II Encontro Internacional
de Madeiras de Orquestra

8 a 11 de abril de 2010

LISTA DE APROVADOS
PARA O ALOJAMENTO


Aline Parreiras Gonçalves
Andrezza Bereczki dos Santos
Ariane Rovesse de Alencar Freitas
Camila Vieira de Almeida
Celiane Cristina Pelusch
Dayane de Campos Brito
Denise de Campos Alcantara
Diego de Brito Nascimento
Diogo de Azevedo Lozza
Eduardo Quintao Vieira Junior
Evandro Alves Pinheiro Machado
Federico Sardi
Fernanda Cristine Carvalho Reis
Geysa Furlanetti de Sousa
Gilonita Dias Pedroso
Giselle Sanches de Almeida
Henrique Poppinger Resch
Ivan Ferreira do Nascimento
Jessica Maria da Conceição Cavalcante
Joanna Barbosa
João Paulo Mosman de Souza
Jonas Vieira Ribeiro Filho
Julio José de Oliveira Neto
Leandro Borges Viginotti
Leandro Candido de Oliveira
Leonardo do Nascimento Duarte Camargo
Leonardo Gomes de Faria
Lilian Carla Barbosa
Marcos Vinicius Almeida
Marcos Vinicius Taveira
Maria Alice de Almeida Massoca
Maria Emilia Silva Dutra
Marina Ulian da Silva
Matheus Araújo Barroso do Amaral
Mirella Moreira Gomes
Murilo Guisso Busso
Natália Bueno de Oliveira
Paola Fernanda Barth
Patricia Cristina Alonso
Patrícia Silva Rodrigues
Paula Roberta Andrade Pires
Rafael Ribeiro Ferreira
Rafaela Correa
Raquel Rojas
Robson Tavares
Rúbia Vieira de Moraes dos Santos
Tatiane Aparecida de Freitas
Thais da Silva Natal
Thais Marques de Souza Gonzaga
Thiago Paleari Moreno
Tiago Carvalho e Silva
Wesley Alexandre Martins de Oliveira

 

- O candidato menor de idade selecionado para o alojamento, conforme lista publicada, deverá encaminhar pessoalmente à produção ou para o endereço Rua São Bento, 415 - centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820, com a máxima urgência, autorização por escrito do pai ou responsável, com firma reconhecida em cartório.
- O alojamento dispõe de 08 camas em cada quarto, devendo os candidatos trazer roupa de cama e banho, travesseiro e artigos para higiene pessoal.
- O aluno contemplado com a vaga deverá confirmar sua estada no alojamento durante o II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra por meio do e-mail claudia.nunes@conservatoriodetatui.org.br ou telefone (15) 3205-8435, até o dia 05 de abril de 2010, informando data e horário aproximado de chegada ao Conservatório de Tatuí.
- A Organização do II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra e o Conservatório de Tatuí não se responsabilizará por quaisquer imprevistos que impossibilitem a chegada dos senhores alunos nos horários e datas acima descritos.
Durante o Encontro será disponibilizado transporte gratuito, conforme itinerário abaixo descrito:


Dia 08/04
17H00 – Traslado: Conservatório – Alojamento
19H00 – Traslado: Alojamento - Conservatório
22H15 – Traslado: Conservatório - Alojamento

Dia 09/04
08H00 – Traslado: Alojamento - Conservatório
22H15 – Traslado: Conservatório - Alojamento

Dia 10/04
08H00 – Traslado: Alojamento - Conservatório
22H15 – Traslado: Conservatório - Alojamento

 

Dia 11/04
08H00 – Traslado: Alojamento - Conservatório
22H15 – Traslado: Conservatório - Alojamento

 

Opção de linha paga - tarifa R$1,80


Linha Santista: sai da rodoviária para o alojamento de 5 em 5 minutos, iniciando às 6:15hs da manhã, com último horário às 21:40hs
Linha Santista: sai do alojamento para a rodoviária de 1 em 1 hora (aproximadamente), com último horário às 22h20

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

 

Quinta-feira – 08/04 – 20h30

Concerto de Abertura

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Quinteto Acadêmico Brasileiro

Ovanir Buosi, clarineta

Wagner Polistchuk, regente convidado

 

Sexta-feira - 09/04 – 20h30

Recital

Arnaldo de Felice, oboé

Joel Gisiger, oboé

Magnus Nilsson, fagote

 

Sábado – 10/04 – 20h30

Recital

Jacques Zoon, flauta

Iseut Chuat, violoncelo

 

Domingo – 11/04 – 20h30

Concerto de Encerramento

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Jessica Dalsant, flauta

Fábio Cury, fagote

Edson Beltrami, regente convidado   

 

 

PROFESSORES CONVIDADOS

JACQUES ZOON - (franÇa) - Flauta Transversal

Estudou no Conservatório Sweelinck, em Amsterdam, com Koos Verheul e Harrie Starreveld e, posteriormente, no Canadá, no Centro de Artes Bannf com Geoffrey Gilbert. Integrou a Orquestra Jovem Holandesa e, mais tarde, a Orquestra Jovem da Comunidade Européia, sob regência de maestros como Abbado e Bernstein.

Tem sido flautista solo em Amsterdam e na Orquestra Filarmônica The Haghue. De 1988 a 1994, atuou na Royal Concertgebouw Orchestra, frente à qual atuou como solista em concertos de Mozart, Jolivet, Martin e Gubaidulina. Também foi flautista solo da Orquestra de Câmara da Europa, de 1989 a 1997. Por várias ocasiões, apresentou-se como o principal flautista da Orquestra Filarmônica de Berlim, sob regência de Claudio Abbado, em turnês por Roma e Viena, nos Estados Unidos e durante o Festival de Salzburg. Em 1997, foi indicado como o flautista principal da Orquestra Sinfônica de Boston. Aparece como solista em várias renomadas orquestras, apresenta-se em recitais e participa de festivais por todo o mundo. Em maio de 2002, apresentou os Concertos de Mozart para Flauta com a Orquestra Barroca de Boston, utilizando uma flauta clássica, que foi sua estreia oficial em instrumentos de época e, também, aceita com grande louvor. Dois anos depois, gravou ambos os concertos, para o selo Telarc.
Em 1998 foi chamado de "músico do ano” pelo jornal The Boston Globe. Em 1981, juntamente com o pianista Brackman, foi o segundo colocado no Concurso “Willem Pijper” competition. Em 1987, foi-lhe atribuído o “Prêmio Especial do Júri” no concurso de Jean-Pierre Rampal, em Paris. No concurso de Scheveningen, em 1988, ele não apenas conquistou o terceiro prêmio mas, também, um prêmio especial por uma composição contemporânea.

Como solista e camerista, fez várias gravações para os selos Philips, Decca, DG, Vanguard Classics, Koch-Schwann, Pony Canyon, NM-Classics e Boston Records. Em 1997, recebeu, juntamente com o pianista Bernd Brackman, o “Prêmio Edison” por sua gravação de repertório holandês contemporâneo para Flauta e Piano.

Seu interesse ativo na flauta também engloba aspectos técnicos para melhorar o instrumento. Representando a flauta construída em madeira, ele é parcialmente responsável pelo notável retorno de sua utilização tanto em solos como em orquestras.

De 1988 a 1994 foi professor no Conservatório de Rotterdam e, de 1994 a 1997, na Universidade de Indiana. De 1997 a 2001 lecionou na Universidade de Boston e no Conservatório de New England. Tornou-se, então, professor de flauta na Escola Superior de Hanns Eisler, em Berlim, na Alemanha, mas mudou-se para Genebra em setembro de 2002, onde agora é professor de flauta no Conservatório. Recentemente ele foi nomeado professor de flauta e música de câmara na Escola de Música Reina Sofia, em Madri.

Desde 2004 ele é o principal flautista da Mozart Orchestra e da Lucerne Festival Orchestra - ambas regidas por Claudio Abbado – e da Saito Kinen Festival Orchestra, regida por Seiji Ozawa.

 

JESSICA DALSANT - (ItÁlia/Brasil) - Flauta Transversal

Nascida em Trento (Itália) em 1972, formou-se pelo Conservatório de sua cidade em 1990. Aperfeiçoou-se com Giampaolo Pretto (solista da  Orquestra Sinfônica Nacional da RAI, Quinteto Bibiena), Jànos  Bàlint (Orquestra Nacional Ungara, solista) e Glauco Cambursano (ex-solista do Teatro Alla Scala). Participou de masterclasses com Aurèle  Nicolet, Emmanuel Pahud e Jacques Zoon.

Iniciou as atividades orquestrais em 1993 com a Orquestra Jovem  Italiana, tendo prosseguido como primeira flauta em orquestras como a Filarmônica Toscanini (L. Maazel), nos teatros da Opera (Roma), La Fenice (Veneza), Regio e OSER (Parma), Régio (Turim) e na Haydn Orchester (Bolzano). Na temporada 2003/2004, foi assistente principal da Orquestra Sinfônica da Galícia (Espanha) e  começou a colaborar com a Orquestra Sinfônica de Tenerife.

Foi premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, em formações de câmara e como solista. Entre eles, destacam-se o Prix de la Fondation Sorato e o convite oficial para um estágio na Academie de Villecroze, com Emmanuel Pahud, recebidos no Concurso Internacional de Genebra, em 2001.

Gravou em 1997 um CD para a revista musical Amadeus - Le Carneval des Animaux – e, em 2004, como solista no Il Flauto Notturno, dedicado à Riccardo Zandonai.

 

Arnaldo de Felice - (ItÁlia) - OboÉ

Oboísta e compositor, nascido em Florença, em 1965.  Iniciou seus estudos de oboé aos 13 anos de idade com Harold Gomberg, principal oboísta da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque e apresentou-se em seu primeiro recital solo dois anos depois.
Em 1984, tornou-se o primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica "Arturo Toscanini" em Parma, Itália, cargo que ocupa até os dias de hoje. Também atua como convidado especial da Orquestra de Câmara da Comunidade Européia.
Obteve seu diploma com menção honrosa no Conservatório G. B. Martini em Bologna, em 1986, e continuou, depois da graduação, a estudar com Lothar Koch, no “Mozarteum”, em Salzburg. A partir de novembro de 1986, ele passou a ocupar cargos de ensino em vários conservatórios italianos de música. Desde 1989 é professor de oboé no Conservatório de Música "C. Monteverdi", em Bolzano.
Como solista, apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no Golden Hall de Vienna Musikverein, no Tonhalle Zürich, no Teatro Estadual de Nuremberg e Teatro Farnese em Parma, entre outros. Os parceiros de Arnaldo de Felice em atividades de música de câmara incluem nomes como os de Enrique Mazzola, Ingolf Turban, Kolja Lessing, Kurt Widmer, Conrad Steinmann, Anna Kravtchenko, Yves Savary, Wen-Sinn Yang, Stefano Canuti, Andrea Silvestrelli, Sabina von Walther e  Magnus Nillson.
Com trabalhos gravados pela ORF (Radio Austríaca), RAI (Rádio Italiana), SDR2 (Rádio Suíça) e Rádio Bélgica, foi membro de concurso internacionais como “Young Musical Talents 2000” em Sofia (Bulgária) e o Primeiro “Audi-Mozart I Fiati di Mozart”, em Rovereto.
De Felice ministrou master classes em Beijing (Conservatório Central) em Sofia (Universidade de Música) e na Universidade de Música em Castellon, na Espanha. Também estudou composição com Roland Moser na Academia de Música de " City of Basel”, na Suécia. Em julho de 2001, recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional “Teatro Minimo”, do Bavarian State Opera House Munich e do Opera House Zurich (entre os membros do júri estavam Sir Peter Jonas, Luciano Berio e Manfred Trojan) com sua Ópera de Câmara (Ópera Lírica de Câmara) “Akumu”.

