Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí participa da XV Semana do Cravo da UFRJ

Evento, realizado de 29 a 31 de outubro no Rio de Janeiro, terá palestra com o Prof. Dr. Pedro Persone e recital do aluno José Renato Gonçalves

Conservatório de Tatuí participa da XV Semana do Cravo da UFRJ

31/10/2018

O Conservatório de Tatuí esteve presente na XV Semana do Cravo, realizada pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro nesta semana, de 29 a 31 de outubro. O evento teve participação do Prof. Dr. Pedro Persone (Assessor Pedagógico) e do estudante José Renato Gonçalves, aluno do Curso de Cravo da instituição.

Persone abordou “As publicações de pesquisas brasileiras” e “J. S. Bach: o piano, o cravo, o clavicórdio e o fortepiano”, ao lado do Prof. Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ), do clavicordista Erasmo Estrada e do pianista Jean Louis Steuerman. José Renato apresentará obras de William Byrd, Carlos Seixas, Johan Sebastian Bach e Jean-François dandrieu.

Pedro Persone é clavierist e fundador dos cursos de Cravo (1985) e Fortepiano (2008) no Conservatório de Tatuí. Iniciou seus estudos no Curso de Piano Clássico desta instituição. Mais tarde, graduou-se em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e seguiu sua jornada na Europa. Teve como professores Maria José Carrasqueira, Helena Jank, Felipe Nabuco-Silvestre (Brasil/Portugal), Christophe Rousset (França), Emilia Fadini e Rinaldo Alessandrini (Itália), Huguette Dreyfus (França), Jacques Ogg (Holanda) e Patrick Cohen (França), entre outros. Seu mais importante estudo foi sob a orientação de Mark Kroll, de quem recebeu a maior influência acadêmica e artística.

Foi o primeiro a reintroduzir o piano histórico ou fortepiano no circuito musical brasileiro da atualidade durante o ano Mozart 1991. Gravou o primeiro CD com fortepiano no Brasil. Sua discografia conta hoje com sete CDs, quatro editados no Brasil, um nos Estados Unidos e dois em Portugal. ​No Conservatório de Tatuí, além de iniciar os cursos de Cravo e Fortepiano, foi professor de cravo, fortepiano, práticas interpretativas, música de câmara e baixo contínuo de 1985 a 2010. Fundou e dirigiu o Collegium Musicum – orquestra voltada à performance de obras dos períodos barroco  clássico. Atualmente, responde pela Assessoria Pedagógica da escola.

XV Semana do Cravo – Atividade compartilhada entre os dois programas de pós-graduação da Escola de Música da UFRJ, é um evento único do gênero no país. Criado e coordenado pelo professor Marcelo Fagerlande, reúne anualmente alunos e docentes que se dedicam à pesquisa em torno do instrumento. Destacados pesquisadores do panorama brasileiro e internacional estiveram presentes, além de uma nova geração de cravistas, que discutiram e apresentaram recitais compreendendo uma ampla gama de estilos e temas, desde a produção europeia do século XVII e XVIII até obras brasileiras do século XX, de Claudio Santoro e Osvaldo Lacerda.

Segundo os organizadores, Aloysio Fagerlande (Promus) e Pauxy Gentil-Nunes (PPGM), uma bem-vinda parceria com o Centro de Música Barroca de Versalhes foi iniciada nesta edição. Em comemoração aos 15 anos do evento, serão publicados os Anais da XIV Semana do Cravo em formato digital. Estes estudos, agora disponíveis nas páginas eletrônicas do Promus e do PPGM, visam a contribuir para o enriquecimento da bibliografia sobre o cravo em português.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
XV Semana do Cravo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPMG e Promus/UFRJ)

José Renato Gonçalves, aluno convidado
Pedro Persone, professor convidado
Marcelo Fagerlande, coordenação
Data: 29 a 31 de outubro
Local: Sala da Congregação da UFRJ, Rio de Janeiro/RJ
Entrada gratuita


Agência Digimeta