Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

LIVE – Pré-lançamento do livro “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”

Conservatório de Tatuí promove bate-papo nesta quarta-feira, às 19h, com os autores da obra: Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aida Barroso

LIVE – Pré-lançamento do livro “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”

09/12/2020

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza hoje, às 19h, LIVE de pré-lançamento do livro “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”, com os autores Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aida Barroso.

Publicado pela Editora Rio Books (http://bit.do/riobooks), o livro conta a história do instrumento na cidade, desde os primeiros concertos na década de 1900, e revela fatos, nomes de intérpretes e compositores que até então não haviam sido associados ao instrumento. Após seis anos de pesquisa, os autores levantaram centenas de apresentações, em dezenas de locais – às vezes inusitados -, contam episódios rocambolescos e registram menções ao instrumento na literatura e suas aparições também na música popular, ilustrando a vida social e cultural na então capital do país. A rica iconografia, com mais de 240 imagens, foi obtida por meio de instituições públicas, privadas e coleções particulares, do Brasil e de países como a França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

O musicólogo João Vicente Vidal, em sua apresentação, conclui que o livro “se projeta neste momento para o público interessado, especialista ou não, como um panorama de suma importância para a compreensão da história da cidade e da música no Brasil”.

SERVIÇO
LIVE – Pré-lançamento do livro “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”
Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aida Barroso, autores convidados
Maria Eugênia Sacco, professora responsável
Tulio Pires, coordenação
Data: 9 de dezembro de 2020, quarta-feira
Horário: 19h00
Canais de transmissão:
YouTube: www.youtube.com/user/VideosConservatorio
Facebook: www.facebook.com/conservatoriotatui
Twitter: www.twitter.com/musicatatui