Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí interpreta Wagner e Beethoven

A Sinfonia nº 1 de Beethoven será o destaque do concerto neste sábado, dia 9, às 18h00, no Teatro Procópio Ferreira

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí interpreta Wagner e Beethoven

O Teatro Procópio Ferreira recebe neste sábado, dia 9, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado. Sob a regência do maestro Edson Beltrami, o grupo apresentará obras dos compositores alemães Richard Wagner e Ludwig van Beethoven, com destaque para a primeira das nove sinfonias mais famosas de Beethoven, a Sinfonia nº 1. O concerto será às 18h00 e os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro.

O programa começa com a “Abertura ‘Coriolano’, op. 62” de Beethoven. Segundo Beltrami, a obra foi composta em 1807, baseada um drama escrito por Henrich Joseph von Collin. A obra retrata o general romano Gaius Marcuis Coriolanus e o seu desejo de vingança contra Roma. Essa ira aparece logo nos primeiros acordes da melodia. Cercado pelas tropas do general, o Senado pede às matriarcas de Roma que tentem convencer Coriolano a não queimar a cidade. O apelo insistente das mulheres, representado pelo tema da música que se repete, cria um conflito na mente de Coriolano. Para não trair seus aliados nem contrariar as mulheres, o general opta pelo suicídio. “Beethoven mostra o orgulho do general se esvaindo, até que desaparece nos violoncelos, concluindo a história com três pizzicatos das cordas”, descreve o maestro.

O programa segue com “Idílio de Siegfried, de Wagner. A obra foi um presente de aniversário para sua segunda esposa, Cosima (filha de Franz Liszt), após o nascimento do filho Siegfried. Beltrami observa que a peça foi escrita para 15 músicos e seria algo particular, familiar, uma declaração de amor para a esposa e o filho. Mas, por razões financeiras, o autor acabou vendendo os direitos de publicação e, para isso, criou uma versão para orquestra de 35 músicos.

Na segunda parte do Concerto, a Orquestra Sinfônica apresentará a “Sinfonia nº 1 em Dó Maior, Op. 21” de Beethoven. A obra se destacou por quebrar os padrões da escrita musical da época. A peça apresentava uma nova estrutura e combinações nada usuais. “Parece apropriado que Beethoven tenha composto sua Primeira Sinfonia no alvorecer de um novo século, 1799-1800, pois mesmo os contemporâneos perceberam que suas sinfonias mudavam a concepção do gênero. O legado orquestral de Beethoven lançou uma sombra imponente, com a qual os compositores tiveram que lidar de várias maneiras pelo resto do século”, comenta Beltrami.

Edson Beltrami é formado em Flauta Transversal pelo Conservatório de Tatuí e vencedor de diversos concursos, incluindo o Prêmio Eldorado de Música. Atuou por mais de dez anos como 1ª Flauta Solo convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e como flautista e maestro nos mais importantes palcos do Brasil e do Exterior. Desenvolve também intensa carreira como compositor, foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí por 20 anos e agora está à frente da Orquestra Sinfônica da instituição.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Edson Beltrami, regência

Data: 09 de junho, sábado
Local: Teatro Procópio Ferreira