Compôs, entre outras obras, “MaChiko” para flauta solo (1996), “Bellarmin” para Oboé e Piano, “Medusa” para Oboé solo, que estrearam em diferentes pontos do mundo.

 

JOEL GISIGER (Brasil) - OboÉ

Iniciou seus estudos de oboé em 1983 na Escola Municipal de Música de São Paulo com o professor Benito Sanches. Em 1989 recebeu por concurso uma bolsa de estudos pela Fundação Vitae para a Academia da Filarmônica de Berlim - Fundação Karajan, passando a ter aulas com o lendário Lothar Koch, e tocando ao seu lado na Orquestra Filarmônica de Berlim. Na Alemanha, apresentou-se na Série de Câmara do Castelo de Charlottenburg e em Quinteto de Sopros nas cidades de Munique e Stuttgart.

De volta ao Brasil, foi convidado a atuar como primeiro oboé nas principais orquestras do país. Paralelamente, desenvolve sua carreira de professor ministrando aulas na Escola Municipal de Música de São Paulo e no Instituto Baccarelli, além de ter participado dos corpos docentes da Universidade Livre de Música e dos Festivais de Música de Poços de Caldas, Campos do Jordão, Brasília e Londrina. 
Tem se apresentado como solista em diversas orquestras, destacando-se, dentre muitas, a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Bernardo, a Orquestra de Câmara São Paulo, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra do Festival Virtuosi e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - tendo, nesta última, realizado a primeira audição Latino Americana do Concerto para Oboé, de Alfred Schnittke. Recentemente, participou como Concertista da II Oferenda Musical, em São Paulo, sob coordenação do maestro Alex Klein. Atualmente, é primeiro oboé-solo da Osesp, pela qual atua desde 1988.

 

YUAN GAO (China/EUA) – Clarinete

Iniciou seus estudos na Faculdade de Música da Universidade Central de Nacionalidades, em Beijing, aos 13 anos de idade. Recebeu seu primeiro prêmio no II Concurso Nacional de Clarinete da China, quando tinha 16 anos. Um ano depois, recebeu o prêmio máximo no Concurso Internacional de Música, na Jeunesses Musicales, na Romênia. Esse prêmio foi transmitido pela CCTV (Central de Televisão Chinesa) e o governo da China também inseriu seu nome nos registros de história da música do país. Em 2003, estudou em Viena, Bélgica e Paris com Peter Schmidl (principal clarinetista da Filarmônica de Viena), Eddy Vanoosthuyse (principal clarinetista da Orquestra da Rádio Nacional Flemish) no Conservatório Real de Música em Gent, e Michel Lethiec (professor do Conservatório de Paris), respectivamente.
Desde 2005 reside nos Estados Unidos, onde apresenta-se como principal clarinetista da Orquestra Sinfônica de Newton, tendo se apresentado no Lincoln Center (Avery Fisher Hall). Também apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Brockton e com a Filarmônica de Boston, sob regência de Benjamin Zander. Em 2006, seu trio, denominado Diamante, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música de Câmara (patrocinado pela Fundação de Música de Câmara da Nova Inglaterra) e apresentou-se no Carnegie Hall. Em 2007, voltou a vencer o primeiro prêmio no “The Harold Wright Clarinet Merit Award”, patrocinado pela Sociedade de Madeiras de Boston.
É fundador e designer da Coleção Musical “GAO´s Royal” (Clarinete Bells & Barrels), nos Estados Unidos, desde 2007. Também é artista-representante da Rossi Clarinet, da China.

