Comunicados

Orientações para inscrição em Disciplinas Optativas de Música Erudita, Música Popular e Artes Cênicas


Caros(as) Alunos(as),

 

Neste ano, o Conservatório de Tatuí oferece algumas disciplinas optativas, como uma ampliação, caso haja interesse e disponibilidade, das práticas pedagógicas oferecidas no curso regular.

Antes de preencher o formulário, confirme em qual ciclo você se encontra. Caso não saiba, consulte seu(sua) professor(a) ou veja no Regimento Escolar, disponível no site do Conservatório de Tatuí (https://bit.ly/3KtoOuX). Verifique os horários das disciplinas e veja sua disponibilidade. Algumas oficinas serão oferecidas de forma presencial.  As disciplinas presenciais serão somente oferecidas na SEDE (Tatuí).

Gostaríamos de esclarecer que há um limite de alunos(as) diferente para cada disciplina, e que os(as) alunos(as) serão selecionados(as) por ordem de inscrição.

As inscrições para as disciplinas Optativas podem ser realizadas de 24/03 a 03/04, por meio do preenchimento de formulários nos links abaixo, indicados ao final da descrição de cada curso.

 

 

  • Para os(as) alunos(as) do Ciclo Inicial Adolescente/Adulto e Ciclo Básico, da área de Música Erudita, da SEDE, será oferecida a disciplina optativa:
    PROCESSOS CRIATIVOS – IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO
    Data/Horário
    : segunda-feira, das 13h às 14h20
    Local: Setor de Pianos – sala 12
    Professor: Léo Ferrarini
    Número de vagas: 15 vagas
    Descrição do curso: O curso oferece um laboratório de performance e criação musicais, com a prática de conceitos relacionados à música contemporânea. Propõe a exploração da música de formas não convencionais, como improvisação livre, o uso de notações alternativas, música eletroacústica, entre outros.
    Para inscrever-se basta clicar no link abaixo e preencher o formulário:
    https://forms.gle/whN5YWohYJ3egYTL7

 

 

  • Para os(as) alunos(as) do Ciclo Intermediário, das áreas de Música Erudita (Sede e Polo São José do Rio Pardo) e Artes Cênicas, será oferecida a disciplina optativa:
    HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
    Data/Horários:
    segunda-feira, das 20h20 às 21h40, e terça-feira, das 16h20 às 17h40
    Local: Disciplina oferecida na plataforma Teams – sala virtual
    Professora: Lígia Conti
    Número de vagas: 25 vagas por turma
    Descrição do curso: A disciplina optativa de História da Música Popular Brasileira tem como proposta promover a escuta e a apreciação contextualizada da música popular brasileira, bem como incentivar a reflexão e a compreensão dos seus processos de criação, recepção e circulação. Parte-se aqui de uma perspectiva que busca enfatizar e redimensionar nossa memória histórica musical ao destacar os conflitos e tensões sociais e raciais que permeiam esse campo de disputas.
    Para inscrever-se basta clicar no link abaixo e preencher o formulário:
    https://forms.gle/vTcAm5wNg548b6yW6

 

 

  • Para os(as) alunos(as) do Ciclo Avançado, das áreas de Música Erudita, Música Popular (MBP/Jazz, Choro e Música Raiz) e Artes Cênicas será oferecida a disciplina optativa:
    PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CARREIRA
    Data/Horários:
    terça-feira, das 8h às 9h20, das 9h30 às 10h50, das 13h às 14h20, das 14h30 às 15h50
    Local: Disciplina oferecida na plataforma Teams – sala virtual
    Professor: Marcos Santos
    Número de vagas: 16 vagas por turma
    Descrição do curso: Curso voltado para estudantes de música e artes cênicas que desejam se profissionalizar, fazer seu próprio dinheiro, gerenciar suas carreiras e seus projetos. O objetivo é desenvolver habilidades na elaboração de contratos de trabalho, escrita de projetos e de currículo profissional, treino para entrevistas, planejamento financeiro, produção de recitais, arrecadação de fundos, planejamento de marketing social e desenvolvimento de ações em comunidade.
    Para inscrever-se basta clicar no link abaixo e preencher o formulário:
    https://forms.gle/Cd4NwotchkeFggPe7

 

 

  • Para os(as) alunos(as) do último ano do Ciclo Básico, da área de Música Erudita (Sede e Polo São José do Rio Pardo), será oferecida a disciplina optativa:
    CULTURA MUSICAL
    Data/Horário
    : terça-feira, das 18h às 19h20
    Local: Disciplina oferecida na plataforma Teams- sala virtual
    Professor: Marcus Held
    Número de vagas: 25 vagas
    Descrição do curso: É popular ou erudito? É antigo ou moderno? É simples ou complexo? Pode parecer que não, mas muito de nossa escuta musical está permeada de conceitos preestabelecidos. Isso, além não valorizar muitas músicas de culturas dispersas ao redor do globo, limita nossas possibilidades de encantamento com essa arte profundamente humana que é a Música. Nesse curso, escutaremos e observaremos as produções musicais de diversas culturas, regiões, épocas e finalidades.
    Para inscrever-se basta clicar no link abaixo e preencher o formulário:
    https://forms.gle/Lf8EYSeSdBdGDrJf6

 

 

  • Para os(as) alunos(as) maiores de 18 anos, das áreas de Música Erudita (Sede) Música Popular (MPB/Jazz, Choro e Música Raiz) e Artes Cênicas, será oferecida a disciplina optativa:
    PERFORMANCE DE PALCO
    Horários: quarta-feira, das 9h às 12h
    Local: Setor de Artes Cênicas
    Professoras:
    Dalila Ribeiro e Míriam Braga
    Número de vagas: 20 vagas, sendo 10 vagas para estudantes de Música e 10 vagas para estudantes de Artes Cênicas
    Descrição do curso: o curso busca diminuir a distância entre palco e plateia por meio de jogos teatrais e musicais. Paralelamente, busca-se desenvolver foco, atenção plena, relações interpessoais, reconhecimento de papéis e responsabilidades no grupo, controle emocional e de estresse, cumplicidade, escuta participativa, liderança, individualidade, colaboração e várias outras habilidades envolvidas na performance de palco. Também serão realizados estudo e criação de roteiros, criações coletivas, contação de histórias, piadas, mímicas, poesia, percussão corporal, apreciação musical, improvisos, noções de circo, noções de iluminação, uso de máscaras e adereços, captação de imagens e produção de vídeos, entre outros.
    Para inscrever-se basta clicar no link abaixo e preencher o formulário:
    https://forms.gle/m1BaFFacwqZxUEdr7

 

 

Após o término das inscrições, a lista dos(as) primeiros(as) inscritos(as) de cada disciplina optativa será divulgada no site do Conservatório de Tatuí, no Espaço do(a) Aluno(a), no dia 7 de abril.

 

 

Atenção para o início das aulas das disciplinas optativas: 11 de abril/2022

 

 

Dúvidas devem ser encaminhadas à Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
Telefone: (15) 3205-8443 / (15) 3205-8447 / (15) 3205-8448

 

 

 

Tatuí, 24 de março de 2022.
Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí