Secretaria da Cultura
XII CONCURSO INTERNO DE PIANO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ – EDIÇÃO 2017
Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí
Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Professor Otávio Blóes recebe título de Cidadão Tatuiano

Coordenador da Área de Sopros/Madeiras do Conservatório de Tatuí foi homenageado na Câmara Municipal

Professor Otávio Blóes recebe título de Cidadão Tatuiano

O Coordenador da Área de Sopros/Madeiras do Conservatório de Tatuí, Otávio Blóes, recebeu no dia 5 de outubro o título de “Cidadão Tatuiano” em homenagem pelos serviços prestados à comunidade ao longo dos mais de 20 anos em que reside na cidade. Blóes é formado em Flauta Transversal e pós-graduado em Educação Musical. Integra, desde 1997, o corpo docente do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado, onde atua intensamente nas áreas artística e pedagógica. A entrega do título foi feita em sessão solene da Câmara Municipal.

O professor estudou com os mestres Edson Beltrami, Madalena Cubas, Jean Noel Saghaard e João Dias Carrasqueira. Dentre os prêmios obtidos em concursos, destacam-se duas indicações ao “Prêmio Weril” para solistas; “III Concurso de Flautistas” da Faculdade de Música da Universidade São Judas Tadeu e a seleção como finalista do ”X Prêmio Eldorado de Música”. Integrou a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí por cinco anos e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí por 20 anos, sendo 1º flautista solista por dez anos.

De 2013 a 2016 integrou a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Tocou em diversos grupos sinfônicos e camerísticos sob a regência de nomes como Arnold Gabriel (EUA), Frank Battist (EUA), Matthew George (EUA), Gregory Fritze (EUA), Jan Van Der Roost (Bélgica), Lazlo Marozi (Hungria), Rafael Sanz-Espert (ESP), Eleazar de Carvalho (Brasil), Dario Sotelo (Brasil), Marcos Sadao (Brasil), entre outros. Em 2005 atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Como solista, destacam-se as execuções dos concertos de Jacques Ibert, Khachaturian e Frigyes Hidas, sob regência dos maestros Daniel Havens (EUA/BRA), Felix Hauswirth (Suíça) e João Maurício Galindo (BRA). Participou da gravação de dez CDs e um DVD. Apresentou-se em recitais variados, dentre os quais destacam-se o I, II, e III Encontros Internacionais de Flautistas (Tatuí). Atuou, em 2004, como solista frente à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí ao lado dos flautistas Vieri Botazzini (Itália) e Ângela Jones (EUA).

Na área pedagógica, ministrou aulas no 29º Festival de Inverno de Campos do Jordão (núcleo Tatuí), II Curso de Férias de Tatuí, III Semana da Música da Universidade Federal de Uberlândia, I Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo, Pró Bandas – Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda (seis edições), Coreto Paulista – Oficinas Itinerantes para Maestros e Músicos de Banda, e Projeto Brasil Presente realizado na Costa Rica.

Desde 2010 coordena o Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra do Conservatório de Tatuí. Em 2015 atuou como solista na Sala São Paulo frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro norte-americano Shaw Smith. Desenvolve um amplo e intenso trabalho camerístico com a pianista Cristiane Bloes, com quem forma o “Duo Bloes”.

Otávio Blóes recebe o título de “Cidadão Tatuiano” por indicação do vereador Antonio Marcos de Abreu. Na oportunidade, também serão homenageados: Ana Aparecida de Almeida Feltrin, Antonio José Martins, Aparecida de Godoy, Beatriz Soares Amaro, Inaldo Sales Patrício, Jairo Eduardo Loureiro Filho, Jairo Martins, Jarbas Sobral Neto, João Caramez, Lucilene Cristina Domingues, Luís Antonio Galhego Fernandes, Marcos Antonio de Almeida e Paulo Sérgio Clemente Silva.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.


Agência Digimeta