Comunicados

27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro de São Paulo – INSCRIÇÕES ABERTAS

27º FETESP
FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Mostra Estudantil de Artes Cênicas
Ano 2022


REGULAMENTO
CHAMADO PARA INSCRIÇÕES

 

REALIZAÇÃO: CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
De 22 a 31 de julho de 2022

 

1. Sobre o Festival:

Sua história começa em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida. O Festival detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí. Em 1982, o Conservatório de Tatuí passa a ser dirigido, por um breve tempo, pelo maestro Hans Joachim Koellreutter, depois substituído pelo maestro Antonio Carlos Neves Campos. Nesse mesmo ano, o FESTIVAL passa a ser de âmbito estadual e é oficializado pelo Decreto número 18.434/82.

O 27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo é um evento cultural realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

Esta edição de 2022 buscará integrar grupos estudantis e profissionais em uma programação intensa, que contará com criações em processo, espetáculos em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficinas, master classes e apresentações de espetáculos, performances e intervenções. As linguagens cênica e musical permearão as atividades, colocando em diálogo as duas linhas pedagógicas do Conservatório de Tatuí e promovendo uma troca estética entre grupos amadores e profissionais de diversas regiões do estado de São Paulo.

O Festival integrará as seguintes atividades:

  • Oficinas formativas e residência artística
  • Mostra Estudantil de Artes Cênicas
  • Apresentação de espetáculos de grupos/artistas convidados(as)
  • Apreciação crítica
  • Oficina e estágio remunerado em produção cênica

 

  

2. Das condições de participação e inscrição:

Poderão participar do Festival todas as Escolas Federais, Estaduais, Municipais e Particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no Estado de São Paulo.

As inscrições para o 27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo são gratuitas e deverão ser feitas no período de 10 de maio a 10 de junho, até as 23h59 da data limite, por meio do endereço eletrônico: fetesp@conservatoriodetatui.org.br.

Todos os itens dos requisitos para inscrição deste Regulamento deverão constar na proposta inscrita, sob pena de desclassificação da proposta.

Os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), mais alimentação e estadia por cinco dias. As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo.

Os grupos selecionados deverão estar na cidade de Tatuí e encaminhar-se ao Teatro Procópio Ferreira cinco horas antes da apresentação, para montagem do cenário, ajustes de iluminação e ensaio geral.

 

Serão responsabilidades do Conservatório de Tatuí:

  • Todas as despesas de organização do evento;
  • Preparação da documentação, programas e divulgação geral do evento;
  • Recepção e orientação, com auxiliares, para atendimento dos grupos participantes;
  • Despesas de hospedagem e alimentação durante cinco dias no Festival;

 

Serão responsabilidades dos(as) artistas selecionados(as):

  • Transporte de todos os integrantes do grupo e do material cenográfico;
  • Despesas com direitos autorais (SBAT);
  • Cumprir rigorosamente todas as determinações da equipe técnica do Conservatório de Tatuí quanto à utilização dos equipamentos do Teatro Procópio Ferreira, bem como acatar outras determinações da direção do 27º FETESP;
  • Enviar nomes e endereços completos e corretos dos(as) integrantes que representarão o grupo durante todo o transcorrer do Festival, para a confecção de crachás;

 

 

3. Requisitos para inscrição: 

  • Ficha de inscrição completa;
  • Comprovar vínculo com sua instituição de origem. No caso de haver participantes sem vínculo com as instituições, seu número deverá ser menor que o de alunos(as), justificando sua participação como convidados(as);
  • Histórico do grupo;
  • Release do espetáculo com o tema da peça e demais informações;
  • Link com tempo mínimo de 15 minutos da apresentação gravada;
  • Rider técnico e demais necessidades;
  • Relação completa dos(as) integrantes, com cópia de RG e CPF;
  • Autorização da SBAT ou do(a) autor(a), com relação aos textos utilizados, assim como autorização do ECAD, com relação a músicas utilizadas em cena;
  • Envio de pelo menos 03 (três) fotos do espetáculo em alta resolução.

 

Observações:

–  Todo material deverá ser enviado até o dia 10 de junho de 2022 ao Conservatório de Tatuí, pelo e-mail: fetesp@conservatoriodetatui.org.br.

– A inscrição incompleta acarretará a automática desclassificação do grupo.

 

 

 4. Da seleção:

A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão designada pela Gerência Artística e Pedagógica de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, envolvendo professores(as) e convidados(as) especialistas na Área de Artes Cênicas. Serão selecionadas até 12 (doze) propostas, entre espetáculos, criações em processo (trabalhos não concluídos), experiências em vídeo (peça filme, vídeo teatro etc.), performances, intervenções artísticas.

Serão critérios de seleção das propostas:

  1. Consistência artística e pedagógica do projeto;
  2. Capacidade de execução técnica do projeto;
  3. Relevância do tema e inovação;
  4. Disponibilidade nas datas do Festival.

 

5. Calendário:

O Festival será realizado de 22 a 31 de julho de 2022, conforme calendário abaixo:

  • Inscrições: de 10 de maio a 10 de junho de 2022;
  • Seleção dos espetáculos: de 11 a 21 de junho;
  • Divulgação da seleção: 22 de junho;
  • Abertura oficial do 27º FETESP no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí – 22 de julho
  • Cerimônia de encerramento no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí – 31 de julho

 

 

6. Das disposições finais:

Uma vez formalizada a inscrição, o grupo participante concorda em ceder os direitos de uso e veiculação de sua imagem e conexos de seu espetáculo, permitindo ao Conservatório de Tatuí, à Sustenidos Organização Social de Cultura e seus entidades parceiras utilizá-los gratuita e exclusivamente para a promoção, divulgação e ações institucionais do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e outras que entender pertinentes, atreladas ao Conservatório de Tatuí.

Serão automaticamente desclassificadas as propostas que não cumpram com qualquer item deste Regulamento ou que contenham discurso LGBTQIA+ fóbico, racista, sexista, discurso de ódio ou apologia à violência.

Será automaticamente desclassificado do Festival o espetáculo/grupo que não se apresentar no dia e horário estabelecidos.

Os casos omissos neste Regulamento serão deliberados pela Direção do Conservatório de Tatuí, juntamente com a Coordenação Geral do 27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo.

 

Tatuí, 10 de maio de 2022.

Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí

.


REGULAMENTO - 27º FETESP - Festival Estudantil de Teatro de São Paulo27º FETESP- Anexo 1 - Ficha de Inscrição27º FETESP - Anexo 2 - Autorização de Uso de Imagem e Som