XII CONCURSO INTERNO DE PIANO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ – EDIÇÃO 2017
Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto especial em São Paulo

O grupo tocou no encerramento do projeto “Fanfarras e Bandas Paulistas”, que reuniu músicos de todo o Estado no dia 1º de outubro na Avenida Paulista

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz  concerto especial em São Paulo

Grupos musicais de várias cidades do Estado se reuniram no dia 1º de outubro, em São Paulo, para a primeira edição do projeto “Fanfarras e Bandas Paulistas”. A ideia era agitar a Avenida Paulista com um grande desfile e celebrar a primavera com muita música. A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – encerrou o evento, com uma apresentação especial na altura da Alameda Rio Claro.

O desfile começou por volta das 10h00, nas imediações da Alameda Campinas e seguiu sentido Rua da Consolação, até a Alameda Rio Claro. Dez grupos desfilaram: Banda Marcial Municipal de Itanhaém “Narciso de Oliveira Filho” – BAMIT (Itanhaém), Banda Marcial do Instituto Cultural Santa Isabel (São Paulo), Marching Show Band Dom Paulo Rolim Loureiro (Guarulhos), Banda Marcial Municipal de Bocaina (Bocaina), Banda Marcial da EMEFEM Prof. Alfeu Luiz Gasparini (Ribeirão Preto), Fanfarra Interescolar de Ipaussu – FAIPA (Ipaussu), Fanfarra da Obra Social Dom Bosco (São Paulo), Banda Marcial de Morro Agudo – BAMMA (Morro Agudo), Banda Marcial Municipal de São Sebastião – BAMMUSS (São Sebastião) e Orquestra de Metais Municipal de Santa Isabel (Santa Isabel).

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebeu todas as outras na Alameda Rio Claro, onde fez um concerto especial de encerramento, sob a regência de Max Eduardo Ferreira, spalla do grupo, que é coordenado pelo maestro Dario Sotelo. Um dos pontos altos da apresentação foi com as músicas “Conga del fuego novo”, de Arturo Marquez e a peça de abertura do espetáculo “Mambos, boleros e chá-chá-chás”, que agitou a plateia sob sol forte e um dia bem bonito.

De acordo com o secretário da cultura do Estado, José Luiz Penna, a intenção é ampliar o evento para as próximas edições e levar as bandas para outras cidades do Estado. “Queremos estimular a formação de bandas e fanfarras em todo o Estado. Em bairros e cidades, a música sendo compartilhada, sentida e tocada. Vamos, neste ano, dar início ao projeto e reunir grandes fanfarras que darão um colorido especial à entrada da primavera”, afirma.

DSC_2585_1

Max Eduardo Ferreira – Formado no curso regular e no aperfeiçoamento em clarinete no Conservatório de Tatuí, concluiu o curso de graduação em clarinete em 2003, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com os professores Nivaldo Orsi e Roberto Pires. Classificou-se em primeiro lugar no processo seletivo de admissão para a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual gravou seis CDs e um DVD e foi solista sob a regência do maestro húngaro Laszlo Marosi.

Como professor de clarinete, atuou no projeto “Pró-Bandas”, no “Festival de Inverno de Campos do Jordão” realizados no núcleo Tatuí, em três edições do Curso de Férias de Tatuí, nos painéis Funarte de Bandas de Música e no programa Coreto Paulista. Escreveu e editou o “Guia Técnico do Clarinetista” em 2007. Atualmente também é professor de música da Prefeitura de Leme-SP, regente da Corporação Musical de Leme e spalla da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Dario Sotelo – Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres), aluno de Ezra Rachlin, um dos discípulos de Fritz Reiner. Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas dos cursos dos instrumentos de cordas, integrando-o às atividades de música de câmara e orquestra, em níveis equiparados. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Após dois anos em Londres (1991-1992), é convidado a assumir a regência da atual Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a estabelecer o curso de regência instrumental do Conservatório de Tatuí, áreas das quais é coordenador atualmente.

Desde 1995 coordenou a gravação de nove CDs com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O mais recente foi gravado em 2012 para celebrar os 20 anos de existência da Banda Sinfônica. Frente ao grupo, até o momento, realizou 133 estreias mundiais de obras de compositores brasileiros e 106 estreias brasileiras de compositores internacionais. Além deste grupo, é regente da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí e da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Escreveu vários espetáculos para crianças e jovens, entre eles: “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil”, “MomoPrecoce”, “Sonho de Criança”, “Stravisnky e seu ballet Petrushka” e o mais recente, apresentado em setembro deste ano, “Mambos, boleros e chá-chá-chás”, uma superprodução que contou com Banda Sinfônica, Coro de Câmara, Coro Sinfônico Jovem, Cia. de Teatro e bailarinos convidados.

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.