 

OVANIR BUOSI (Brasil) - Clarinete

Graduado pela Unesp na classe do professor Sérgio Burgani, continuou sua formação no Royal College of Music de Londres, onde estudou com o clarinetista Michael Collins. Participou de festivais como o de Inverno de Campos de Jordão e Musica Riva, na Itália; de cursos e masterclasses com Walter Boeykens, Alain Damiens e Karl Leister.

Foi premiado nos concursos Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo,  I Prêmio Weril para Instrumentistas de Sopro, Solistas da Rádio MEC e no X Prêmio Eldorado de Música.

Em Londres, integrou a Southbank Sinfonia, com a qual excursionou pela França e Itália, e trabalhou com os maestros Vladimir Askhenazy e Bernard Haitink; apresentou-se com o prestigiado London Winds, em performances no Cheltenham Festival, em turnê pela Holanda e Alemanha, em gravação para a Rádio BBC3 e no festival londrino The Proms.

Como solista atuou frente às orquestras Southbank Sinfonia, Filarmônica de Belo Horizonte, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica da Bahia e Sinfônica de Campinas.

Junto à Osesp fez as estréias brasileiras do Concertino para Clarinete e Violino de Luciano Berio e do Concerto para Clarinete do compositor americano John Corigliano, performance que lhe rendeu diversas críticas e foi escolhida como um dos destaques do ano de 2007 pela revista Concerto.

É artista convidado da Oferenda Musical-Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo, onde atua ao lado de músicos como Alex Klein, Shmuel Ashkenazy e Hansjorg Schellenberger. Fez parte do Quinteto de Sopros de Curitiba, atuou ao lado do pianista italiano Bruno Canino, Quarteto Sacconi (Londres), Quarteto Portinari e Quarteto Osesp.

Foi professor nas últimas quatro edições do Festival Internacional de Música de Santa Catarina(Femusc), e do XXI Seminário Internacional de Música de Salvador.

Atualmente ocupa a cadeira de 1o. Clarinete Solista da Osesp, é docente do Instituto Bacarelli e da Fundação Magda Tagliaferro.

 

MAGNUS NILSSON - (SuÉcia) - Fagote

Nascido em Gothenburg, Suécia. Estudou fagote com Arne Nilsson e Asger Svendsen. Aos 19 anos de idade, foi nomeado fagotista da Orquestra Sinfônica de Norrköping. Em 1985, recebeu o segundo prêmio no Concurso de Fagote IDRS, de Boulder. Depois de especializar-se com Marco Costantini (Roma) e Bernard Garfield (Filadélfia), foi nomeado como fagote principal da Orquestra Sinfônica de Helsingborg, em 1987. É um dos principais fagotistas da Suécia,membro fundador do Trio Altaïr (com o qual gravou um CD), do Quarteto de Fagotes da Suécia e do Quinteto Pollux, atuando também como um ativo solista. Vem apresentando-se em recitais na Suécia, Dinamarca, Itália, Alemanha, Áustria, Espanha, Inglaterra, Coréia do Sul, China e Grécia. Em 2006, realizou a estréia mundial do Concerto paraFfagote "Auroral Dances", composição do suéco Albert Schnelzer, frente à Filarmônica de Fort Wayne (Estados Unidos); apresentando-se ainda com a Orquestra Sinfônica de Helsingborg em 2008. Em 2007 e 2009, em Seul, foi convidado para ministrar masterclasses no ”South Korean Bassoon Summer Camp”, evento no qual também apresentou-se em recitais e como solista com o Grupo de Câmara United Bassoon. Realizou performances com a Academia ”Neue Musik Bolzano”, na Itália, em janeiro do ano passado.

 

FÁBIO CURY (Brasil) - Fagote

Graduou-se em fagote na Unicamp, em 1991, sob a orientação de Paulo Justi e, logo em seguida, na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, integrou até 1994 a classe de solistas do professor Klaus Thunemann, na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover.

