Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos dia 12 de março

O processo seletivo deste ano será totalmente remoto, realizado por meio de vídeos e entrevistas virtuais

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos  dia 12 de março

08/03/2021

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo – abrirá inscrições para novos alunos na próxima sexta-feira, 12 de março. Em respeito ao Plano SP e aos protocolos de distanciamento social para prevenção à Covid-19, a Sustenidos Organização Social de Cultura, nova gestora da instituição, informa que o processo seletivo deste ano será integralmente realizado à distância, por meio de vídeos e entrevistas virtuais. Interessados(as) devem acompanhar o site da instituição (www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo), onde serão publicados os editais com número de vagas disponíveis, critérios de seleção e outras orientações para cada área de ensino. Todos os cursos são gratuitos: não há taxa de inscrição ou matrícula, nem mensalidades.

A Superintendência Pedagógica antecipa que, nos cursos de instrumento e canto, haverá vagas para candidatos(as) com e sem conhecimento musical. Candidatos(as) que não tenham conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores, que poderão pedir a realização de atividades musicais simples. Candidatos(as) que já tenham conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam uma peça indicada no edital, que varia conforme o curso desejado. Depois de gravado, o vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Nos cursos de Musicalização Infantil, serão abertas turmas para crianças com idades entre 4 e 6 anos. Como ocorre tradicionalmente, caso o número de inscritos(as) supere o número de vagas disponíveis, a instituição fará um sorteio das vagas entre os(as) concorrentes.

No curso de Musicalização para Educadores, a seleção será feita por meio de um questionário, que estará disponível no site, juntamente com o edital e a Ficha de Inscrição.

Na área de Artes Cênicas, candidatos(as) aos cursos de Teatro deverão produzir um vídeo em que interpretam uma das obras que serão indicadas no edital. O vídeo deve ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição. Candidatos(as) ao curso de Cenografia serão chamados para uma entrevista virtual.

A instituição esclarece que a abertura de vagas para novos alunos está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2020 e, por isso, para os cursos que não tiverem vagas disponíveis no momento, será feita uma lista de espera (cadastro de reserva) e os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão ser chamados ao longo do ano, caso surjam novas vagas nos cursos desejados.

Os editais com todos os detalhes serão publicados no site da instituição a partir do dia 12 de março. O período de inscrições vai de 12 a 21 de março, encerrando às 18h do último dia. Regulamentos e fichas de inscrição estarão disponíveis no link: www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo.

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos Alunos 2021
Inscrições: 12 a 21 de março de 2021
Link de acesso: www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo

 

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto, regência e luteria), Música Popular Brasileira, Educação Musical e Artes Cênicas. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização gestora do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/