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ERRATA – Novas vagas 2º Semestre 2018 – Área de Música Clássica – REGULAMENTO

COMUNICADO DE ABERTURA

A Abaçaí Cultura e Arte e o Conservatório de Tatuí comunicam a abertura do Processo Seletivo de alunos do 2° semestre letivo de 2018 para os cursos de Música Clássica, de acordo com as regras constantes no Regimento Interno da Instituição, bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:

 

1. Vagas

1.1. Ao todo, são oferecidas 123 (cento e vinte e três) vagas, assim distribuídas:

 

Área Curso Vagas COM conhecimento musical Vagas SEM conhecimento musical
Cordas Sinfônicas Violino 3 2
Viola 2 1
Violoncelo 3 2
Contrabaixo Acústico 4 3
Sopros/Madeiras Flauta Transversal 1 1
Oboé 1 1
Clarinete 2 2
Saxofone 1 1
Fagote 1 1
Sopros/Metais Trompa 3 2
Trompete 3 3
Trombone 7 6
Percussão Sinfônica Percussão Sinfônica 6 3
Piano Clássico Piano Clássico 3 2
Canto Lírico Canto 20
Performance Histórica Flauta Doce 2 2
Violino/Viola Barroca 6
Cravo 2 1
Violão Clássico Violão Clássico 10 10

 

2. Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de 02/07/2018 até as 18h00 do dia 13/07/2018, pela internet.

 

2.1. Procedimentos para a efetivação da inscrição:
a) Acesse o site conservatoriodetatui.org.br/vagas;
b) Leia atentamente o regulamento completo;
c) Abra a ficha de inscrição e preencha corretamente seus dados pessoais, incluindo endereço completo (com CEP);
d) Após efetuada a inscrição online, o candidato deverá imprimir seu comprovante.

 

2.2. Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br), pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria pedagógica, localizada na Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí/SP. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

 

3. Seleção

3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 2º Semestre de 2018

3.1.2. Para o ingresso no Conservatório de Tatuí, o candidato se submeterá a uma única fase de teste considerada eliminatória e que consistirá em um teste e/ou entrevista, dependendo do candidato possuir ou não conhecimento musical no curso escolhido.

 

IMPORTANTE: Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

 

-Veja abaixo as idades e o que será pedido para os candidatos sem conhecimento musical:

 

Curso Idade Forma de avaliação:
Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo 07 a 11 anos  

 

 

Teste prático e/ou entrevista com banca examinadora formada por professores do corpo docente do Conservatório de Tatuí.

Flauta Transversal, Oboé, Clarinete e Saxofone 09 a 11 anos
Fagote 09 a 16 anos
Trompa, Trompete e Trombone 09 a 14 anos
Piano Clássico 07 a 11 anos
Violão Clássico 07 a 11 anos
Flauta Doce A partir de 09 anos
Cravo A partir de 09 anos
Percussão Sinfônica 10 a 15 anos Entrevista, teste de percepção rítmica e coordenação motora, com banca examinadora formada por professores do corpo docente do Conservatório de Tatuí.

 

-Veja abaixo as idades e o que será pedido para os candidatos com conhecimento musical:

 

Curso Idade mínima Conteúdo para a prova prática:
Violino 12 anos 12 a 14 anos: Um estudo do Método Suzuki vol. 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escala e arpejo maior, duas oitavas contendo mudança de 1ª a 3ª posição, Estudo nº 45 ou 46 (de 1ª a 3ª posição) do Hans-Sitt vol. 3 opus 32 e o Concerto em Lá menor de A. Vivaldi ou Concerto “Húngaro”, opus 21 de O. Rieding.19 a 21 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores de três oitavas, um estudo do Método Kreutzer (revisão Sandor) e uma peça de livre escolha.

A partir de 22 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas, estudo nº 7 ou nº 10 do Método Kreutzer (revisão Sandor) e um movimento de livre escolha dos concertos para violino e orquestra de W. A. Mozart.

Viola 12 anos 12 a 14 anos: Um estudo do método Suzuki – Volume 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escala e arpejo maior de duas oitavas contendo mudança de 1ª a 3ª posição, estudos nº 45 ou nº 46 (de 1ª a 3ª posição) do Hans-Sitt vol. 3 opus 32 e o Concerto em Ré menor opus 3 (nº 6 RV356) de A. Vivaldi ou Concerto em Dó maior opus 3 (nº 3) de A. Vivaldi.19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de três oitavas, um estudo do método Kreutzer (Edição Sandor) e uma peça de livre escolha.

A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de três oitavas, Estudo nº 8 ou nº 10 do Kreutzer (edição Sandor) e o Prelúdio da Suíte nº 2 de J. S. Bach.

Violoncelo 12 anos 12 a 14 anos: Um estudo do método Dotzauer-Grant – volume 1 e uma peça de livre escolha.15 a 18 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de duas oitavas, um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 1 e um movimento da Sonata em Dó maior opus 40 nº 1 de J. B. Bréval.19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores melódicas de duas oitavas, um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 2 e a peça “Tarantella” de W. H. Squire.

A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de três oitavas, um estudo dos 12 Estudos de J. Duport ou um estudo do método Dotzauer-Grant 113 Estudos – volume 4 e um movimento do Concerto em Dó menor de C. Bach.

Contrabaixo 12 anos 12 a 15 anos: Um estudo do Simandl – Método nº 1 e uma peça de livre escolha.16 a 18 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de duas oitavas, um estudo do Storch Hrabe – 32 Estudos e uma das 10 melodias da Cecilia de E. Mahle.19 a 21 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de duas oitavas, um estudo do método Dragonetti – 5 Estudos e a Sonatina em Sol menor de L. V. Beethoven.

A partir de 22 anos: Escalas e arpejos maiores e menores de três oitavas, estudo nº 1 do Kreutzer e a peça Andante e Rondó de D. Dragonetti.

Flauta Transversal 12 anos 12 a 14 anos: De Taffanel e Gaubert “Método Completo de Flauta” – 1 exercício da página 10 a 20.15 a 17 anos: De Giuseppe Gariboldi “Estudos Melódicos”, Opus 131 – 1 estudo.A partir de 18 anos: Um movimento de 1 Concerto clássico.
Fagote 12 anos 12 a 16 anos: Ernst Mahle “As Melodias da Cecília” para fagote – Escolher uma das peças.A partir de 17 anos: Weissenborn “Método para Fagote”, 50 exercícios avançados – Escolher um exercício.
Oboé 09 anos 12 a 14 anos: De Paul Harris “Método para Oboé” – exercícios nº 11, 12, 13, 14 e 15.A partir de 15 anos: De Clementi Salviani “Método para Oboé” volume 1 – Exercícios 1 e 2 (Dó Maior) e 1 e 2 (Fá Maior).
Clarinete 12 anos 12 a 16 anos: De H. Klosé “Método Completo para Clarinete” – Duetos do número 9 ao 16 (voz superior) – Escolher um.A partir de 17 anos: De W. A. Mozart “Concerto para Clarinete em Lá Maior K622” – 1º movimento (pode ser tocado com o clarinete em Si bemol).
Saxofone 12 anos 12 a 14 anos: De Eugène Bozza “Rêves D´Enfants”, Ed. Alphonse Leduc.15 a 16 anos: De Eugène Bozza “Chanson a Bercer” Ed. Alphonse Leduc.17 a 18 anos: De H. Klosé “Método Completo para todos os Saxofones” Ed. Ricordi – página 105, “Don Giovanni ou “Méthode Complète pour tous les Saxophones”  Ed. Alphonse Leduc – página 51, “Don Giovanni”.

A partir de 19 anos: De Eugène Bozza “Aria” Ed. Alphonse Leduc.

2ª fase presencial: teste prático – conteúdo do vídeo e 1 leitura a primeira vista.

Trompa 09 anos De 9 a 14 anos: Melodias da Cecilia – Canção do Vaqueiro e uma peça de livre escolha.De 15 a 17 anos: A. Rubinstein – Melody in F, e uma peça de livre escolha.De 18 a 20 anos: Forrest L. Buchtel – Solitude e uma peça de livre escolha.

A partir de 21 anos: C. Saint-Saëns – Romance e uma peça de livre escolha.

Trompete 09 anos De 9 a 14 anos: D. Kabalevsky, Little Dance e uma peça de livre escolha.De 15 a 17 anos: W. A. Mozart, Menuetto, Trio, uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.De 18 a 20 anos: R. Voisin, Estudo n°3 e uma peça de livre escolha.

A partir de 21 anos: R. Voisin, Estudo n°7 e uma peça de livre escolha.

Trombone 13 anos De 13 a 18 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi – Estudo pag. 14e uma peça de livre escolha.De 19 a 24 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi – Estudo pag. 44 (escolher um estudo) e uma peça de livre escolha.

A partir de 25 anos: Método de Trombone para Iniciantes – Prof. Gilberto Gagliardi –Pequena Peça  Pag. 61 e uma peça de livre escolha.

