Conservatório de Tatuí e Banda do Bonde apresentam Grupo Esparrama, com o espetáculo infantil 2por4

A peça reúne um quarteto de cordas e dois palhaços que fazem a interação entre os universos do humor e da música clássica, com duas apresentações nesta sexta-feira, dia 29, às 10h00 e às 15h00, entrada gratuita

26/03/2019

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – e a Banda do Bonde apresentam nesta semana o Grupo Esparrama, com o espetáculo infantil “2POR4”. Formado por um quarteto de cordas e dois divertidos palhaços, o grupo sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nesta sexta-feira, dia 29, em duas sessões didáticas, às 10h00 e às 15h00. A entrada é gratuita.

O espetáculo “2POR4” foi criado no final de 2012 a partir de uma parceria entre o Grupo Esparrama e a maestrina Ester Freire, que é professora do Conservatório de Tatuí. A ideia era aproximar as crianças da música clássica de uma forma lúdica e divertida, usando um repertório já conhecido, que inclui canções folclóricas e trechos de obras famosas de Mozart, Beethoven e Vivaldi. A música é tocada por um quarteto de cordas, que traz dois violinos, uma viola e um violoncelo. Na regência, os palhaços Nerdolino (Kleber Brianez) e Batatinha (Rani Guerra) que, metidos a maestros, vão armar as maiores trapalhadas. O ator Rani Guerra e o produtor Iarlei Rangel são ex-alunos do Conservatório de Tatuí.

Com este formato, o espetáculo cria um diálogo entre as linguagens cênica e musical, e envolve a plateia de forma interativa e divertida. A peça é sucesso de público e de crítica por onde passa, tendo recebido indicações da Revista Veja São Paulo, Revista Crescer e Guia da Folha, além de ter conquistado em 2015 o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem, na categoria Revelação, por sua direção.

Criado em 2012, o Gruo Esparrama tem como base de pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas. O espetáculo “2POR4” tem direção cênica de Kaber Brianez, direção musical de Ester Freire, assistência e produção de Iarlei Rangel. Os músicos são Manoela Bonina (primeiro violino), Ismael Santos (segundo violino), Eliézer Motta (viola), Erica Beatriz Navarro (violoncelo).

A iniciativa e o patrocínio são da tradicional Banda do Bonde, criada em 2002 pelo artista plástico e cenógrafo Jaime Pinheiro, professor do Conservatório de Tatuí, em parceria com Sérgio Gonçalves de Oliveira “Lagartixa” e Jorge Ribeiro, apaixonados pela boa música e pelo Carnaval.

Espetáculo “2POR4” – Grupo Esparrama
Apresentação Didática