• Flickr Governo de São Paulo
  • /governosp

1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha – INSCRIÇÕES ABERTAS

Atualização – inscrições prorrogadas – CLIQUE AQUI

Sustenidos lança concurso para selecionar solistas pretos(as),
pardos (as) e indígenas

Iniciativa inédita visa contribuir para uma maior diversidade no cenário do canto lírico no país; inscrições para o 1º Concurso Joaquina Lapinha do Conservatório de Tatuí vão até 21 de outubro

O Conservatório Dramático Musical de Tatuí, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina e gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, por intermédio de Contrato de Gestão  com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia que estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha. Poderão se inscrever cantores (as) líricos (as) pretos (as), pardos (as) e indígenas, residentes no Brasil e que tenham idade entre 18 e 45 anos, nas categorias voz feminina e voz masculina. O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 20 mil e o segundo lugar de cada categoria receberá R$ 15 mil, além do prêmio de R$ 10 mil para a categoria Jovem Solista, concedido a cantor ou cantora de até 25 anos. Outra grande oportunidade para todos(as) os (as) inscritos(as) será o acesso gratuito para participar de formação online sobre orientação de carreira, que está previsto para o primeiro quadrimestre de 2023. Trata-se da maior premiação deste segmento no Brasil.

O concurso prevê, ainda, que os primeiros colocados de cada categoria integrarão o elenco de solistas da Temporada Lírica 2023 do Theatro Municipal de São Paulo. Já os(as) segundos(as) colocados(as) e o ganhador (a) da categoria Jovem Solista se apresentarão na Temporada 2023 do Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. Os(as) interessados(as) têm até 21 de outubro para se inscreverem no site do Conservatório de Tatuí. Os(as) ganhadores(as) de todas as categorias participarão do Recital de Premiação, acompanhados por uma Orquestra, no dia 19 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.

O 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha acontecerá em três fases: eliminatória (online), semifinal e final (presenciais, no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí-SP). O júri será formado por cantores(as), diretores(as) artísticos(as) e professores(as) já renomados no meio musical. As orientações e a ficha de inscrição estão indicadas no edital (Clique aqui).

O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal (Lisboa). “Esta ação afirmativa promovida pela Sustenidos tem o intuito de contribuir para que a cena lírica brasileira se torne, de fato, mais diversa. A formação para este tipo de profissional é muito cara, já que, além das aulas de canto propriamente ditas, envolve o aprendizado de diferentes idiomas, aulas de prosódia, acompanhamento fonoaudiológico e aulas de interpretação, entre outros. Isso já faz com que muitos aspirantes à carreira tenham que desistir por motivos financeiros. Além disso, durante séculos, foi fomentada a tradição de que grandes personagens fossem interpretados(as) por artistas brancos(as), o que provocou apagamentos cruéis de grandes cantores(as) pretos e pretas, e possivelmente de indígenas. O valor expressivo do prêmio pode ser determinante para que jovens cantores(as) deem novo impulso e visibilidade a suas carreiras. As instituições culturais não podem mais ser coniventes com uma situação de tamanha desigualdade em pleno século XXI, o que vemos sobre o palco tem que refletir a diversidade da população brasileira”, afirma a Diretora Executiva da Sustenidos, Alessandra Costa.

Joaquina Lapinha foi reconhecida no cenário artístico luso-brasileiro como cantora, entre fins do século XVIII e início do XIX. A artista começou a atuar no Rio de Janeiro, embora tenha nascido em Minas Gerais, conforme registro de 1859 do jornal O Espelho. A artista se apresentou em várias cidades portuguesas no período de 1791 a 1805 e, apesar da carreira internacional, alguns autores apontam que, por ter a pele negra, a atriz precisou recorrer a cosméticos para clarear a pele nas apresentações na Europa.

A cantora foi tema do livro Negras líricas: duas intérpretes brasileiras na música de concerto (Sete lagoas, 2008), do pesquisador e músico Sérgio Bittencourt-Sampaio e foi citada em O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis (1956), do cronista Luís Edmundo, como aquela que ficava “pisando como ninguém em tablas (palco)”, além de ser enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, no carnaval de 2014.

Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha
Prazo de inscrição: 28 de setembro a 21 de outubro de 2022
Quem pode participar: cantores(as) líricos(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas, brasileiros(as), residentes no Brasil, entre 18 e 45 anos de idade.
Acesse o Edital: bit.ly/EditalJoaquinaLapinha
Onde se inscrever: no site bit.ly/ConcursoJoaquinaLapinha, a partir de 28 de setembro.

Etapa Semifinal: 12 de novembro de 2022, sábado
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Etapa Final: 13 de novembro de 2022, domingo
Horário: 10h30h às 13h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Recital de premiação: 19 de dezembro de 2022
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos, s/n, Centro, São Paulo

Agradecemos ao patrocinador do Conservatório de Tatuí que apoia essa iniciativa via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira:
Nubank

Tatuí, 28 de setembro de 2022.

ACESSE AQUI O EDITAL - 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha