombone 2
Canto 2
Violão 2
Choro Bandolim 1 1
Cavaquinho 2 1
Violão 1
Flauta Transversal 1
Percussão 2 1

 

2. Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de 02/07/2018 até as 18h00 do dia 13/07/2018, pela internet.

 

2.1. Procedimentos para a efetivação da inscrição:
a) Acesse o site conservatoriodetatui.org.br/vagas;
b) Leia atentamente o regulamento completo;
c) Abra a ficha de inscrição e preencha corretamente seus dados pessoais, incluindo endereço completo (com CEP);
d) Após efetuada a inscrição online, o candidato deverá imprimir seu comprovante.

 

2.2. Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br), pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria pedagógica, localizada na Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí/SP. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

 

3. Seleção

3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 2º Semestre de 2018

3.1.2. Para o ingresso no Conservatório de Tatuí, o candidato se submeterá a uma única fase de teste considerada eliminatória e que consistirá em um teste e/ou entrevista, dependendo do candidato possuir ou não conhecimento musical no curso escolhido.

 

IMPORTANTE: Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

 

– Veja abaixo as idades e o que será pedido para os candidatos no ato dos testes e/ou entrevistas:

 

Curso Idade mínima Forma de avaliação:
MPB/Jazz – Baixo Elétrico, Baixo Acústico, Bateria, Canto, Guitarra, Piano, Percussão, Clarinete, Flauta Transversal, Saxofone, Trompete, Trombone e Violão 18 anos (para Canto)

 

14 anos (para os demais cursos)

 

 

O candidato deverá executar uma peça do repertório da musica popular brasileira ou do jazz de livre escolha, uma leitura à primeira vista e uma peça de confronto. As peças de confronto serão:

Baixo Elétrico, Baixo Acústico, Guitarra, Piano, Violão, Trombone, Trompete, Saxofone, Flauta Transversal e Clarinete: “All the Things You Are” de Jerome Kern; Bateria: Solos 09 e 10 do livro “The All American Drummer – 150 Rudimental Solos” de Charley Wilcoxon; Estudo de samba: página 29 do livro Novos Caminhos da Bateria Brasileira de autoria de Sergio Gomes; A Paradiddle Variations de Steve Gadd; Solo#1 de Independent Snare Drum Solos – John Pickering; uma peça de livre escolha e leitura á primeira vista.(O candidato para o curso de Bateria deverá trazer cópias dos materiais solicitados e o par de baquetas, caso contrário será desclassificado); Percussão: “Só danço Samba” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; Canto: O candidato deverá cantar as seguintes músicas: “Estrada do Sol” de Tom Jobim/Dolores Duran – esta a capella e “Carolina” de Chico Buarque – esta com acompanhamento (O candidato deverá trazer seu próprio musico para acompanhá-lo), e uma música de livre escolha do repertório de música popular brasileira (obrigatoriamente com acompanhamento).

Importante que o candidato leve o instrumentista que o acompanhará no teste. A banca examinadora se reserva o direito de ouvir quantas músicas desejar entre as peças solicitadas.

Durante às provas o professor poderá solicitar, no caso de instrumentos harmônicos, melódicos e canto, alguns exercícios técnicos como: escalas, modos, arpejos e montagens de acordes; no caso de instrumentos percussivos, o professor poderá solicitar a execução de diversos ritmos da música brasileira, do jazz e latinos.

Só serão aceitos alunos com conhecimento musical e idade mínima de 18 anos para canto e 14 anos para os demais instrumentos. A nota mínima para aprovação será 7.0.

O candidato deve estar ciente de que suas aulas poderão ser marcadas em dois ou mais dias da semana e que o mesmo deverá se adaptar aos horários oferecidos pela escola.

Violão/Choro 14 anos O candidato deverá apresentar uma música do repertório chorístico de livre escolha.
Bandolim/Choro 09 anos O candidato sem conhecimento musical passará por uma entrevista com os professores da área.

O candidato com conhecimento musical deverá apresentar uma musica do repertório chorístico de livre escolha.

Cavaquinho/Choro 09 anos O candidato sem conhecimento musical passará por uma entrevista com os professores da área.

O candidato com conhecimento musical deverá apresentar uma musica do repertório chorístico de livre escolha.

Percussão/Choro 14 anos O candidato com conhecimento musical deverá apresentar um ritmo co-formador do choro: maxixe, polca ou samba.

O candidato sem conhecimento musical passará por uma entrevista com os professores da área.

Flauta/Choro 12 anos O candidato deverá apresentar uma musica do repertório chorístico de livre escolha.

 

4. Matrículas

Os candidatos aprovados serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos dos seguintes documentos originais, não é necessário trazer cópias.
a) 1 foto 3×4 (recente);
b) RG
c) CPF
d) RG e CPF dos pais e/ou responsável
e) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU)
f) e-mail
g) Telefones para contato
i) Taxa de Matrícula: R$ 100,00

 

5. Informações gerais

5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.

5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do segundo semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica do Conservatório de Tatuí.

 

5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, no site do Conservatório ou nos murais da secretaria escolar, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no site do Conservatório.

5.5 Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matricula, conforme os horários disponibilizados. Não garantimos que os dias e horários de aulas sejam agendados em um único dia da semana e no mesmo período.

5.6 Conheça o regimento escolar através do link:

http://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2015/03/regimento-escolar-2017-alta.pdf

5.7. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria do Conservatório de Tatuí.

 

Tatuí, 19 de Junho de 2018.

Abaçaí Cultura e Arte – Conservatório de Tatuí

 

FICHA DE INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI!