Grupo de Performance Histórica faz dois concertos no CEU das Artes

Músicos do Conservatório de Tatuí resgatam obras e instrumentos que eram usados na Europa entre os séculos 16 e 18

Grupo de Performance Histórica faz dois concertos no CEU das Artes

O Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes – recebe na próxima semana duas apresentações do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado. Formado por professores e alunos de nível avançado da escola, o grupo pesquisa músicas do repertório europeu dos séculos 16 a 18 e resgata não só as melodias, mas também os instrumentos usados na época das festas e reuniões realizadas nos palácios. Os concertos serão realizados nos dias 29 e 30, terça e quarta, às 10h00, com entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do grupo, Selma Marino, o trabalho não se restringe à escolha do repertório. “O Grupo de Performance Histórica almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando em suas apresentações réplicas dos instrumentos daqueles períodos”, comenta. Além disso, são feitas pesquisas, nos tratados e manuais antigos, para conhecer os estilos praticados no período e, assim, garantir uma intepretação mais próxima do que os compositores tinham em mente quando escreveram as obras.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Selma Marino, coordenação