Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre a temporada 2020 do Projeto Música na Praça

Concerto será neste sábado, dia 14, às 11 horas, na Praça da Matriz de Tatuí, com participação do solista convidado Rafael Proença e maestro convidado Marco Almeida Júnior

12/03/2020

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – apresenta neste sábado, dia 14, às 11 horas, o concerto de abertura da Temporada 2020 do Projeto Música na Praça. Realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Conservatório, o projeto visa reforçar o título da “Capital da Música” para a cidade e leva para o coreto da Praça da Matriz os mais variados grupos culturais, com apresentações gratuitas para a população e os visitantes.

Para abrir a agenda de atrações deste ano, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí promete um repertório diversificado e animado, com músicas nacionais e internacionais. O evento conta com a participação do solista convidado Rafael Proença (trompa), sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior.

O grupo reapresentará o programa realizado na última quinta-feira. Começa com “Eaglecrest Overture” (James Barnes) e “El Cachoncho” (Oscar Navarro).  Em seguida, a Banda interpreta “André de Sapato Novo” (André V. Corrêa), “Apanhei-te, Cavaquinho” (Ernesto Nazereth) e “Frevando Sem Parar” (Hudson Nogueira), todas com solos do trompista e professor Rafael Proença. Para encerrar, o programa traz “As a Wind from the North” (Robert Sheldon) e “Mambo Jambo” (Perez Prado).

Solista

Rafael Proença vem de família musical, iniciou seus estudos aos cinco anos com o avô Francisco Pastori e o pai Valdomiro Proença. Aos 9 anos, ingressou no curso de Trompa do Conservatório de Tatuí com o professor Joel Bernardes Pereira, formando-se em 1999, com o professor Luiz Garcia Junior. É primeiro trompa e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde também atua como professor, na sede e no Polo de São José do Rio Pardo. Leciona também na Fundec (Sorocaba) e integra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, onde é primeiro trompa e coordenador de metais.

Tocou com renomados músicos, como Wagner Tiso, Toquinho, Elba Ramalho, Altamiro Carrilho, Dominguinhos, Agnaldo Rayol, Fred Mills, Roger Rocco, Dale Underwood, entre outros. Participou de 14 CDs gravados pela Orquestra do Conservatório de Tatuí. Aperfeiçoou seus estudos em trompa com Daniel Havens, Mário Rocha, Oséias Arantes, Edgar Baptista, Graziela Bortz e Luiz Garcia Junior. Em 2005, concluiu o curso de Musicalização para Educadores pelo Conservatório de Tatuí e, no mesmo ano, concluiu o curso de Psicomotricidade com a psicopedagoga Sandra Catell.

Regente convidado

Marco Almeida Júnior é bacharel em Eufônio pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí. Iniciou seus estudos aos 10 anos com o pai. Mais tarde, teve aulas com Wilson Dias e vários outros renomados professores, como Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Rafael Mendes, Fernando Deddos e Henrique Crespo. Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Atuou em diversas orquestras, como Sinfônica de Campinas, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica Municipal de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, além da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Também integrou o Sexteto Carlos Gomes, Quarteto Euphonismo e Quinteto Só Metal, entre outras atuações. É professor de Eufônio e professor responsável pela Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Concerto de Abertura da Temporada 2020 do Projeto Música na Praça