Recebeu o título de Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, e cursa atualmente o Doutorado em Música na Universidade de São Paulo.

Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre eles, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover, em 1993, e recebeu, em 2000, em virtude de sua terceiro colocação, uma menção honrosa no Concurso Fernand Gillet promovido pela International Double Reed Society.

Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian e Brasil Meta Cultural. Em 2009, tendo sido premiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, registrou para o selo Clássicos o cd Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, interpretando obras inéditas à frente da Amazonas Filarmônica.

Como solista, camerista e professor tem se apresentado e lecionado constantemente em todos os mais importantes festivais brasileiros. No exterior, tem atuado de forma marcante na divulgação do repertório brasileiro, ministrando palestras, dando cursos e apresentando-se como solista e camerista em países como Argentina, Panamá, Canadá e Inglaterra.

No Brasil teve passagens como fagotista principal pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente divide seu tempo entre: a atividade pedagógica e acadêmica, como professor da Universidade de São Paulo, da Faculdade Cantareira e da Escola de Música do Estado de São Paulo; a Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da Emesp; a Orquestra Sinfônica Municipal; e a carreira de solista, apresentando-se frente aos mais prestigiados grupos sinfônicos e camerísticos nacionais. É representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.

 

 

CONVIDADOS ESPECIAIS

 

Iseut Chuat, violoncelo

Natural de Paris, apresentou-se em seu primeiro recital de violoncelo aos 10 anos de idade na Sorbonne e atuou como solista aos 11 anos. Depois de terminar seus estudos no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, mudou-se para a América do Norte em busca de novos horizontes musicais: primeiro com Aldo Parisot na Universidade de Yale, em seguida, no Centro de Artes de Banff, no Canadá, e principalmente, com Janos Starker.

Sua carreira como solista e músico de câmara levou-a a participar de grandes festivais internacionais, incluindo Kuhmo na Finlândia, Lofoten e Risor, na Noruega, Saito Kinen no Japão, Davos, Boswil e Festival de Zukunft, na Suíça, Tanglewood nos Estados Unidos e festivais franceses como Sarlat, Les Arcs, Beauvais, Dijon e Paris.

Seus parceiros de música de câmara têm sido os pianistas György Sebok, Gergely Bogany, Paulo Giacometti e Paul Lewis. Atua freqüentemente com violinistas como Ilya Gringols, Malcolm Lowe, William Preucil, Hannah Weinmeister, com o clarinetista Karl Leister, com o flautista Jacques Zoon e em duo de violoncelos com Janos Starker.

Como solista, tem se apresentado com as Orquestras Sinfônicas de Toronto, Vancouver e Calgary, no Canadá; de Colombo, Santa Fé e Nashville, nos Estados Unidos; Baator Ulaanbaatar, na Mongólia; bem como na Orquestra Sinfônica da França, Orquestra França-Picardie, Orquestra de l'Ile de France, Orquestra Léon Barzin na França e na Academia da Orquestra Mozart.

É a primeira violoncelista da Orquestra National Ballet em Amsterdam e da Orquestra Filarmônica de Boston, tendo também atuado como primeira violoncelista na Orquestra Mozart, em Bolonha. Atualmente, é integrante da Lucerne Festival Orchestra, regida por Claudio Abbado.

Seus sucessos no ensino, primeiro como assistente de Janos Starker e logo depois como titular da Universidade de Indiana, rapidamente a fez se tornar uma professora de renome no universo do violoncelo. Ela foi professora no Conservatório de New England, na Escola de Música de Longy e na Universidade de Boston.

Sempre teve a convicção de que a música é um caminho para atingir a divindade, uma unificação em si mesma entre o corpo e a alma, e o resto do mundo. A compreensão de como usar nosso corpo aplicando as leis físicas naturais observadas no universo, para permitir a música que flua através do corpo sem ser interrompida por tensões desnecessárias, tem se tornado o ponto central de sua pedagogia. Por isso, é convidada a ministrar master classes em todo o mundo e não apenas para violoncelistas, mas também violinistas, baixistas, assim como  pianistas.

