Conservatório de Tatuí leva provas de MPB/Jazz para a praça

Avaliações bimestrais de alunos de instrumento e canto são realizadas ao ar livre, no coreto da cidade, que é conhecida como “Capital da Música”

Conservatório de Tatuí leva provas de MPB/Jazz para a praça

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura do Estado – agitou a cidade nesta semana ao levar para a Praça da Matriz as provas bimestrais de seus alunos de MPB/Jazz. Cerca de 200 estudantes de instrumento e canto da escola foram convidados a se apresentar no coreto da Capital da Música, o que atraiu grande público para a praça entre os dias 23 e 27 de abril.

De acordo com a coordenadora da área, Érica Masson, a experiência tornou as provas ainda mais desafiadoras para os estudantes, pois não é nada fácil manter a concentração em um espaço aberto, com carros e pessoas transitando livremente à sua volta. Para ela, os resultados foram tão positivos que até superaram as expectativas.

“A proposta era colocar o aluno na realidade da vida profissional de músico, que é tocar em público e para todo tipo de plateia. Essa percepção de palco é totalmente diferente de estar dentro da sala de aula, com porta fechada, em silêncio absoluto e apenas o professor. Na praça, o aluno enfrenta vento, barulho, pessoas que gritam e pedem músicas diferentes do repertório – é a realidade, é o que ele vai encontrar nos bares, nos bailes, casamentos, enfim, na vida profissional”, destaca.

Segundo ela, a novidade também foi muito bem recebida pelos estudantes. “Além de gostar da experiência, muitos estão comentando que é uma oportunidade de mostrar o trabalho deles, de divulgar sua arte e seu nome artístico. Alguns foram até procurados por pessoas interessadas em contratar shows – um excelente resultado e que deve ser repetido”, acrescenta.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Provas Abertas de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí
Érica Masson, coordenação