Conservatório de Tatuí homenageia Abaçaí Cultura e Arte por seus 45 anos

Músicos fizeram um recital de clarinete histórico e cravo no dia 10 de março, na capela da Fazenda São Bernardo, município de Rafard

Conservatório de Tatuí homenageia Abaçaí Cultura e Arte por seus 45 anos

Músicos do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – fizeram um recital de clarinete histórico e cravo no dia 10 de março, para homenagear a organização social Abaçaí Cultura e Arte, que completou 45 anos. A apresentação foi realizada na capela da Fazenda São Bernardo, no município de Rafard.

O recital foi conduzido pelos músicos Pedro Persone (cravo) e Luciano Pereira (clarinete histórico), com participação de Toninho Macedo (canto) e Jackson Ricarte (viola). Pesquisadores da área de Performance Histórica, Persone e Pereira apresentaram obras escritas no século 18, como “Sonata para clarinete e baixo contínuo”, do compositor italiano Gregório Sciroli (1722-1781), e “Sonata nº 4 para clarinete e baixo contínuo”, do suíço Jean-Xavier Lefèvre (1763-1829). O programa teve ainda peças de autores franceses, como “La Pothoüin”, de Jacques Duphly (1715-1789); “La Castelmore”, de Claude-Bénigne Balbastre (1724-1799); e “Le Vertigo”, de Joseph-Nicolas-Pancrece Royer (1703-1755), entre outras.

Nova gestora do Conservatório de Tatuí, a Abaçaí Cultura e Arte foi fundada em 1973, a partir de um programa de ação cultural desenvolvido em uma escola pública da cidade de São Paulo. Enveredando, inicialmente, pelos caminhos do teatro amador, desenvolveu trabalhos voltados ao melhor aproveitamento da cultura popular e tem mantido uma atuação regular em prol da arte em suas diferentes vertentes.

O nome Abaçaí vem do Tupi (a’wa-as’i) – é um espírito que habita os ermos das florestas e convida todos a dançar, cantar e fazer festas. Usando o mito Tupi como referência, a Abaçaí Cultura e Arte desenvolve diferentes ações no Estado de São Paulo para promover a dança, a música, as festas e as tradições populares.

Performance Histórica – A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí estuda questões ligadas à “Música Antiga”, a música praticada a partir da Idade Média. Com a chegada da modernidade, muitos instrumentos desta época caíram no esquecimento e, com eles, a maioria das obras escritas no período também. Por volta de 1930, surgiu na Europa um grande interesse pelo resgate destas composições. Estudiosos de música passaram a pesquisar estas peças e as formas de interpretação da época – a performance histórica.

O Conservatório de Tatuí oferece vários cursos de instrumentos neste segmento, incluindo flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último o único curso oferecido no Brasil. Para aulas e estudos, a instituição mantém dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um clavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas. Saiba mais no site: www.conservatoriodetatui.org.br.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Recital de Clarinete Histórico, Cravo, Viola e Canto
Homenagem aos 45 anos da Abaçaí Cultura e Arte