Ciente do grande poder da música, ela atuado ativamente na organização de concertos beneficentes para a Anistia Internacional e outras organizações não-governamentais que trabalham pela paz.

Daniel Tamborin

Nascido em Leme (SP), começou a estudar música na Corporação Musical Maestro “Angelo Cosentino”, em sua cidade natal, com o professor Hary Bacciotti. Foi músico militar na Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea – Pirassununga e teve formação musical no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

É técnico em instrumentos musicais de sopros desde 1993, atuando no segmento de consertos e manutenção. Tem formação em ourivesaria pelo Sindicato dos Ourives do Estado de São Paulo, onde estudou ligas e modelagem em metais e suas respectivas soldas. Na área de manutenção, reformas e restaurações, estudou no Brasil com o professor-doutor Ricardo Goldemberg (Unicamp – Campinas-SP). Na Europa, se especializou em clarinete e clarinete baixo no “Centro de Formation Pavillon Michel Viot” – Buffet Crampon – Paris; saxofones pela Henri Selmer – Paris e fagotes na Schreiber – Alemanha. Mesmas fábricas onde todos os anos faz novos cursos e passa por reciclagem.
Seus mestres em Paris são: Michel Viot, Chérif Touati, Sébastien Fontaine, Martim Deutsch, Yannick Ducasse, Bernard Chocu, Emmanuel Chinot, Laurent Duchauzoy, Rosseau Ghislain e Éric Baret.

Na Alemanha, estudou na fábrica da Schreiber com Simon Freyer. Em 2009, estudou na Itália, na fábrica de saxofones Borgani.
Participa como palestrante convidado para realização de workshop e oferece sua experiência em consertos e reparos de clarinetes e saxofones nos principais festivais de música do Brasil como: Festival de Inverno de Campos do Jordão (Núcleo Tatuí), Oficina de Música de Curitiba, Curso Internacional de Verão de Brasília, I e II Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí e de todos os encontros de clarinetistas promovidos pela ABCL (Associação Brasileira de Clarinetistas).

Foi professor convidado pelo projeto Pró Bandas, realizado pelo Governo de São Paulo por meio do Conservatório de Tatuí na edição de 2007 e pelo projeto Bandas realizado pela Funarte nas edições de 2007 e 2008.
Daniel Tamborin é o único no Brasil e um dos únicos na América do Sul a possuir este tipo de formação e a integrar o quadro de estagiários dos ateliês das maiores fábricas de instrumentos musicais do mundo.

 

Quinteto AcadÊmico Brasileiro

O conjunto foi criado no início de 2005 com o objetivo de potencializar a formação profissional de seus membros por meio do levantamento e pesquisa do repertório camerístico tradicional e de vanguarda, realizando também concertos de câmara, possibilitando uma maior divulgação da música erudita junto à população. É um quinteto de sopros em sua formação mais tradicional (flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa). Idealizado por jovens músicos eruditos, é formado por Anselmo Pereira (flauta), Valquiria Porciúncula (oboé), Lindemberg Cavalcante (clarinete), Ivan Ferreira do Nascimento (fagote) e Adriana Scaglioni Lima (trompa). O quinteto vem realizando apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo, interagindo com projetos sócio-culturais em variadas situações e participando de apresentações em Festivais de Música. Em 2006 o Quinteto foi contemplado com o prêmio PAC (Programa de Ação Cultural), promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para a realização de concertos em cidades do interior do Estado de São Paulo. Em julho de 2008 foi vencedor do 3° Concurso Nacional de Jovens Cameristas Petrobrás, realizado na cidade de Londrina-PR, e neste mesmo ano foi escolhido para a programação 2008 de concertos na Caixa Cultural - São Paulo, promovido pela Caixa Econômica Federal.