Percussão Sinfônica 12 anos 12 a 15 anos: Lição nº11 de Caixa – T. Mcmilliam – Yankee Doodle para Teclados – James Blades.16 a 19 anos: Lição nº 13 de Caixa de T. Mcmilliam (rulo aberto), Ring them Bells – para Teclados de James Blades.A partir de 20 anos: Estudo para Caixa Clara, pag. 20 – Garwood Whaley, Irish Washerwoman para Teclados de James Blades.
Piano Clássico 07 anos 07 a 13 anos: J. S Bach – Uma peça de livre escolha.14 a 16 anos:uma peça do livro de Ana Magdalena Bach ou uma invenção a duas vozes de  J. S. Bach e uma peça de livre escolha.17 a 19 anos: J. S. Bach – uma Invenção a duas vozes ou uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha.

20 a 24 anos: J. S. Bach – uma Invenção a três vozes e uma peça de livre escolha.

25 anos em diante: J. S. Bach – um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado e uma peça de livre escolha.

Violão Clássico 12 anos 12 a 15 anos: Estudo em Lá menor de D. Aguado.16 a 17 anos: Estudo em Sol Maior de F. Carulli.18 anos em diante : Lágrima de F. Tarrega.
Canto Lírico 18 anos A peça a ser executada deverá obrigatoriamente ser um dos 24 vocalizes do Panofka opus 85 (em qualquer vogal) ou uma das 15 lições do método Vaccai (texto em italiano). As partituras referentes aos dois métodos de estudos citados acima estão disponíveis na Biblioteca Digital IMSLP, nos links:http://imslp.org/wiki/Metodo_pratico_de_canto_(Vaccai,_Nicola) 

http://imslp.org/wiki/Vocalises_progressives,_Op.85_(Panofka,_Heinrich)

 

A peça deverá ser executada na tonalidade que melhor se adaptar

à tessitura do candidato, podendo o mesmo transpor para qualquer tonalidade. Contudo, deverá ser executada com a presença do acompanhamento de piano, teclado ou violão, podendo o acompanhamento ser executado por outra pessoa que não o próprio candidato.

Cravo 12 anos De 12 a 15 anos: J. S. Bach: Pequeno Prelúdio BWV 927http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/c/c7/IMSLP62053-PMLP08244-Bach-Busoni_BWV_927.pdfOu

– J. S. Bach: Invenção nº1 BWV 772

http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/1/11/IMSLP00747-BWV0772.pdf

Ou

– Domenico Scarlatti: Sonata K 34

http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/8/80/IMSLP276786-PMLP332106-Scarlatti_Sonate_K.34.pdf

Acima de 16 anos:

– Johann Sebastian Bach: Suíte Francesa nº 1 BWV 812 (Allemande)

http://ks.petruccimusiclibrary.org/files/imglnks/usimg/5/58/IMSLP02100-BWV0812.pdf

Ou

– Domenico Scarlatti: Sonata K 1

http://imslp.eu/Files/imglnks/euimg/9/9b/IMSLP311236-PMLP330125-Scarlatti__Domenico-Sonates_Heugel_32.645_Volume_1_01_K.1_scan.pdf

Ou

– Domenico Scarlatti: Sonata K 208

http://imslp.eu/Files/imglnks/euimg/1/16/IMSLP349349-PMLP475484-Scarlatti__Domenico-Sonates_Heugel_32.300_Volume_5_03_K.208_scan.pdf

Violino/Viola Barroca 16 anos Uma das doze fantasias solo de G.F.Telemannhttp://imslp.org/wiki/12_Fantasias_for_Violin_without_Bass,_TWV_40:14-25_(Telemann,_Georg_Philipp)
Flauta Doce 09 anos Uma peça de livre escolha, leitura à primeira vista e entrevista com banca examinadora formada por professores do curso/área.

 

4. Matrículas

Os candidatos aprovados serão convocados a efetuar a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos dos seguintes documentos originais, não é necessário trazer cópias.
a) 1 foto 3×4 (recente);
b) RG
c) CPF
d) RG e CPF dos pais e/ou responsável
e) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU)
f) e-mail
g) Telefones para contato
i) Taxa de Matrícula: R$ 100,00

 

5. Informações gerais

5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.

5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do segundo semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica do Conservatório de Tatuí.

5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, no site do Conservatório ou nos murais da secretaria escolar, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no site do Conservatório.

5.5 Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matrícula, conforme os horários disponibilizados. Não garantimos que os dias e horários de aulas sejam agendados em um único dia da semana e no mesmo período.

5.6 Conheça o Regimento Escolar no link:

http://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2015/03/regimento-escolar-2017-alta.pdf

5.7. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria do Conservatório de Tatuí/Abaçaí Cultura e Arte.

 

Tatuí, 04 de Julho de 2018.

Conservatório de Tatuí – Abaçaí Cultura e Arte

 

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Agência Digimeta