Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo

Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo

O Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo tem por finalidade desenvolver a prática de conjunto entre os alunos do curso de Flauta Transversal, atendendo assim necessidades fundamentais para boa formação de um instrumentista. Desde sua criação, em 2008, o Octeto vem se apresentando em diversas cidades da região e em eventos internos do Conservatório. Sempre leva ao público um repertório diversificado, que vai desde a música erudita tradicional, passando pela música brasileira, até chegar a obras contemporâneas, escritas especialmente para essa formação. O grupo já se apresentou em diversas instituições sociais como a AGRADEF (Associação Grupo Rio-pardense de Apoio ao Deficiente) e a CÁRITAS (Escola de Educação Especial).

Leonardo Gomes de Faria

Leonardo Gomes de Faria

Diplomado em Flauta Transversal pelo Conservatório de Tatuí – SP sob a orientação dos professores Márcia Licatti, Otávio Blóes e Edson Beltrami. Possui ainda os títulos de graduação em Música pela Universidade Vale do Rio Verde – MG e pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Paulista – SP. Atualmente, na área acadêmica, é aluno especial do programa de pós-graduação em música do Instituto de Artes da UNICAMP, na classe da professora Dra. Adriana Mendes.

Tem desenvolvido intensa atividade na área pedagógica, onde elaborou, como parte de sua tese de conclusão de curso da graduação, o “Método Elementar para a Prática e Desenvolvimento Através do Bocal da Flauta Transversal”, material inédito que auxilia no estudo da Flauta Transversal em diferentes níveis de aprendizado.

Como flautista atuou como solista à frente de diversas orquestras, destacando a atuação ao lado da harpista russa Liuba Klevtsova (OSESP), executando o Concerto para Flauta e Harpa de Mozart – K. 299. Integrou também diversos grupos do Conservatório de Tatuí, entre eles destacam-se a Banda Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Foi, durante 8 anos, chefe de naipe e flautista principal da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas – MG.

Participou de vários masterclasses orientados por grandes mestres da flauta como Antônio Carlos Carrasqueira, Renato Axelrud, Rogério Wolf, Maurício Freire, Danilo Mezzadri, Ângela Jones-Reus (EUA), Jean Noel Saghaard (França), Rafaelle Trevisani (Itália), Felix Renggli (França), Pierre-Yves Artaud (França), Michael Hässel (Alemanha), Daniela Troiani (Itália), Michel Bellavance (Suíça-Canadá), Jacques Zoon (Holanda), Jessica Dalsant (Itália), Ian Clark (Inglaterra) e Emmanuel Pahud (Suiça).

Desenvolve também intensa atividade na área da regência, onde participou de cursos e masterclasses com renomados regentes como Dario Sotelo, Cláudia Feres, Jean Reis, Pablo Del’Oca Salla (Argentina), Jorge Perez-Gomez (México-EUA) e Matthew George (EUA). Atuou e tem atuado regularmente à frente de grupos de formação como “Grupo de Cordas e Sopros do Projeto Guri – Polo Aguaí”, “Projeto Banda Escola de Espírito Santo do Pinhal – SP”, “Orquestra Sinfônica de São José do Rio Pardo – SP”, “Octeto de Flautas” e “Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo”.

Em 2012 participou como “artista convidado” do “III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra” evento realizado pelo Conservatório de Tatuí, onde dirigiu o “Octeto de Flautas”, grupo pedagógico da instituição.

Participa também como professor da Classe de Flauta Transversal em importantes festivais do cenário nacional como “Festival Música nas Montanhas” em Poços de Caldas – MG, “Festival Internacional Música no Pampa” em Bagé – RS, “Festival Internacional Música na Serra” em Lages – SC e “Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo – SP”.

Atualmente faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí – Polo de São José do Rio Pardo – SP, onde ministra aulas de flauta transversal, matérias teóricas, música de câmara e prática de conjunto, e do Conservatório Municipal de Poços de Caldas – MG, onde atua como professor de matérias teóricas, flauta transversal e é flautinista da Banda Sinfônica da instituição, além de desenvolver sólido trabalho como camerista nas mais diversas formações.

« voltar | Topo da página ↑
Site: Agência Digimeta