Concerto “Música que aquece” reúne três orquestras para arrecadar agasalhos

Evento integra as ações da Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade de São Paulo e será realizado neste domingo, dia 10, às 11h00, no Teatro Procópio Ferreira

Concerto “Música que aquece” reúne três orquestras para arrecadar agasalhos

Ouvir uma boa música e ainda ajudar a quem precisa. Esta foi a proposta do concerto “Música que aquece”, realizado no dia 10 de junho pelo Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado. A apresentação reuniu três Orquestras de Cordas da escola em prol da Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade de São Paulo. Os ingressos foram trocados por agasalhos, mantas e cobertores. As peças arrecadadas serão distribuídas a famílias carentes da cidade e da região.

O primeiro grupo a ocupar o palco do Teatro Procópio Ferreira foi a Orquestra de Cordas Infantil do Conservatório de Tatuí. De acordo com a coordenadora do grupo, maestrina Celina Charlier, o repertório trouxe obras do folclore britânico e um arranjo especial da música “When you wish upon a star”, de Leigh Harline, tema do filme “Pinocchio”, de Walt Disney.

Em seguida, a Orquestra de Cordas Infantojuvenil apresentou as obras “Bourrée” e Passepied”, de Georg Philip Telemann; “Minueto” e “Gavotte”, de Georg Friedrich Händel; e “Por una cabeza”, de Carlos Gardel. Para encerrar a primeira parte do concerto, as Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil se unirão para tocar “A Bela e a Fera”, de Alan Menken, mais um tema de filme de Walt Disney.

Após um breve intervalo, quem assumiu o palco foi a Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí. O grupo apresentou “Libertango”, de Astor Piazzolla; “Rhosymedre”, de Ralph Vaughan Williams; “Jazz Pizzicato”, de Leroy Anderson; “Spain”, de Chick Correa; “Concerto para Violoncelo e Orquestra de Cordas”, de Edmundo Villani-Côrtes, com solo do violoncelista Vinícius da Cruz Silveira. Um Quinteto de Cordas da Orquestra Juvenil interpretará “Congada”, também de Villani-Côrtes. O concerto terminou com “Cinco Miniaturas Brasileiras”, do mesmo autor.

Campanha do Agasalho – A Campanha do Agasalho 2018 do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo é promovida pelo Instituto CCR e CCR SPVias, com apoio do Conservatório de Tatuí. Além da troca de ingressos por agasalhos, duas caixas de coleta de agasalhos estarão no Foyer “Mário Covas”, saguão do Teatro Procópio Ferreira, para recolher outras doações de agasalhos que o público queira trazer. De acordo com o Instituto CCR, no ano passado, a campanha arrecadou mais de 10 mil peças, entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade de 25 municípios da região.

Prática de Conjunto – O Concerto “Música que aquece” integra a programação da 2ª Mostra de Prática de Conjunto 2018 do Conservatório de Tatuí, que reúne apresentações de todos os grupos pedagógicos da escola. Sob coordenação do professor Max Ferreira, a Mostra seguiu até o dia 30 de junho, com vários concertos.

Celina Charlier – Nascida em São Paulo em 1974, iniciou seus estudos musicais em 1985 e sua carreira como flautista aos 15 anos de idade. Há 18 anos professora da New York University (NYU), a flautista, regente e arranjadora mantém intensa carreira internacional, apresentando-se e lecionando no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Itália, França, Suíça, Inglaterra, Malta, Sri Lanka, Índia e Emirados Árabes Unidos. Em 2010, foi convidada para criar e dirigir o departamento e o programa de música da primeira universidade global do mundo, a New York University Abu Dhabi (com alunos de mais de 100 países), onde foi Diretora de Performance Musical por quatro anos. Nos últimos 15 anos, foi regente titular de orquestras e corais da NYU, direcionando seu trabalho às intersecções entre música, performance e educação, acreditando sempre que amizade gera música e música gera amizade. Em abril de 2018, Celina assumiu as Orquestras de Cordas Infantil, Infantojuvenil e Juvenil do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

Concerto “Música que aquece”
Celina Charlier, coordenação
Data: 10 de junho, domingo
Local: Teatro Procópio Ferreira