Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos de Música Clássica

São oferecidas 202 vagas para cursos de instrumentos, regência de banda, regência de coral, canto lírico e luteria

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos de Música Clássica

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta terça-feira, dia 2 de janeiro, as inscrições para 202 novas vagas em cursos da Área de Música Clássica, que incluem Instrumentos, Regência de Banda, Regência de Coral, Canto Lírico e Luteria. Há vagas para pessoas com e sem conhecimento musical. Interessados devem ler o regulamento completo e se inscrever pela internet até o dia 19 de janeiro de 2018.

Para pessoas sem conhecimento musical, são oferecidas 67 vagas em cursos de instrumento, sendo: violino (3 vagas), viola (6), contrabaixo acústico (6), flauta transversal (1), clarinete (2), fagote (2), saxofone (3), trompa (1), trompete (2), trombone (7), eufônio (2), tuba (2), percussão sinfônica (6), piano clássico (5), harpa (1), flauta doce (6), cravo (1) e violão clássico (11).

A idade mínima é de 7 anos para violino, viola, contrabaixo, piano, harpa e violão; de 9 anos para flauta transversal, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, flauta doce e cravo; e 10 anos para percussão sinfônica.

Todos os inscritos serão convocados para uma entrevista presencial com uma banca de professores da instituição. Além da entrevista, os candidatos deverão realizar atividades e exercícios musicais simples para que seja avaliada sua percepção auditiva, memória musical e coordenação motora.

Candidatos com conhecimento musical – Para quem já toca um instrumento e quer desenvolver suas habilidades, são oferecidas 91 vagas, sendo: violino (6 vagas), viola (6), violoncelo (8), contrabaixo acústico (6), flauta transversal (2), clarinete (3), fagote (2), saxofone (7), trompa (1), trompete (3), trombone (8), eufônio (2), tuba (2), percussão sinfônica (6), piano clássico (5), Piano Aperfeiçoamento (2), cravo (2), violino/viola barroca (9) e violão clássico (11).

A idade mínima exigida é de 7 anos para piano clássico; de 9 anos para trompa e trompete; de 12 anos  para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, fagote, clarinete, saxofone, percussão sinfônica, violão clássico e cravo; de 13 anos para trombone e eufônio; de 14 anos para tuba; de 16 anos para piano/aperfeiçoamento e violino/viola barroca.

A seleção será feita em uma única fase, com teste prático frente a uma banca de professores. A peça a ser executada varia de acordo com o instrumento escolhido e a faixa etária do candidato. Para saber qual é a sua, é essencial ler o regulamento completo no site: www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Canto Lírico – O curso de Canto Lírico oferece quatro vagas, destinadas exclusivamente para pessoas que já têm conhecimento musical e com idade mínima de 18 anos. Os interessados serão submetidos a um teste prático frente a uma banca de professores. A peça a ser executada é um dos 24 vocalizes do Panofka opus 85 (em qualquer vogal) ou uma das 15 lições do método Vaccai (texto em italiano).

O candidato poderá escolher a tonalidade que melhor se adaptar à tessitura da sua voz. A peça deve ter acompanhamento de piano, teclado ou violão, podendo o acompanhamento ser executado pelo próprio candidato ou por outra pessoa.

Fundamentos de Regência – São oferecidas 15 vagas para o curso de Regência de Banda e mais 15 vagas para Regência de Coral. Interessados devem ter idade mínima de 18 anos e conhecimento musical. Os candidatos serão submetidos a um teste escrito que vai avaliar conhecimentos básicos em teoria musical, leitura musical, harmonia, história da música. Também passarão por uma entrevista com professores da instituição.

Luteria – O curso de Luteria prepara os alunos para a construção de instrumentos da Área de Cordas Sinfônicas, instrumentos de arco: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Para o ano letivo de 2018, são oferecidas 10 novas vagas. Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos. A seleção contará com teste auditivo e entrevista. O candidato também deverá fazer um teste prático: a construção de um cubo.

Inscrições, entrevistas e testes práticos – As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 19 de janeiro (até as 18h00), pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso.

Data, horário e local das entrevistas e dos testes práticos serão divulgados a partir do dia 22 de janeiro no site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e no mural da Secretaria Escolar. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo seletivo.

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.